Anatomia de Um Excluído

Anatomia de Um Excluído Andrea Portes

Resenhas - Anatomia de um excluído

Lucineide 01/10/2023

Inesperado
Eu simplesmente não consigo entender como esse livro acabou daquela forma? Não foi nada do que eu esperava, mas não de uma forma negativa, só surpreendente. Veja, só você começa ler esperando mais um draminha adolescentes e de repente BOOM a autora explode uma pomba na sua cara.

Manuela 20/11/2022

bom até agr
mdss que livro perfeito, n é mto famosinho mas estou amando de coração
logo que encontrei ele me identifiquei com a sinopse desse livro

Grazieli.Candido 08/01/2022

Surpreendente
Foi um livro que eu chorei MUITO, sem comentários para esse livro ele é muito bom, vc termina a leitura sem nem saber oq fazer mais, pq fica em uma reflexão muito muito grande. Esse livro é envolvente, não cansa a leitura e você acaba se sentindo que faz parte também dessa amizade do Logan e da Anika e sério é um livro incrível, só leiam. Não tinha grandes expectativas por ele mas me surpreendeu demais.

Carous 31/03/2020

Meu primeiro amor versão 2017
Gatilho: racismo, relacionamento tóxico, xenofobia

Na minha infância fui traumatizada pelo filme "Meu primeiro amor". Não posso dizer que isso se repetiu com este livro, mas esta parece uma versão literária do filme (talvez com o mesmo objetivo de traumatizar as novas gerações)

A minha única causa de desconforto foi o racismo descarado dos personagens. Anika não chega a ser racista, mas com certeza não é ANTIRRACISTA, o que faz dela parte do problema do mesmo jeito. Principalmente quando a solução arranjada pela autora e pela personagem para ajudar uma das poucos personagens negras soa muito como o complexo do branco salvador.

A trama se passa nos anos 1980. Então eu deveria desculpar o racismo (o machismo e a xenofobia) da história, assim como louvar Anika por ter uma mente tão progressista em relação a isso.
Mas que tal não? Passado ou presente, só quem sofreu na pele discriminação pelo tom de pele, origem ou gênero sabe que não há desculpa que aplaque os danos causados. Saber que houve um tempo em que isso era aceito na sociedade não diminui o incômodo que senti. Sendo um livro baseado na experiência escolar da própria autora, as partes racistas doeram mais porque nada foi inventado e os traços de veracidade são notáveis.

Por falar nisso, a veracidade é todo o lado positivo do livro. Explica como os eventos são tão autênticos, os diálogos naturais, porque há reconhecimento nas relações entre os personagens Os personagens não são caricatos e nem rasos.

Anika é uma boa protagonista. Não é perfeita, mas não imperfeita a ponto de irritar com as complicações em que se mete. Ela é apenas uma adolescente. No auge da sua arrogância juvenil acha que sabe tudo e busca resolver tudo sozinha. Mas não consegue porque, afinal, só tem 15 anos.

A história é narrada por ela sob seu ponto de vista. Ainda assim, não passa despercebido que ela pode ser a opinião errada sobre algumas coisas, como o comportamento das irmãs mais velha e do padrasto.

Não há vilões nem mocinhos no livro. São apenas pessoas cumprindo seus papéis.

A dinâmica dela com os outros personagens e todos os núcleos que transita é outra parte incrível do livro pelos motivos citados antes.

Não há vilões no livro, apenas pessoas sendo pessoas.
No início da história, a autora expressa seu desejo de voltar no tempo e aconselhar a Anika de 15 anos e com isso posso me identificar totalmente. Quem não gostaria de voltar no tempo e conversar com seu eu mais jovem?

Pelo lado negativo, o fato do livro ser baseado na vida da escritora na escola torna os eventos finais ainda mais amargos. Meio que queria que Andrea tivesse modificado o final, meio que tenho orgulho dela ter mantido do jeito que tudo transcorreu.

Eu consigo defender tanta coisa no livro, menos a revisão porca da Record. Duro de acreditar que uma editora rica e grande como essa não se preocupou em fazer um trabalho decente.

Laris 03/06/2018

Quando nem a protagonista se suporta
Anika Dragomir é uma garota de 15 anos que por fora parece bonita e doce, mas que por dentro é o que ela mesma chama de "sopa de aranhas". Na hierarquia da Pound High School, Anika é a terceira garota mais popular, logo atrás de Shelli (sua melhor amiga) e Becky, a quem Anika mentalmente apelidou de Darth Vader.

