Lembranças Que O Vento Traz

Lembranças Que O Vento Traz Mônica de Castro

Resenhas - Lembranças Que O Vento Traz

16/04/2024

A história é um romance antigo, passa-se no Brasil e a moça vem de família rica, são moradores do Vale do Paraíba e a única ligação com as histórias dos livros anteriores é Tonha, ou seja, é uma obra independente de certa forma.

Tudo ia bem até a família perder tudo e ela precisar ser ?vendida? para casar com Abílio, onde o mesmo recém ficou viúvo da sua esposa Leonor, que cometeu suicídio.
Na sua ia para Cabo Frio, quase desencarna em um naufrágio e é resgatada por seu agora marido. Chegando lá, se depara com os dois filhos de Abílio (Angelina e Vicente), com uma mansão, sem nenhum empregado e as energias ainda carregadas pela morte de Leonor.

Aos poucos, vamos acompanhando Clarissa integrando-se a família, seu cotidiano e seu lado espiritual aflorar quando começa a ouvir sussurros de dores, acreditando ser da desencarnada ainda presa a matéria, situação comum entre suicidas, diga-se de passagem.

Ao mesmo tempo, Abílio continua tendo suporte da Espiritualidade frequentando o terreiro de seu Joaquim e é somente lá que encontra a paz perdida com a morte da esposa.

Compadecida do sofrimento alheio, Clarissa resolve orar no quarto de Leonor para ajudar com sua alma. Depois de um tempo, o irmão Luciano e sua cunhada a ajudam nessa empreitada.

Ao longo de toda narrativa, é mostrado ao leitor as vidas passadas dos personagens e os motivos deles terem chego até aquele ponto. Além disso, o livro também aborda as questões de até que momento um casamento é realmente forçado, o amor verdadeiro na saúde e na doença, a cumplicidade, lealdade e o abrir de olhos espirituais dos protagonistas.

Em todos os momentos, Clarissa conta com o suporte irrestrito de Tonha, tanto para seguir firme em seus propósitos quanto para resolver as questões de vidas passadas.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é mega fluída e envolvente. Além das reviravoltas incríveis de fazer o leitor ficar chocado e maravilhado ao mesmo tempo.

Mone 21/03/2024

Vale muito a pena ser lido!
É uma história super interessante, onde mostra encarnações passadas dos personagens e que nos leva a entender o porquê de muitas situações que acontecem na vida atual.
Foi um dos melhores livros espíritas que li, entre os inúmeros.
A história gira em torno de um segredo.
À uma certa altura, passou pela minha cabeça o que realmente aconteceu, mas só no final do livro é de que tive essa confirmação.
É um ótimo livro, que vale muito a pena ser lido. Dei 4 estrelas e meia.

Michele206 16/01/2024

Lembranças que o vento traz
Este é o terceiro livro da saga "Sentindo na própria pele". Um romance espírita, envolvido em mistérios, idas a vidas anteriores, amores prováveis e improváveis. Uma leitura envolvente e fluida que traz fortes emoções em uma pitada exata.

Rodrigo 21/01/2023

Bom livro
Livro bom . Final inusitado. Vale a leitura. Não é o melhor livro da escritora, mas traz ótimos ensinamentos.

Viri 29/08/2022

Mistérios!!
Que gostoso de ler. Adorei o 3 livro da trilogia. Como comentei aqui o segundo livro foi recheado de maldades e fiquei até sem vontade de ler.. mas esse foi empolgante!! A cada página queria saber do mistério que envolvia o sr Abílio e sua esposa falecida.. valeu a pena o final da trilogia da Tonha!! Seria muito bom ter uma Tonha para nos direcionar....
eubrunnaevelyn 24/03/2023minha estante
Ainda não comprei, mas pretendo. Bom saber que Tonha terá um final bom.

Tayla 25/05/2022

Livro maravilhoso!
Cheio de emoções, uma leitura simples que te prende do início ao fim, trazendo muitas reflexões e ensinamentos. Tem que ser forte para ler, pois há muitos momentos tristes que me imaginei passando por aquela situação... Mas no final, valeu a pena , fiquei chocada. Amei ??????

Bruna 22/02/2022

Gostei, mas o final parece que sai atropelando tudo. Tu só fica sabendo de tudo "10" páginas pra acabar o livro.

Mas é bem bacana e os ensinamentos são ótimos.

Cristiane 17/04/2021

Trilogia 3/3
Terceiro livro de uma trilogia. Sabe aquele livro que dá saudades dos personagens, que parece que já fazem parte da vida? Maravilhoso!

umgustavomacedo 06/11/2020

Lembranças que o vento traz
Me apeguei a leitura de forma tão forte que terminei a leitura do livro em três dias. Me agradou o desfecho final da história de Tonha e a conexão dessa história com as demais.

