Queimada viva

Queimada viva Souad

Resenhas -

Daniela.Dantas 31/08/2020

Outra Realidade
Este livro conta-nos a história de Souad, uma mulher muçulmana que nasceu na Cisjordânia.
Ela relata-nos a sua vida na pequena aldeia onde cresceu, e todas as coisas pelas quais é ?normal? uma mulher passar lá.
Souad sempre viveu dentro das regras por medo, mas decidiu arriscar-se por amor, um risco que quase lhe custou a vida.
A história desta mulher é terrivel, as coisas pelas quais ela teve que passar são desumanas.
À medida que ia lendo, cheguei a colocar em causa a veracidade das suas palavras, pois não conseguia aceitar que pudesse ser real.
Aconselho a lerem este livro, é uma história de vida que precisa ser partilhada.

Cristiana.Teodoro 01/08/2022

Lei dos Homens
É uma história de força e coragem que mostra uma realidade muito cruel para quem cresceu rodeado de liberdade e felicidade, mas para mulheres e meninas em alguns países apenas existe dor e sofrimento e para elas é a normalidade porque não conhecem outra forma de ser.

Amar custa caro, ser feliz igualmente e por isso, as meninas são aprisionadas e escravizadas toda a vida enquanto os homens fazem as suas leis e normas, e quando ela conhece o vizinho da frente, confia nele porque supostamente ele conhece os costumes e tradições e irá casar com ela, mas isso não é verdade. Exatamente por conhecer os costumes, sabe que pode fazer o que quiser que ela será sempre a culpada....

Ler que os pais encomendam a sua morte e que o cunhado tem coragem de a queimar viva, vê ela arder e aguardam que morra para poderem fingir que sofrem por ela, mas a verdade é que só querem a honra da família lavada custe o que custar.

Matilde.Mourato 30/11/2023

"Só posso falar, é a única arma que me resta"
Que murro no estômago... Que leitura dura e reflexiva.
Uma realidade da atualidade, infelizmente. E uma prova que ainda há um longo e duro caminho a percorrer na luta dos direitos das mulheres.
É de facto um must read para ter noção das realidades das outras pessoas, da vida e da morte das outras mulheres, uma obrigação de sair da nossa bolha, e refletir sobre a mesma.