Anika tem pavor que o mundo saiba quão bizarra ela realmente é, por isso ela abaixa a cabeça para tudo o que Becky fala, pois ela sabe que a retaliação vai ser cruel. Dessa forma, Anika mantém seu lado escuro e estranho muito bem guardado dentro de si. Mas, para complicar a situação, temos Logan, conhecido como pária social e totalmente nerd, que começa a mostrar interesse por Anika. Mas ela não poderia se apaixonar por ele. Certo?
_____
A princípio, esse livro parece um amontoado de acontecimentos não muito relevantes, cheio até a boca de clichês da high school, mas se você observar bem, vai perceber que o importante está nas entrelinhas. Esse livro, na verdade, faz críticas sobre a sociedade estereotipada, preconceito e intolerância a partir do ponto de vista de uma garota que tem um senso de humor realístico, ainda que pouco convencional, sobre tudo isso. Então, nesse sentido, ponto positivo para Andrea!

O problema é que é preciso ter uma grande capacidade de relevância para gostar totalmente desse livro. Eu admito que essa não é minha principal característica. Eu entendi a mensagem que a autora buscou passar, mas para mim ela falhou bastante na hora de colocar isso no papel. A personalidade da Anika é peculiar, ela admite vários de seus defeitos, o que é sempre bom, no entanto não consegui sentir simpatia por ela, muito menos pelo drama que ela alegava passar. A autora tentou salvar o livro nas últimas páginas, mas depois de passar 97% do livro achando tudo muito errado ou muito absurdo, o final não causou o esperado impacto em mim, apesar de ter sido inesperado.

No todo, acho que não foi o livro certo para mim, mas como minha mãe ama me lembrar: eu não sou todo mundo. Ou seja, vale a pena dar uma chance para esse livro e tirar suas próprias conclusões.

BLOG UMA EM UM MILHÃO 01/02/2018

Ei, você ai? Qual sua idade?

Bom se você tem mais que 15 anos vai se identificar bastante com a personagem principal deste livro, e se você ainda não tem 15 anos, sinto muito mais você corre um grande risco de se sentir como essa garota se sente.

Anika é uma confusão em pessoa, tem um coração grande, mais infelizmente ainda esta na fase de se importar de mais com o que as outras pessoas pensam e de deixar de fazer o que gosta para ficar ao lado de suas “amigas”.

Mas para ajudar na confusão de Anika o príncipe ex-nerd que virou cool se aproxima da nossa menina. Logan era um nerd que as pessoas não ligavam, mas que de nada apareceu na escola com uma lambreta preta, cabelo cortado estiloso, calças jeans mais apertadas e isso chamou a atenção de todos.

Um romance escondido.

Os dois se apaixonando.

Momentos incríveis.

Um cara incrível.

Logan era diferente, ele falava o que sentia, sem se importar com nada.

Mas nosso príncipe também tinha defeitos, ele não se importava com o que as pessoas pensavam, só queria ser feliz, independente de tudo. Nosso rapaz corajoso que defendia sua mãe e seus irmãos com unhas e dentes do seu pai, um cara estranho que lhe agredia.
Mesmo com seus defeitos e medos era carinhoso, radiante, alegre, fofo, um amor e você assim como eu vai se apaixonar por esse nerd fofo.

E por ser um ex nerd e podendo ser agressivo ALGUM DIA por causa do exemplo do pai, Anika decidiu lhe partir o coração e ficar com o famoso Jared á quem todos amavam por ser popular e como o rockstar da cidade. Jared era lindo mais ninguém vive de beleza e por dentro ele não era nem metade do que nosso menino Logan.

Mas o que realmente adianta na opinião dos outros?

E os seus sentimentos?

E o seu amor?

Só que Anika descobriu tarde de mais que a opinião dos outros não importa e que não podemos viver ligada no “talvez” porque a vida é incerta e não sabemos o futuro, só temos o agora e se importar com essas besteiras pode fazer um estrago que nem o tempo é capaz de resolver.

