O homem revoltado

O homem revoltado Albert Camus

Resenhas -

Roberto 21/11/2017

Estonteante
Pungente, doloroso. Necessário. Uma análise do espírito humano "revoltado", em todas as possibilidades do homem. O autor identifica os insatisfeitos, os revolucionários na poesia, literatura, filosofia, economia, política e na história. Necessária uma leitura atenta e se possível com anotações pois ele cita dezenas de pensadores e de obras.

Mario Miranda 10/06/2018

Quando a Revolta define o Homem
Atentarei minha análise tão somente ao conteúdo da obra, uma vez que a qualidade física do livro já foi ressaltada em análises anteriores: mesmo para um livro de bolso, má qualidade do livro, folhas finas e de difícil manuseio, formatação ruim das páginas. Uma pena.

O Homem Revoltado, obra filosófica de Albert Camus foi publicada em 1951, sendo a razão do rompimento intelectual entre este e Jean Paul Sartre, rompimento este retratado de maneira sublime por Simone de Beauvoir em Os Mandarins, publicado 03 anos após, onde os personagens Perron (Camus) e Dubreilh (Sartre) rompem uma amizade a medida que este tem a necessidade que aquele adira cada vez mais aos ideais socialistas e de defesa da URSS.

A obra realiza uma análise histórica, social, política, filosófica e artística com base na "Revolta", conceito que exprime a mensagem que um homem quer transmitir quando ele define algo como "inaceitável" para sua situação existencial.

Talvez o capítulo mais relevante seja o que o autor aborda a "Revolta Existencial", momento em que o homem exprime sua insatisfação com o Criador enquanto Criado, é o seu "não" contra sua situação e inserção no mundo. Não é a sua negação contra a entidade metafísica, mas sobretudo sua negação enquanto submisso as vontades metafísicas.

O Homem Revoltado é uma obra que definitivamente exige determinados conhecimentos prévios para sua ampla compreensão, uma vez que Camus aborda a revolta ao longo da história ocidental, conhecer as obras de Sade, Dostoiévski, Nietzsche, Marx (especialmente as críticas à ele), bem como "O Mito de Sísifo" torna-se essencial para quem busca um entender completo da obra.
Gabi Sagaz 14/08/2020minha estante
Estou lendo e estou impressionada com a obra. Já li O estrangeiro, A peste e O mito de sísifo do autor e nunca havia ouvido falar dessa obra. Encontrei por "acaso" em um sebo. Realmente a obra merece uma nova edição pois esta da BestBolso deixa a desejar. Enfim, está sendo uma surpresa, estou amando a leitura e acreditando que entrará para lista de melhor livro dele.

JoAo.Belos 24/05/2020

Livro muito bom e provocativo, pois te faz pensar no ato revoltado em diálogo com crimes e com o terror.