Gilda.Lima 03/10/2020

Final da trilogia...
Nesse ponto da história, habitam na fazenda São Jerônimo: Fortunato, filho de Rodolfo e Marta, sua esposa Flora, e seus três filhos, Valentina, Luciano e Clarissa. Tonha já falecera, mas sempre se encontra em sonhos com Clarissa, e a apoia quando seu pai arranja-lhe um casamento com um homem mais velho em troca de dinheiro para salvar a fazenda. Uma nova vida espera Clarissa, e grandes mistérios por trás de Abílio e sua família, atormentada por um segredo.

Domino 27/06/2020

Livro maravilhoso sobre resgate e recomecos adorei o personagens e vejo que só o amor pode curar

Guilherme Ramos 07/05/2020

Fim da trilogia !!!

No último livro da trilogia, temos de volta os personagens que aparecem rapidamente no início do primeiro livro sentindo na própria pele, Clarissa e Luciano, netos de Rodolfo e Marta, já desencarnados.

Clarissa será a responsável por levar essa estória que também retrará um triângulo amoroso como no segundo livro da trilogia, no entanto, não será disputada entre irmãos. O cenário do terceiro livro também modifica, embora a narrativa comece dentro da fazenda Ouro Velho situada no Vale da Paraíba, o enredo será em Cabo Frio – RJ, pois após uma crise financeira que a fazenda passa, pelo motivo da plantação ter sido devastada por uma praga, Clarissa é vendida pelo seu próprio pai, para que o mesmo tenha dinheiro suficiente para replantar, ter colheita produtiva e retornar a abastada e opulenta vida que a família levava. Esse dinheiro também auxiliará para que ele pague os seus funcionários, sim, funcionários. Nessa altura da estória, não temos mais escravos, os mesmos foram libertos e os poucos que ficaram foram contratados para trabalhar na manutenção e lavoura da fazenda.

Em Cabo Frio, Clarissa viverá com Abílio e seus dois filhos, Angelina e Vicente e viverá uma relação de ódio e amor com seu marido, mas, encontrará em Angelina a chave para a sua felicidade, pois uma parece esperar pela outra como mãe e filha e é justamente Angelina quem conseguirá fazer com que Clarissa amadureça e se sinta confortável no novo lar.

Na mansão em que vivem existe um mistério, pois Leonor primeira esposa de Abílio, é conhecida como uma suicida, pois sumiu em meio ao mar após ser levada para banhar-se, ela sofria de um grande mal. Clarissa sente a presença constante de Leonor, ouvindo gemidos e rangidos pela casa. O lugar venta muito e os rangidos das madeiras pesadas, portas e janelas contribuem para um clima sombrio e taciturno. A melancolia parece abater sobre a família constantemente e é aí que Clarissa volta seus olhos para a espiritualidade.

De toda forma Clarissa parece ser a figura mestre daquele ambiente, sua relação difícil e conturbada com o marido e sua relação desafiadora com Vicente, faz com que ela seja mais altiva e independente, contrariando os homens da casa, mostrando que também é Senhora da mansão. Um costume não muito comum para a época. Seu apoio constante a Angelina, também ajudará a ser mais forte, uma vez que a menina sente muita falta da mãe, é frágil e muitas vezes esquecida pelo próprio pai e irmão. Clarissa não é mais a Dondoca de tempos atrás na fazenda Ouro Velho, agora ela é uma mulher de fibra.

Tonha aparece de forma bem iluminada neste romance e é a única personagem dos outros romances que neste permanece, ela auxiliará muito à Clarissa na sua jornada espiritual e na sua missão com aquela família e nesse ponto do livro é que são apresentadas as encarnações passadas de todos os personagens, trazendo à tona as verdades espirituais e os “porquês” da vida. A parte espiritual do livro também ficará por conta de Luciano, que após passar uma temporada na casa da irmã, toma conhecimento dos ocorridos ali e deslumbra a sua mediunidade. Eles contarão também com o auxílio de Pai Joaquim, um Preto Velho que vivia nas redondezas e era também um médium ostensivo. Nessa parte vai ser apresentado a importância das preces, orações fornecidas a outrem, encarnados ou desencarnados e para nós mesmos.

Um livro recheado de emoções, aventuras e aprendizados, fechando com chave de ouro a linda trilogia de Mônica de Castro e seu mentor Leonel.

Recomendo muito a leitura dos três livros!

Luiza.Andrade 04/05/2020

Tudo está certo
Excelente trilogia. Nos mostra como é magnífica a vida e seus contextos. Tudo tem um motivo, como é perfeita a lei da ação e reação, não importa o tempo, dias, anos, séculos. Ela sempre chega. E os laços de amor, ódio, vingança, ao longo da existência vão se desatando e o espirito vai se purificando.