Então meu amor, viva o hoje, seja feliz hoje, beije, abrase, sorria hoje, porque o amanha talvez nem chegue. Vai atrás dos seus sonhos, dos seus amores e de tudo que lhe faça feliz. Viva. Ame. E leia este livro que vai mudar a sua forma de enxergar a vida assim como está mudando a minha.

site: https://umaemummilhaoweb.wordpress.com/2017/04/24/resenha-anatomia-de-um-excluido/

Mithisilva 29/10/2017

Quando menos percebi, estava morrendo de tanto chorar
Que livro foi esse?
leiam muitoooo.
Eu amei o título e a sinopse me prendeu, mas quando comecei a ler não quis mais parar, fiquei tão dividida e no final eu chorei tanto que aposto que estou seca por dentro.
Não sei o que falar, apenas sentir, e cara, eu estou me sentindo muito mal e também impressionada com esse livro.
Que mensagem linda!
E é baseado em fatos REAIS.

site: https://www.amazon.com.br/Meu-porto-seguro-Mithiele-Rodrigues-ebook/dp/B075ZBXBGN/ref=sr_1_2?ie=UTF8&qid=1509322079&sr=8-2&keywords=MITHIELE

Debyh 23/10/2017

Lento...
Não sei o que exatamente eu esperava desse livro, mas confesso que me frustrou um pouco. Creio que o desenvolvimento demorou a acontecer, e quando aconteceu foi muito rápido sem grandes impactos pra mim.
Anika é a típica garota popular, que nem é ruim mas também não é boazinha, e que tem uma vida bem normal. Sob a vigilância de Becky, que é a mais popular de todas. Quando finalmente ela repara no excluído Logan, Anika percebe que não vai ser assim tão fácil manter seus status e ao mesmo tempo fazer o que quer.

(continua no blog Eu Insisto - link abaixo)

site: http://euinsisto.com.br/anatomia-de-um-excluido-andrea-portes/

Na Nossa Estante 07/09/2017

Anatomia de Um Excluído
Anatomia de um excluído é um romance baseado no nono ano do ensino fundamental da autora. Andrea Portes fala que escreveu essa história porque queria poder voltar no tempo e passar uma mensagem para ela mesma. E é por isso que o livro traz um enredo totalmente adolescente e com uma narradora jovem que tem seus medos e inseguranças.

Anika Dragomir é uma menina de quinze anos é a terceira garota mais popular da escola, logo depois de sua melhor amiga Sherri Schroeder e da mais cruel das meninas Becky Vilhauer. A protagonista é metade romena, loira, tem duas irmãs e dois irmãos e é a caçula dos filhos. Sua mãe é casada com um homem que ela acha um ogro. Além disso, trabalha meio período numa lanchonete juntamente com Sherri.

Se por fora Anika é uma garota popular e mega inteligente, por dentro ela é bem diferente. Por trás da aparência de perfeição, existe uma garota sombria, misteriosa e dominada por pensamentos estranhos. Ela guarda essa personalidade bem fundo, pois tem a certeza que se ela for diferente, Becky vai tornar sua vida um inferno.

E, para piorar mais as coisas, recentemente ela anda obcecada pelo garoto mais recluso de todos: Logan McDonough. Desde que ele apareceu na escola de lambreta, com um casaco de couro e de modo misterioso lhe oferecendo uma carona de volta para casa, Anika não consegue pensar em outra coisa, que não seja Logan. Ela acha uma loucura desperdiçar sua popularidade com um nerd como ele, mesmo que ele seja bonito, principalmente porque o crush mais desejado de todas as garotas da cidade, Jared Kline, acaba se interessando por ela. Dividida entre dois pretendentes, Anika vai se meter em várias confusões.

Como eu falei no início da resenha, Anatomia de um excluído é um livro extremamente adolescente, tendo como público-alvo os mais jovens ou aqueles que gostam muito de livros juvenis para conseguir ir até o final, mesmo com a excelente escrita da autora. Anika é a narradora da história e isso muitas vezes me deixou nervosa com suas atitudes e ideias. Precisei me desligar dos meus pensamentos e entrar na cabeça de Anika para conseguir entendê-la e acima de tudo compreender o propósito da autora.

