Cintilante I

Resenhas - Cintilante I

Alex Nascimentto 09/04/2018

O livro da @autoraisaalvino nos traz a estória de Alex, um rapaz de 18 anos que
perde a mãe e se muda para a cidade de Laguna (interior do Paraná) para
viver na fazenda do pai, que é dono de vários roseirais e floricultor, onde as
mais diversas mudanças de perspectiva e de vida lhe acontecerão. Em um inusitado acidente Alex conhece Eva, um ser místico, no qual ele nada sabe, porém fica impressionado, a relação dele com o pai também não é das melhores já que ele o trata em terceira pessoa o tempo todo durante a narração além de culpa-lo pela separação de sua mãe. O protagonista ainda conta com a ajuda de Matilda, a governanta da casa e seus dois amigos de
faculdade: Sidney e Charles. No meio de tantas dúvidas e mudanças Alex nunca imaginou que seu plano de estudar perto do pai e voltar para a capital afundaria tão rápido, ao conhecer Eva ele explora um mundo intocado aos olhos comuns, onde ele conhece a presença de seres mágicos que nunca chegou a acreditar de fato. ????????????????????
A narração se divide entre os dois pretendentes de Eva, ora Alex, o protagonista, ora Nilo, um ser mágico que tem problemas pessoais a parte. Um ponto de epítome é o desenvolvimento da personagem Suelen, uma amiga de
faculdade de Alex, como também o desenrolar do seu vizinho, o senhor Carlos,
que sabe muito mais do que deixa transparecer.????????????????????
Cintilante é uma narrativa que trata do amor à toda prova, da esperança
e paciência pelo que se acredita quando se toma uma decisão, da importância
do diálogo e do perdão, e principalmente de sacrifícios. ????????????????????

Tracinhas 21/02/2018

por Juliana Arruda
Cintilante I é uma história de fantasia escrita pela Isa Alvino, uma autora independente super gente boa que entrou em contato para que fizéssemos uma resenha do seu livro. Aliás, agradecemos pelo contado, Isa, e de antemão peço desculpas pelo atraso da resenha. Ultimamente só tenho tempo de resenhar durante as férias, porque durante as aulas, pra mim, é impossível.

