O Elevador Ersatz

O Elevador Ersatz Lemony Snicket

Resenhas - Desventuras em Série: O Elevador Ersatz

Gi ð 13/08/2022

Mais um livro emocionante da saga
Com a fuga do conde Olaf no livro anterior levando os trigêmeos Quagmires, nesse livro os Baudelaires estão certos q vão encontrar seus queridos amigos e salva-los.
Dessa vez temos como tutores um casal, no qual a mulher a Sra. Squalor q tem uma boa reputação e é viciada em coisas "in", e o homem Jerome uma pessoa boa q se preocupa com os Baudelaires mas odeia discussão, assim não ajudando muito eles.
Infelizmente dessa vez o conde Olaf tem um plano mais específico q talvez supere a inteligência dos órfãos.
As últimas palavras do livro me marcou bastante.

Palavras q aprendi no livro

- idiossincrasias : palavra sofisticada para os hábitos peculiares de uma pessoa

Naiana 27/06/2022

Aquele vilão que a gente ama odiar
Sexto livro da série, O Elevador Ersatz não é muito diferente dos seus antecessores no desenrolar da trama, novos tutores, crianças sem voz ativa, conde Olaf os infernizando e fugindo ao final, mas ao mesmo tempo traz novos elementos, como a introdução de mais um vilão e a busca pelos trigêmeos Quigmire que dá um diferencial, afinal não é mais sos Baudelaire apenas tentando se salvarem, mas eles precisam salvar os amigos que se sacrificaram por eles, além do mistério de C.S.C.

Para quem assistiu a série antes, como eu, o mistério do C.S.C. nos é apresentado desde o primeiro episódio e a essa altura já estamos sabendo muito mais que no livro, entretanto não acho que o livro deva nada a série, ambos mantém o mesmo cerne de desenvolvimento, apenas com algumas discrepâncias, o que é natural em adaptações. Confesso que havia esquecido qual era a verdadeira natureza de um dos novos personagens com o conde Olaf e me surpreendi novamente quando li, e isso me deu um pouco de tristeza pois acho que teria gostado muito mais dos livros se já não tivesse uma noção dos acontecimentos antes... mas, vida que segue.

Continuo amando a leitura, e mesmo ver o Sr Poe sendo enganado todas as vezes com os disfarces ridículos do conde Olaf e as crianças sempre sem serem ouvidas pelos seus tutores e adultos em geral acabe sendo um pouco cansativo e frustrante as vezes, lembro que é um livro para crianças e a leitura rápida (causada pela minha ansiedade de devorar os livros) não ajuda muito nesse quesito.

Ah, o vilão do título da resenha não é o Olaf, tenho asco dele, mas ...

Luana 06/06/2021minha estante
aaaa eu ja vi a serie na netflix mas morro de vontade de ler od livros?

Luana 06/06/2021minha estante
os*

amanda 09/06/2021minha estante
amg, é perfeito viu. Mas, a série é bemmmmmm igualzinho. mas recomendo le simm

carol_lina.n 21/08/2022

As vezes acho que ter visto a série antes de terminar os livros foi um erro, porque os livros são tão fiéis que quando acontece uma reviravolta, eu já esperava por ela. Mas apesar disso, a forma como o lemony snicket escreve é simplesmente genial. O cara vai de um humor negro hardcore pra fazer você chorar muito rápido, ta de parabéns. A leitura é fácil, justamente por isso costumo ler os livros dessa série simultaneamente com outros livros pra que eu demore pra terminar de ler eles. Negação que fala, né?

Gabriel1610 31/12/2022

Última leitura do ano
Esse livro foi mais divertido que o livro anterior e com muito mais aventuras e desventuras. Mais uma vez, a série de livros traz personagens divertidíssimos de serem lidos e dessa vez também trouxe um pouco de pessoas fúteis. Tudo com o humor nonsense de sempre, que é a marca da série, além do sentimento de impotência que causa ao leitor, que nos faz querer continuar lendo.

Amo demais os momentos felizes que eles têm. Mesmo sendo pouquinhos, dá vontade de fazer como o escritor fala e imaginar que tudo daria certo. Às vezes eu parava um pouquinho pra absorver mais as coisas dando certo, embora aqui nunca é tão certo desde muito tempo. Foi ótimo fechar o ano com esse livro.

amanda 09/02/2021

O Elevador Ersatz
Juro eu amei, no começo os três irmão estavam meio mimadinhos, mas depois ficou incrível, fugiu um pouco da mesmice dos outros livros, esse é um pouquinho mais longo que os outros, mas vale a pena cada página!

Sobral6 09/04/2020

Um dos melhores da saga, realmente surpreende e cômico, porém trágico

JP_Felix 25/12/2020

Tão comum quanto possível
Não acho que seja um livro ruim, apesar de não trazer nada de novo individualmente em relação aos demais, mas devo dizer que me preocupa que apenas replique a mesma fórmula.