Em suma, o livro é muito bom, a autora traz no seu enredo mensagens importantes, principalmente para os adolescentes. Como por exemplo: seja você mesma, não ligue jamais com a opiniões dos outros e principalmente que tudo o que você acha, acaba não sendo o que você acha. Uma leitura rápida e fácil.

site: http://www.oquetemnanossaestante.com.br/2017/09/anatomia-de-um-excluido-resenha.html

Fer Kaczynski 15/08/2017

Recebi este livro da parceria com o Grupo Editorial Record, sob o selo da Galera Record, e a história é basicamente no estilo desses livros que fazem muito sucesso entre os adolescentes, que trata de temas difíceis, indigestos e controversos, neste caso é abordado a importância da popularidade nesta faixa etária, e claro, sobre o bullying, que tanto os aflige e ultimamente também tem sido tema de vários livros e filmes.

site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2017/08/resenha-anatomia-de-um-excluido-andrea.html

Diane Ramos 09/08/2017

ANATOMIA DE UM EXCLUÍDO (Andrea Portes)
Sempre procuro ter em minha estante livros mais leves, com um enredo mais simples, pois, sempre estou lendo alguma leitura mais densa e, desse modo, livros assim são muitos úteis para intercalar entre outros tipos de leitura. Foi por esse motivo que solicitei Anatomia de um Excluído, confesso que iniciei a leitura sem muitas expectativas, mas, o livro acabou me surpreendendo um pouquinho.
O livro traz a história de Anika Dragomir, a terceira aluna mais popular, logo depois de Sherri Schroeder e da satânica Becky Vilhauer. Ela é metade romena, loira, melhor aluna, tem quatro irmãos e é a caçula da família. Isso é o que todos sabem a seu respeito, porém, ela esconde no seu mais íntimo um misto de pensamentos obscuros, planos vingativos e uma sensação que é descendentes de vampiros (afinal, seu pai é da Romênia). Mas ela mantém tudo isso muito bem escondido por trás do gloss labial e longos cabelos ondulados. Afinal, um passo fora da linha e a nazista ultra popular Becky Vilhauer fará de sua vida um inferno na Terra.
E, para piorar mais as coisas, de uns tempos para cá, Anika anda obcecada com o nerd mais recluso de todos: Logan McDonough. Desde que ele apareceu na escola de lambreta, vestindo um caso de couro e emanando um ar de mistério, ela não consegue pensar em outra coisa. Mas seria insano desperdiçar sua popularidade por um pária como ele, ainda mais quando Anika cai nas graças de Jared Kline, o crush desejado de todas as garotas da cidade.
Dividida entre dois pretendentes e cansada de fingir ser uma garota malvada para agradar Becky, Anika, pela primeira vez, está prestes a tomar coragem para se defender e colocar Becky em seu devido lugar. Especialmente quando acontece algo trágico que a faz repensar todas as suas escolhas anteriores...

Anatomia de um Excluído é um livro voltado mais para o público adolescente, narrado em primeira pessoa, possui uma escrita super fluída e Andrea Portes desenvolveu toda a história numa narrativa bem simples, confesso que senti falta em alguns momentos de uma profundidade maior em certos momentos, onde a autora só deu algumas pinceladas sobre determinados assuntos, creio que se tivesse dado mais ênfase a assuntos importantes o livro poderia ter me envolvido mais e consequentemente recebido uma nota maior no Skoob. Não digo que o livro seja ruim, até porque ele também tem seu lado positivo, mas, faltou aquela fagulha que deixa o livro especial, não comum.
Anika é uma personagem que vive a sombra de Becky, sempre vive fazendo o que ela manda, e isso inclui humilhar pessoas, mas, depois de conhecer Logan começa a se sentir mal com essas atitudes. Ao longo da leitura, acompanhamos sua trajetória em busca de seu verdadeiro ser e nesse processo a autora abriu espaço para falar sobre assuntos do cotidiano de adolescentes como o bullying, fofocas, racismo, que, infelizmente, está presente em qualquer escola de qualquer lugar e isso só serve para quebrar pessoas, deixá-las se sentindo inferiores á outras. Durante toda a leitura me senti frustrada diante das atitudes dos personagens, pois, apesar de ser uma ficção, tais atitudes podem estar acontecendo nesse exato momento em qualquer parte do país e do mundo.
Apesar das minhas ressalvas, gostei de ter realizado a leitura de Anatomia de um Excluído, principalmente, pelo final que a autora deu para o livro! Foi tão tocante, inesperado, surpreendente, na verdade, tirou meu chão... É claro que não vou contar o que aconteceu aqui, mas, sinceramente, fez a leitura valer a pena!
Enfim, Anatomia de um Excluído foi uma leitura bem rápida, li em apenas um dia, mas, que se revelou cheia de altos e baixos e ainda me proporcionou um final mais que surpreendente. Recomendo a leitura para leitores adolescentes e pra quem curte leituras colegiais.