Bem, de qualquer maneira, a Isa criou um universo bem bacana. Na história, nos deparamos com Alex, um jovem adulto que está morando na casa do pai, quando sofre um grave acidente. Na verdade não chega a ser grave, porque uma garota ruiva aparece, o salva e desaparece. Alex, claro, quer saber quem é a moça bonita que o livrou de uma possível morte, mas um fazendeiro que aparece para acudi-lo diz que não tinha ninguém na hora além dos dois.
Alex estaria birutando, claro, se não tirasse da cabeça essa garota e toda a situação bizarra que lhe acontecera. Depois de um tempo, ele decide cavalgar perto de uma mata e lá encontra uma cachoeira. Nem preciso dizer que ele encontra a garota que o salvou, certo?
Pois então, o nome dela é Eva. Uma garota tímida, linda e cheia de segredos. Ela não quer contar para o Alex quem é ou de onde vem. Ela simplesmente tem que guardar segredos para não prejudicá-lo, embora não deixe isso muito claro para ele. No entanto, depois de tantas tentativas e conversas, Eva decide contar a verdade para o Alex.
Eva é uma fada (isso não é spoiler, vocês podem ver isto estampado claramente na capa) e tem a missão de protegê-lo, como um anjo da guarda. O problema é que ambos estão apaixonados e são de mundos completamente diferentes. O mundo de Eva (Dramoon) é paralelo ao mundo do Alex (que é o nosso).
Em resumo: Alex pode ir para Dramoon, mas em contrapartida o seu mundo fica totalmente parado. Isso quer dizer que quando Alex faz a travessia, ele não deixa de envelhecer, e corre o risco de ficar mais velho quando voltar para o seu mundo que ficou parado no tempo. Dessa forma, Eva decide visitá-lo para que ele não fique sempre atravessando. Mas como eles são de mundos diferentes, óbvio que há outro problema que impede de Eva sempre visitá-lo: as bruxas. Elas vivem escondidas, são cruéis e se “alimentam” das fadas. Por isso eles sempre devem ser cuidadosos ao se encontrarem.
A história foi bem bolada, mas senti necessidade de mais descrições em algumas cenas. Há momentos em que tudo é muito corrido e cheio de diálogos, isso faz com que o ritmo da narrativa se perca um pouco. Em si, é uma história bacana pra quem quer passar uma tardezinha se distraindo.
Bem, agora vai uma coisa que me incomodou muito: a produção do livro. Sei que não sou especialista nisso, mas foi algo que eu não deixei de notar ao longo da leitura.
Vamos por partes:
Notei alguns vícios, o que faz com que a narrativa fique repetitiva/cansativa. Por exemplo: de um parágrafo para o outro temos uns 4 “mas”, e isso se repete em vários outros momentos. É nessa hora onde entra a parte da revisão, porque além de ter encontrado esses vícios, também vi algumas palavras erradas, além da falta de pontuação — mas esses foram bem poucos.
Também demorei um pouco para terminar de ler o livro, porque a diagramação está carregada de informações. Normalmente, nos livros, quando colocam algum tipo de fundo numa página, só são nas primeiras páginas dos capítulos, e não em todas. Pelo livro ter todas as páginas algum tipo de textura no fundo, faz com que a leitura se arraste e a visão do leitor fique cansada nas primeiras três páginas que ele ler — especialmente se for com um fundo tão carregado.
Outra coisa: aparece um “9”, entre o texto e o número de página, toda vez em uma página que tem o número “8”. Isso me matou. Dá impressão de que o responsável não teve cuidado nenhum ao produzir o livro.
Tem também o “I” que aparece nas laterais das folhas ao lado da palavra “Cintilante” quando na capa parece um “ ’ ”. Se na capa está assim, então nas laterais das folhas deviam estar da mesma forma (ou vice e versa). Manter um padrão é legal.
Falta legibilidade na capa: no título e na sinopse. Claramente vemos o nome do autor em ênfase, quando isso devia ser do título. Podemos ver isso pelo tamanho da fonte, né? Então, o nome do autor só funciona no topo da hierarquia da capa quando ele já tem certa fama, como o Paulo Coelho, por exemplo.
A foto da autora está estourada, consigo ver a maioria dos pixels. Nesse caso, comparado aos outros pontos, isso não é tão importante. Mas é bom a gente saber que, quando não se tem uma foto sem ser estourada, é só deixar a biografia mesmo — sem a foto.
Depois de ter visto tanta coisa no livro, fui atrás da editora para saber o motivo de não ter cuidado com a produção, e me dei conta de que a editora tinha “falido”. Não sei como vai ficar a continuação desta história, mas estou torcendo muito pela Isa. Quero saber o que vai acontecer!
Só pra finalizar, queria deixar claro pra você, autor, que tome muito cuidado ao assinar contratos com editoras que não cumprem o seu papel no mercado. Mas, Julis, a Arwen revisou, diagramou, fez capas e o escambau. Ela pode até ter feito tudo isso, mas não fez do jeito certo. NÃO VALE A PENA PAGAR UMA EDITORA QUE NÃO VAI FAZER UM TRABALHO LEGAL. No fim você vai ficar sem dinheiro, com um monte de livro encalhado que ninguém tem intenção de ler — principalmente se ele foi produzido sem o mínimo de cuidado. Então, por favor, fique de olho.

site: http://jatracei.com/post/171125530167/resenha-290-cintilante

Gessica 08/01/2018

Uma intrigante história
Hoje venho trazer a resenha de Cintilante I da autora Isa Alvino, calma, calma, não é a primeira leitura de 2018. Eu li esse livro em Dezembro, mas por um descuido não fiz a resenha antes de virar o ano e cá estou eu. Curiosos sobre este maravilhoso livro?

Cintilante é uma fantasia nacional com romance, é uma leitura muito boa, fluída e as vezes intensa. Isa criou um universo bem interessante fazendo com que o leitor engaje na história e só saia quando acabe e olhe que quando acabar você vai ficar louco querendo o próximo.

Cintilante se passa no mundo atual onde acompanhamos Alex, um rapaz que está começando a faculdade de Direito e mora com o pai, pois sua mãe faleceu há muito tempo. Alex não se dá muito bem com o seu pai, pois sempre o culpou por sua mãe e ele terem se separado. O menino acabou indo morar com ela na capital, julgando que seu pai só se importava com as flores e não amava a sua mãe.

Logo no primeiro capítulo, Alex está indo para casa na sua moto. Como seu pai cultiva flores, ele mora em uma fazenda um pouco afastada da cidade. Estava indo tudo bem, quando de repente, algo entrou na sua frente, seu corpo ia ser jogado contra a cerca e seria destroçado se algo ou alguém não tivesse o segurado. Acontece que o Alex desmaia e ao acordar ele vê o fazendeiro vizinho que o resgatou e pergunta sobre a moça que viu na estrada, só que o senhor nega dizendo que Alex estava sozinho.

