Lembranças Que O Vento Traz

Lembranças Que O Vento Traz Mônica de Castro

Resenhas - Lembranças Que O Vento Traz

Viri 29/08/2022

Mistérios!!
Que gostoso de ler. Adorei o 3 livro da trilogia. Como comentei aqui o segundo livro foi recheado de maldades e fiquei até sem vontade de ler.. mas esse foi empolgante!! A cada página queria saber do mistério que envolvia o sr Abílio e sua esposa falecida.. valeu a pena o final da trilogia da Tonha!! Seria muito bom ter uma Tonha para nos direcionar....
eubrunnaevelyn 24/03/2023minha estante
Ainda não comprei, mas pretendo. Bom saber que Tonha terá um final bom.

Domino 27/06/2020

Livro maravilhoso sobre resgate e recomecos adorei o personagens e vejo que só o amor pode curar

Guilherme Ramos 07/05/2020

Fim da trilogia !!!

No último livro da trilogia, temos de volta os personagens que aparecem rapidamente no início do primeiro livro sentindo na própria pele, Clarissa e Luciano, netos de Rodolfo e Marta, já desencarnados.

Clarissa será a responsável por levar essa estória que também retrará um triângulo amoroso como no segundo livro da trilogia, no entanto, não será disputada entre irmãos. O cenário do terceiro livro também modifica, embora a narrativa comece dentro da fazenda Ouro Velho situada no Vale da Paraíba, o enredo será em Cabo Frio – RJ, pois após uma crise financeira que a fazenda passa, pelo motivo da plantação ter sido devastada por uma praga, Clarissa é vendida pelo seu próprio pai, para que o mesmo tenha dinheiro suficiente para replantar, ter colheita produtiva e retornar a abastada e opulenta vida que a família levava. Esse dinheiro também auxiliará para que ele pague os seus funcionários, sim, funcionários. Nessa altura da estória, não temos mais escravos, os mesmos foram libertos e os poucos que ficaram foram contratados para trabalhar na manutenção e lavoura da fazenda.

Em Cabo Frio, Clarissa viverá com Abílio e seus dois filhos, Angelina e Vicente e viverá uma relação de ódio e amor com seu marido, mas, encontrará em Angelina a chave para a sua felicidade, pois uma parece esperar pela outra como mãe e filha e é justamente Angelina quem conseguirá fazer com que Clarissa amadureça e se sinta confortável no novo lar.

Na mansão em que vivem existe um mistério, pois Leonor primeira esposa de Abílio, é conhecida como uma suicida, pois sumiu em meio ao mar após ser levada para banhar-se, ela sofria de um grande mal. Clarissa sente a presença constante de Leonor, ouvindo gemidos e rangidos pela casa. O lugar venta muito e os rangidos das madeiras pesadas, portas e janelas contribuem para um clima sombrio e taciturno. A melancolia parece abater sobre a família constantemente e é aí que Clarissa volta seus olhos para a espiritualidade.

De toda forma Clarissa parece ser a figura mestre daquele ambiente, sua relação difícil e conturbada com o marido e sua relação desafiadora com Vicente, faz com que ela seja mais altiva e independente, contrariando os homens da casa, mostrando que também é Senhora da mansão. Um costume não muito comum para a época. Seu apoio constante a Angelina, também ajudará a ser mais forte, uma vez que a menina sente muita falta da mãe, é frágil e muitas vezes esquecida pelo próprio pai e irmão. Clarissa não é mais a Dondoca de tempos atrás na fazenda Ouro Velho, agora ela é uma mulher de fibra.

Tonha aparece de forma bem iluminada neste romance e é a única personagem dos outros romances que neste permanece, ela auxiliará muito à Clarissa na sua jornada espiritual e na sua missão com aquela família e nesse ponto do livro é que são apresentadas as encarnações passadas de todos os personagens, trazendo à tona as verdades espirituais e os “porquês” da vida. A parte espiritual do livro também ficará por conta de Luciano, que após passar uma temporada na casa da irmã, toma conhecimento dos ocorridos ali e deslumbra a sua mediunidade. Eles contarão também com o auxílio de Pai Joaquim, um Preto Velho que vivia nas redondezas e era também um médium ostensivo. Nessa parte vai ser apresentado a importância das preces, orações fornecidas a outrem, encarnados ou desencarnados e para nós mesmos.

Um livro recheado de emoções, aventuras e aprendizados, fechando com chave de ouro a linda trilogia de Mônica de Castro e seu mentor Leonel.

Recomendo muito a leitura dos três livros!