site: http://coisasdediane.blogspot.com.br/

Ingrid Micthell 10/07/2017

Resenhado por Ingrid
Anika Dragomir é terceira garota mais popular da escola, atrás de sua melhor amiga Shelli, que transou com maioria dos garotos e não se importa com nenhum deles, Becky é a reencarnação do Darth Vader a rainha mãe, sua mentiras se transformam em verdades... Afinal quem seria capaz de contradize-la? Ela tem controle sobre qualquer aluno, você é inimigo de Becky? Então se prepare para ser inimigo de todos. Anika luta para manter sua popularidade e digamos que não é nada fácil, para começar ela tem o sangue romeno! Seu pai provavelmente é o Drácula ( ao menos ele parece ser), o sobrenome Dragomir não ajuda muito... Tem algo mais vampiresco que isso? É bullying na certa! Ser escrava de Becky tem suas vantagens.

Quando Logan McDonough surge de lambreta na escola, um ex fracassado nerd e agora totalmente cool, de cabelos pretos e jeans, Anika encontra-se impressionada, ele olha diretamente para ela! Mas Becky não aprovou a ousadia do garoto e isso não é um bom sinal. Dias se passaram e não demorou muito para vida de Anika esta de cabeça para baixo, ela estava apaixonada por Logan e divida entre Jared Kline, o sonho de toda garota na Pound High School e a rainha mãe não estava satisfeita com isso.

O que Anika deveria fazer? Ficar com Logan e enfrentar a reencarnação do Darth Vader perdendo toda a sua popularidade, ou namorar com Jared Kline e ser a garota numero um da escola?

Anatomia de um excluído é livro escrito para adolescentes, ele contém um enredo bem simples, mas digno de uma sessação da tarde. A Pound High School é como todas as outras: bullying, fofocas que podem quebrar uma pessoa, um paraíso para alguns e inferno para outros, gostei de como Portes trabalhou isso! Ela criou dois personagens que serviram de exemplo para essa total humilhação... Foi extremamente triste e cruel, talvez algumas pessoas poderiam dizer que culpa e toda de Becky, mas estão terrivelmente enganados! Ninguém te obriga á acredita em boatos, humilhar alguém, agredir, insultar, excluir uma pessoa e deixar de falar com ela. Alguém se torna líder ou tem poder sobre algo se você permiti. O livro aborda muito isso, Anika e Shalli assim como o restante da escola fazem absolutamente tudo que a Becky quer! Durante toda a leitura, me senti frustrada e com raiva, meu desejo era de sacudir aquelas pessoas e dizer " meu deus vocês não estão vendo o que ela esta fazendo?" simplesmente desastroso.

Anika é um personagem 100% humana, muito, muito humana! Ela consegue surpreender você e te decepcionar ao mesmo tempo, mas ninguém e perfeito, ela tem duvidas, inseguranças, medos, comente erros, tem defeitos horríveis, e muitas qualidades. Algo que gostei muito, foi o fato dela perceber que errou e tentar concerta os erros, tentar ser alguém melhor, amadurecer e crescer... Quando somos adolescentes não é exatamente assim? Fazemos tantas burradas kkkk é absolutamente normal, nos apaixonamos, caímos e levantamos. Senti raiva dela, mas no final sei que Anika aprendeu muito.

O que me decepcionou infelizmente foi a construção da história, Portes poderia ter se aprofundando mais! Como mencionei acima o enrendo é bastante simples, tem seu lado positivo claro! Mas... Não conseguiu me prender como deveria, não existe nada de muito inovador, dois garotos que se apaixonam por uma personagem que não tem nada demais, ela é como todas as outras! Nada que mereça um pedestal... O romance não tem nenhuma química, e tudo muito corrido, sei que autora quis jogar a verdade na cara de muita gente, mas a submissão que as pessoas têm pela Becky matar qualquer um de raiva! Mas quando nos deparamos com o final... Que final!!! Eu não esperava por isso, fantástico, fez tudo vale a pena, por isso recomendo anatomia de um excluído, fica a critério de vocês ler e tira suas próprias conclusões ok?

site: https://resenhaatual.blogspot.com.br/2017/07/resenha-anatomia-de-um-excluido-andrea.html