É neste momento que Alex começa a ficar obcecado, afinal, estaria ele delirando? Mas ele pode jurar que a viu. Certo dia enquanto cavalgava ele acabou entrando em uma parte da mata e encontrando uma cachoeira, da qual ele não fazia ideia de que existia e ali acabou encontrando a sua salvadora que ficou surpresa em saber que ele conseguia a ver. Essa garota se chama Eva e é claro o interesse de um para o outro logo no início, só que Eva é meio evasiva e certas vezes some por um tempo.

Eva não diz de onde é, até que em certo ponto ela resolve lhe contar que é uma fada, ela mostra seu mundo ao Alex já que o mesmo é capaz de transpassar o véu da magia e entrar no mundo oculto dela, só que ao fazer isso, o tempo no mundo dos humanos para. Assim o mesmo não pode ficar muito tempo no mundo dela, pois para ele o tempo passaria e seria um caos se ele voltasse ao mundo dos humanos e o seu pai ao invés de encontrar um jovem encontrasse um senhor de idade.

Acontece que Eva some por um tempo, Alex não consegue entrar em contato com ela e acaba tendo um certo interesse por uma garota chamada Suelen que é irmã de um dos seus amigos, mas o interesse logo acaba quando ele volta a ter contato com Eva.

É claro que Eva e Alex estão apaixonados um pelo outro, mas o problema é que Alex não pode ficar entrando no mundo de Eva sempre que puder, pois para vê-la é necessário que ele faça isso. Até que certo dia, Eva decide passar para o mundo dos humanos, tendo pouquíssimo contato com a magia e correndo riscos, pois de acordo com ela, há várias fadas caídas que usam a alma de outras fadas para manter a vida eterna. Sendo assim, ela não pode correr o risco de ser descoberta. E há uma forma simples de isso acontecer, é só ela se machucar, pois o sangue das fadas brilha.

O livro tem apenas 223 páginas e poderá lê-las em um instante caso sua leitura não seja interrompida. A maioria dos capítulos são narrados por Alex, as vezes alternando entre alguns personagens. Não é apenas o Alex e a Eva que aparece aqui e o livro tem um clímax bem legal, no entanto, não vou citar o que acontece senão é spoiler.

Acredito que a única coisa que não gostei foi o fato de que ninguém poderia saber pelas fadas, mas ao menos tempo parecia que gente demais sabia. Quando forem ler vocês vão entender, o final é ótimo e deixou uma porta completamente aberta para a continuação.

Cintilante é uma obra recomendada para quem gosta de um bom romance fantástico, algo bem fofo, mas sem ser bobo, sabe? Isa Alvino conseguiu construir uma boa história e tenho que parabenizá-la por isso.

Bernadete.Estanini 09/06/2017

Encantada.
A história é narrada em primeira pessoa.
Os personagens principais são: Alex, um estudante de 18 anos e Eva uma doce e encantadora fadinha ruiva de olhos expressivos.
Toda a trama se passa em Laguna, uma cidade com ares bucólicos, repleta de muito verde. No meio desse verde todo e dessa tranquilidade Alex e Eva se encontram e desenvolvem uma amizade digamos que cintilante. Os dois percebem que algo diferente está acontecendo. Eva como uma boa fada, tenta se afastar de seu pupilo, alegando que seus mundos são diferentes e cheios de mistério. Alex, por sua vez não concorda e persiste em manter a realidade atrelada à fantasia. Mas, como nem tudo é mágico, mesmo sendo em um mundo de magia. Seres digamos... Maléficos aparecem para acabar com a paz dos pombinhos e aterrorizar a pacata Laguna.
“Segurei as rédeas e segui pelo caminho estreito. Mesmo antes de chegar, eu já conseguia sentir a presença dela ao meu redor e isso era fascinante!“
Confesso que fantasia não é o meu forte. Mas, confesso também, que fiquei envolvida por esse romance fantástico. A história é leve, prazerosa nos envolve a cada capítulo com aquela sensação de “Quero ler mais, para saber o que acontece.” Pois comigo, foi assim, fiquei enredada por essa fantasia de cintilante, por seus personagens cativantes e sinceramente ansiosa pela continuação. O livro termina e o gostinho de quero mais permanece.
A autora é extremamente criativa, me surpreendi muito em determinados momentos e descobri algumas respostas para coisas corriqueiras que fazem parte do nosso mundo real.
A capa é simplesmente um luxo. Quanto à revisão e diagramação encontrei alguns errinhos, que sinceramente não fizeram diferença, não ofuscaram o brilho dessa deliciosa história.
Recomendo o livro para todas às idades e sem dúvida alguma dou cinco lindas e cintilantes estrelas.