O ÚLTIMO HERDEIRO

O ÚLTIMO HERDEIRO Renato Lira

Resenhas - O ÚLTIMO HERDEIRO

Filipe.Santos 27/02/2018

O Último Herdeiro e a Pedra Anuladora
A história deste livro (deste volume) se passa no tempo da idade média, para ser mais exato 1732, castelos, cavaleiros, e pessoas com poderes mágicos, são envolvidas nesse mundo de "O Último Herdeiro e a Pedra Anuladora".
A história se passa pela vida de Caio e Roberto, que passam por uma jornada proteger os objetos que lhes dão poder, porém são perseguidos por um homem ambicioso chamado Lúcio, que quer os poderes desses objetos para si, e faz de tudo para conseguir.
Após um grande salto no tempo, a história se passa com os herdeiros de Caio e Roberto, Erick e Peter, os ditos Últimos Herdeiros, que agora tem a missão de encontrar os objetos que Caio e Roberto esconderam para derrotarem Lúcio.

Ana Paula Sesterheim 15/02/2018

Sinopse incrível, mas história pouco trabalhada.
O livro é dividido em duas partes, a primeira ambientada no século XVIII, e a outra no século XXI.

A primeira começa na Inglaterra com Caio, um jovem que deve proteger um tesouro e um livro junto de Roberto, um homem que acabou de conhecer, mas tornam-se grandes amigos (primos, para os desconhecidos). Ambos escondem os artefatos em outro continente e fazem de tudo para ter uma vida normal, como casar e ter filhos e tudo ocorre perfeitamente bem nesse período. Então, somos apresentados à Jhonny na segunda parte.

A segunda é ambientada no ano de 2046, e a tecnologia está muito mais avançada, tendo robôs para todos os tipos de trabalhos. Tudo ia bem, até que um dia o pai de Eric, o último herdeiro, se vê sozinho tendo que cuidar de seu filho.

Será que Eric será capaz de proteger o tesouro de uma guerra iminente e de inimigos que o cercam há mais de uma geração?

Confesso que o livro me chamou a atenção por ser uma fantasia ambientada no século XVIII, e a premissa é bastante interessante, mas fui desapontada logo nas primeiras páginas.

Apesar da história ser ambientada séculos atrás há muita informalidade, e até mesmo questões culturais foram deixadas de lado. Todos os personagens são chamados de “Seu Fulano” em algum momento, até mesmo o rei, guardas, entre outros. Além de se passar na Inglaterra e os nomes dos personagens serem completamente brasileiros: Caio, Roberto, Carlos, João...

Também há uma moça que mais tarde virá a se tornar esposa de Caio, mas ainda quanto está solteira, vai na casa de Roberto e Caio SOZINHA, o que sabemos que não aconteceria de maneira alguma tempos atrás. Essa mesma personagem é completamente birrenta e mimada, fazendo o que bem entender com o marido, inclusive, bate nele.

Outros fatores que contribuíram para que eu não aproveitasse a leitura foi a incoerência. Sim, há muitas coisas confusas. Algumas delas são o fato do tesouro ser escondido (jogado) no mar, a deriva, como se não fosse parar em qualquer outro lugar do mundo.

Também há um leão que é colocado na garagem de um hotel junto à um cavalo, como se fosse normal. Nem mesmo em uma história de fantasia isso chega a ser plausível, já que os animais ficam largados lá como se fossem veículos, além do óbvio acontecer: o leão come o outro animal.

Enfim, é um livro que não nos convence, além de não nos passar a sensação de estarmos em outra era, não conseguimos imaginar. Se a história fosse ambientada apenas no século atual, seria a mesma coisa. Não há diferença alguma da linguagem de época e atual.

O texto também é bastante poluído. Há muitas palavras repetidas e variações, encontrei “ele”, “dele”, dela” em apenas 2 linhas, por exemplo. A revisão também peca bastante na ortografia, concordância, gramática, etc.

Esses pontos que citei, são mais em relação a primeira parte. A segunda preferi não comentar sobre os fatos para que ninguém pegue spoiler, mas os erros são os mesmos.

Acredito que a história poderia ter sido muito mais trabalhada, pois não parece que o autor fez pesquisas durante a produção do livro, dando a impressão de um trabalho raso e jogado. Também acho que a editora poderia ter feito um trabalho muito melhor com a obra, dando suporte ao autor nesses quesitos com a ajuda de um revisor, o que não me parece o caso.

Enfim, o autor tem que melhorar muito, pois é como se eu tivesse lido um rascunho de uma ideia. Então, seria interessante se houvesse uma segunda edição, para que os leitores acompanhassem essa evolução do autor, que espero que melhore com as críticas.

site: http://www.cantinhogeek.com/2018/02/resenha-o-ultimo-herdeiro-e-pedra.html

Dy 15/08/2017

O Último Herdeiro | Por Minha Fuga da Realidade
O ano é 1732, Ingleterra. Caio, um aprendiz de ciências, se encaminha para mais um dia de estudos com seu professor, João. Porém, mal ele sabe que em poucos minutos uma jornada impensável começará. Encarregado de proteger o Tesouro e o Livro, na companhia de seu novo amigo e guardião, Roberto, eles embarcam em um navio com destino à America. Após esconderem o tesouro e o livro eles decidem viver suas vidas sossegadas, encontrarem suas paixões e terem seus herdeiros.
No ano de 2046 a tecnologia está bem avançada. Com apenas um pequeno aparelho você pode guardar desde o seu dinheiro até o seu carro. O trabalho mais pesado fica a cargo dos robôs. Dessa vez, somos apresentados a Jhonny e Lara. Porém, uma fatalidade deixa Jhonny viúvo e sozinho para cuidar de seu recém nascido, Eric, o último herdeiro do Tesouro.
[imagem]
Eu sinto tanto em dizer que não consegui terminar a leitura. A premissa é interessante, porém a escrita atrapalhou-me. Como o livro se passa em duas épocas distintas, poderia haver uma diferença na linguagem, porém nas partes passadas em 1732 a linguagem usada foi bem informal, eu não consegui me situar na época datada. Dando um salto no tempo, temos o novo herdeiro do tesouro. Trezentos e treze anos depois e vemos lugares e tecnologias bem avançadas, porém eu esperava mais da sociedade futurística. Nas escolas ainda há aqueles grupos estereotipados, o que não me agradou.
Mas não deixe de conferir as obras do Renato. Este livro foi escrito há dez anos e ele preferiu publicá-lo desta maneira para ver sua evolução na escrita.
Se ele pretender relançá-lo com seu modo de escrita atual, ficarei feliz em conferir.

Como não terminei a leitura, não classificarei.

site: http://minha-fuga-da-realidade13.blogspot.com/2017/08/resenhando-o-ultimo-herdeiro-e-pedra.html