Dri - @oasisliterario 20/06/2017

E se você perdesse tudo e todos que ama da noite para o dia, sabendo que não pôde aproveitar o que a vida ofereceu justamente por estar tão centrado em aparências?
Anika Dragomir é considerada a terceira garota mais popular da escola, juntamente com sua melhor amiga Shelli e da garota mais malvada que todos conhecem: Becky. Becky é como Regina George em Meninas Malvadas (talvez um pouco pior) e Anika e Shelli sempre foram suas sombras. Ambas sempre acreditaram que ser popular era a solução para todos os problemas da vida, mas os acontecimentos irão mostrar que isso está longe de ser verdade. A vida de Anika muda completamente quando o garoto mais popular e o maior nerd da escola demonstram atração por Anika.
A proposta do livro dá a impressão de se tratar de mais uma história super clichê sobre popularidade e romances adolescentes. Isso é exatamente o que o livro "Anatomia de Um Excluído" não é.
Indo muito além de do quesito popularidade, o livro nos apresenta personagens imperfeitos que ainda não de encontraram socialmente. Anika, por exemplo, aparenta ser uma péssima pessoa que ama julgar as pessoas consideradas inferiores por ela, mas ao longo do livro percebemos a fachada que ela mantém no intuito de continuar sendo uma das garotas mais populares.
Narrado através do ponto de vista de Anika, o livro proporciona uma narrativa carregada de mensagens e reflexões.
Com capítulos curtos, o livro apresenta um mistério que ocorre paralelamente à narração, mas o leitor só recebe algumas pistas do que pode estar acontecendo até o desfecho final.
Um dos melhores pontos da história foi a evolução pessoal de Anika. É incrível poder ver o quanto ela cresceu e o quanto todo o cenário a afetava. Apesar da narrativa ser divertida e simples, o livro me deixou com o coração na mão. Não sabia o que me esperava quando iniciei a leitura e foi uma surpresa extremamente comovente.
Por fim, "Anatomia de Um Excluído" é um livro brilhante recheado de reflexões. Indico muito a todos os leitores que se encantam com histórias que trazem uma importante mensagem sobre a efemeridade da vida e os valores que damos a tudo e todos que nos cercam.

Link: https://www.instagram.com/p/BVlK5ddlaQZ/

Denise Crivelli 19/06/2017

Opinião:
....porque as vezes é preciso que alguém tenha coragem de expor a verdade para os outros, para que faça eles pensarem nos seus atos, mesmo que esteja correndo o risco de ser a vergonha da escola.

Hey pessoal e aqui estou com mais uma resenha de um livro que gostei de ler. Ia começar essa resenha contando um pouco da história, mas como a sinopse já diz tudo eu vou ir direto ao ponto,
Anika é uma garota que possui alguns pensamentos obscuros , bom ela reclama algumas vezes de seu pai e não gostaria de voltar a morar com ele. Ela vive com sua mãe, irmãos e um padastro e pelas suas descrições seu lar não parece ser feliz, irmãs mal humoradas, irmãos que vivem em seu mundinho, uma mãe que gosta das aparências e um padastro que não parece ligar para nada e confesso que essa falta de afeto me incomodou um pouco, mas foi acontecer algo triste na história que podemos ver que eles realmente se amam e se preocupam com a Anika, que cada um tem o seu papel fundamental na família
Fora a parte familiar, a Anika é uma garota que se afunda na pressão social, principalmente por ser a terceira na escala de popularidade, é meio que uma seguidora da Becky junto com sua amiga Shelli a segunda na ordem e tanto Anika como Shelli não suportam a Becky e vivam reclamando, mas ao mesmo tempo elas tem medo de ir contra a garota mais popular da escola e ter suas vidas infernizadas, afinal Becky arruinou a vida de alguns alunos por coisas muito pequenas e também por tédio.
Ela saia com um garoto chamado Logan ele era um fofo, mas Becky o considerava um perdedor e para ajudar Anika chama a atenção do garoto mais popular e super desejado e precisava escolher entre eles, mas leva em consideração o que outras pessoas irão achar da sua escolha.
Anatomia de Um Excluído fala de temas como racismo, descriminação de imigrantes já que Ankia é filha de um Romênia e que viveu com ele por alguns anos, então sua "amiga" vivi jogando isso na cara da garota.
Acontece uma coisa tão triste na história e eu não esperava por aquilo, na verdade esse livro foi uma boa surpresa, li a sinopse e me interessei, por isso solicite, mas não esperava tanto dele e pensei que seria algum romance mais clichê, mas foi diferente do que esperava, esse livro trata de assuntos sérios. A protagonista Anika é uma personagem como eu, você e outros que se preocupa com a opiniões da pessoas e que deixa de fazer o que quer, andar com quem quer e até se vestir de forma diferente porque pode ser malvista por outros jovens e essa situação acaba deixando a jovem confusa, ela sabe que algumas escolhas são erradas, sabe que tudo o que Becky faz é errado, mas ela também é uma adolescente que quer terminar a escola da forma mais tranquila, mesmo ela tendo que fazer o que os outros esperam.
Mas também podemos ver uma personagem arrependida e mostrando seu verdadeiro eu, mesmo que isso traga consequências ou não, porque as vezes é preciso que alguém tenha coragem de expor a verdade para os outros, para que faça eles pensarem nos seus atos, mesmo que esteja correndo o risco de ser a vergonha da escola.