Primeiro a apresentação da nova moradia dos Baudelaire, depois o/s tutor/es e sua/s excentricidade/s, então, quando os órfãos estão quase tranquilos, Olaf aparece com um disfarce e engana todos os adultos ignorantes para só no final ser desmascarado e fugir. Por fim, algo acontece para que os Baudelaire não fiquem com o tutor atual.

Quando comecei a ler a saga e vi que os livros eram relativamente curtos, pensei que o motivo era para não ser um livro só com mais de 1000 (uma vez que a versão digital que estou lendo gira em torno de 130 páginas), mas na verdade é apenas porque as histórias são quase exatamente iguais e não funcionariam em um único livro.

Não vou condenar o livro por isso, mas se no volume seguinte não houver inovação e for apenas mais do mesmo, não vejo motivos para manter uma nota média como a dos anteriores. Em suma, se não fosse a curiosidade pelo final, diria que eu estaria menos empenhado em continuar a leitura, uma vez que ela não empolga ou inova nada.

bivecchia 27/12/2021

meio ble
igual todos os outros luvros de desventuras em série.. nada de novo sobre o sol mas ate q é legalzinho.. so da vontade de ler pq eu gostei mt da serie

Coruja 23/05/2013

No livro sexto das Desventuras em Série, os irmãos Baudelaire são mandados para viver com Jerome e Esmé Squalor, seus tios em... algum grau, numa grande cobertura nas vizinhanças da Besta (o número do prédio é 667...), na cidade em que os órfãos moravam originalmente – que nunca é mencionada pelo nome, mas isso não vem agora ao caso.

Jerome é uma pessoa razoavelmente gentil, que tenta fazer as crianças se sentirem confortáveis e bem-vindas. O problema é que ele não gosta de forma alguma de confrontos e por isso acaba sempre cedendo a sua esposa, a fútil, mas extremamente bem sucedida Esmé, que só quer saber do que está na moda.

Está na moda adotar órfãos, então é bom ter os Baudelaire por perto... até eles encrencarem com o fabuloso amigo da família, o leiloeiro Gunther, insistindo que o homem é o detestável Conde Olaf.

Há algumas respostas, alguns reencontros, nem todos felizes. Mais uma vez, os Baudelaire escapam por um triz e agora eles têm um objetivo real para além de tentar sobreviver passando de um guardião (inútil) para outro: descobrir o que é a C.S.C. e resgatar os Quagmire.

O livro tem um final agridoce e, aos poucos, a narrativa vai ganhando um tom (ainda mais) sombrio do que os primeiros volumes – há uma grande conspiração em curso, algo maior que os próprios Baudelaire e talvez o mundo não sobreviva para ver a realidade revelada.

Quem viver, verá...

(resenha originalmente publicada em www.owlsroof.blogspot.com)

Mariana 17/04/2021

Gostei!
Até agora, esses tutores foram os piores... Os Baudelaire sofreram tanto nesse livro e mesmo assim não desistem de tentar viver uma vida em paz! É inspirador

Bruno Matos 28/10/2012

"In" ou "Out"
Quando dizemos que paranoias escrevem historias geniais não estamos mentindo, este livro é o sinônimo disso! Por mim muito bom, deixa sua marca como o melhor até aqui, pois a historia começa a ficar mais enigmática, mesmo sendo um pouco previsível.

pjograce 23/06/2021

In
Esse livro, com toda certeza é muito in. Virou o meu preferido da série inteira. Espero que os próximos sejam in também.

Jacq 30/01/2021

Essa história é tão In!
Embora desde o primeiro livro eu já tenha me apaixonado pela história, está ficando cada vez melhor. Saiu da fórmula: novo tutor, plano, descobrem plano, Conde foge, mudam de novo, os três primeiros livros trouxeram, e o quarto livro que além de seguir o modelo foi sufocante de ler devido aos acontecimentos.
O quinto livro já tinha trazido um fôlego novo, e nesse foi intensificado com a aparição de Esmé Squalor e uma frase específica que a liga a mistérios que ainda não temos respostas. Será que alguém que achávamos não ter relação com os órfãos, na verdade tem? E C.S.C.? Está tudo ligado, ou são coincidências? Aliás... O que essa sigla significa?

Sim, o livro traz mais perguntas que respostas, e é impossível parar de ler. Pra mim, foi o plano mais inteligente do conde até então, que de fato bateu a inteligência e coragem dos irmãos, que não é pouca, com excelência. Normalmente ele só perde, mas vem ganhando em algo desde o colégio interno e aqui, em minha opinião, se saiu bem melhor que os órfãos apesar deles terem descoberto todo o mistério do elevador.

Triste de o medo mais uma vez os afastar de um bom tutor. Gosto muito da mensagem da importância de lermos, sermos criativos e corajosos.

Ansiosa pelo que vem!