Gilda.Lima 03/10/2020

Final da trilogia...
Nesse ponto da história, habitam na fazenda São Jerônimo: Fortunato, filho de Rodolfo e Marta, sua esposa Flora, e seus três filhos, Valentina, Luciano e Clarissa. Tonha já falecera, mas sempre se encontra em sonhos com Clarissa, e a apoia quando seu pai arranja-lhe um casamento com um homem mais velho em troca de dinheiro para salvar a fazenda. Uma nova vida espera Clarissa, e grandes mistérios por trás de Abílio e sua família, atormentada por um segredo.

umgustavomacedo 06/11/2020

Lembranças que o vento traz
Me apeguei a leitura de forma tão forte que terminei a leitura do livro em três dias. Me agradou o desfecho final da história de Tonha e a conexão dessa história com as demais.

mkkalves 18/01/2009

Este é o final da trilogia que se iniciou com o livro Sentindo na Própria Pele, passando por Com o Amor Não se Brinca até Lembrança que o vento traz. Não deixe de ler os outros assim entenderá melhor esse.

jumorgensten 21/04/2020

E chegamos ao fim da trilogia escrita por Mônica de Castro em parceria com o espírito Leonel. Lembranças que o Vento Traz tem Clarissa como protagonista.

A história é um romance antigo, passa-se no Brasil e a moça vem de família rica, são moradores do Vale do Paraíba e a única ligação com as histórias dos livros anteriores é Tonha, ou seja, é uma obra independente de certa forma.

Tudo ia bem até a família perder tudo e ela precisar ser "vendida" para casar com Abílio, onde o mesmo recém ficou viúvo da sua esposa Leonor, que cometeu suicídio.

Na sua ia para Cabo Frio, quase desencarna em um naufrágio e é resgatada por seu agora marido. Chegando lá, se depara com os dois filhos de Abílio (Angelina e Vicente), com uma mansão, sem nenhum empregado e as energias ainda carregadas pela morte de Leonor.

Aos poucos, vamos acompanhando Clarissa integrando-se a família, seu cotidiano e seu lado espiritual aflorar quando começa a ouvir sussurros de dores, acreditando ser da desencarnada ainda presa a matéria, situação comum entre suicidas, diga-se de passagem.

Ao mesmo tempo, Abílio continua tendo suporte da Espiritualidade frequentando o terreiro de seu Joaquim e é somente lá que encontra a paz perdida com a morte da esposa.

Compadecida do sofrimento alheio, Clarissa resolve orar no quarto de Leonor para ajudar com sua alma. Depois de um tempo, o irmão Luciano e sua cunhada a ajudam nessa empreitada.

Ao longo de toda narrativa, é mostrado ao leitor as vidas passadas dos personagens e os motivos deles terem chego até aquele ponto. Além disso, o livro também aborda as questões de até que momento um casamento é realmente forçado, o amor verdadeiro na saúde e na doença, a cumplicidade, lealdade e o abrir de olhos espirituais dos protagonistas.

Em todos os momentos, Clarissa conta com o suporte irrestrito de Tonha, tanto para seguir firme em seus propósitos quanto para resolver as questões de vidas passadas.

O texto é de fácil entendimento e a leitura é mega fluída e envolvente. Além das reviravoltas incríveis de fazer o leitor ficar chocado e maravilhado ao mesmo tempo.

site: http://hidratarvicia.com.br/2020/04/21/lembrancas-que-o-vento-traz-monica-de-castro/

Rodrigo 21/01/2023

Bom livro
Livro bom . Final inusitado. Vale a leitura. Não é o melhor livro da escritora, mas traz ótimos ensinamentos.

Cristiane 17/04/2021

Trilogia 3/3
Terceiro livro de uma trilogia. Sabe aquele livro que dá saudades dos personagens, que parece que já fazem parte da vida? Maravilhoso!

M 24/03/2011

Fala de Clarissa, que foi obrigada a casar com um homem bem mais velho e que não conhecia. Em sonhos são mostradas a ela suas vidas anteriores, para que possa entender porque deveria passar por aquilo. É uma história de desapego do orgulho, e nela são explicadas muitas situações por que temos que passar, e aqui na carne nem suspeitamos o porquê.

16/04/2024

Tudo ia bem até a família perder tudo e ela precisar ser ?vendida? para casar com Abílio, onde o mesmo recém ficou viúvo da sua esposa Leonor, que cometeu suicídio.

JuBarbosa 06/02/2020

Melhor trilogia
Terceiro livro de uma trilogia da Mônica de Castro pelo espírito Leonel. E tão bom quanto os dois primeiros, porém esse tem uma participação menor da escrava Tonha e conta a história do novos personagens.
Cheio de aprendizado e sempre de maneira fácil e tranquila. Amo essa trilogia!!

Luiza.Andrade 04/05/2020

Tudo está certo
Excelente trilogia. Nos mostra como é magnífica a vida e seus contextos. Tudo tem um motivo, como é perfeita a lei da ação e reação, não importa o tempo, dias, anos, séculos. Ela sempre chega. E os laços de amor, ódio, vingança, ao longo da existência vão se desatando e o espirito vai se purificando.