Quote:
"Tentamos o quê? Jantar com uma pessoa negra? Fingir que não somos uma casa cheia de péssimas pessoas em geral? Tentamos ser menos autocentrados. Tentamos parar de focar em nossas obsessões idiotas e notar outras pessoas. Tentamos ser abertos, para variar. Tentamos não ser uma família ligeiramente racista. Tentamos ser iluminados. Tentamos ser bons. Tentamos ser todas as coisas... que não somos.""Tentamos o quê? Jantar com uma pessoa negra? Fingir que não somos uma casa cheia de péssimas pessoas em geral? Tentamos ser menos autocentrados. Tentamos parar de focar em nossas obsessões idiotas e notar outras pessoas. Tentamos ser abertos, para variar. Tentamos não ser uma família ligeiramente racista. Tentamos ser iluminados. Tentamos ser bons. Tentamos ser todas as coisas... que não somos."

site: http://momentocrivelli.blogspot.com.br/2017/06/resenha-anatomia-de-um-excluido-andrea.html

De Olivato - @olivatobooks 10/06/2017

O tipo de livro que você acha que não vai te surpreender e no final, você tá chorando em posição fetal pedindo socorro
Este livro foi escrito pela Andrea Portes e conta a história de Anika Dragomir que é uma imigrante em uma cidade pequena e também a terceira garota mais popular da escola. O que muitas pessoas não sabem é que por trás de toda a fachada que ela ergueu diante de si, existe um poço de pensamentos obscuros e planos vingativos, ela se acha quebrada e com defeito por dentro.

(Nunca julgue um livro pela capa.)

Anika vive sempre tentando fazer com que a sua vida agrade Becky Vilhauer, a garota mais popular da escola e que pode fazer a vida de qualquer pessoa virar um inferno. Ela dita quem é legal e quem não é e nossa protagonista vive sempre pisando em ovos para não ser a rejeitada na cidade.

Toda a vida de Anika pode virar de ponta cabeça quando ela começa a se apaixonar por Logan McDonough – o loser mais recluso de todos -, ficar com ele seria declarar uma guerra contra Becky. E do outro lado da história para ajudar tudo ainda mais, Anika cai nas graças do crush desejado de todas as garotas na cidade.

O resumo da história pode não parecer muito atraente à primeira vista, mas o livro fala sobre aceitação, sobre racismo e sobre parar de se preocupar tanto com as coisas que te limitam a fazer o que quer. Este livro me surpreendeu tanto que não consigo descrever bem a sensação, só leiam e espero que gostem tanto quanto eu.

Uma dica: Leiam os agradecimentos quando acabar o livro, não fechem simplesmente sem ler aquelas palavras que a escritora deixou para nós.

No Skoob, eu dei 4,5/5 estrelas e favoritei, eu estava precisando mesmo de um romance tão bom quanto esse para ler e me entreter, a leitura é fluida e quando você perceber já vai ter acabado de ler – eu li em dois dias e sinto que poderia ter lido em um. Recomendo muito para todo mundo que precisa de uma leitura rápida, porém cheia de qualidade e questionamentos.

site: https://www.instagram.com/p/BVHuW4ql_FT/
Mithisilva 29/10/2017minha estante
eu tô chorando até agoraaaaa, socorrroooooo!
um dos melhores livros que li esse ano sem sombra de duvidass