FC do B

FC do B Henry Bugalho...

Resenhas - FC do B

Davi.Paiva 01/12/2022

Não tem qualidade gráfica, mas tem qualidade no conteúdo.
Mais um livro da minha coleção que quis ler e ponderar se colocava à venda ou não.

Eu o comprei há muito tempo em uma queima de estoque da editora, que havia decretado falência. E confesso que os contos iniciais me deixaram muito empolgado, pois eu estava achando-os muito bons.

Infelizmente os textos seguintes não mantiveram a mesma qualidade. Ou tinham aberturas fracas ou diálogos ruins ou a situação-enredo-clímax era mal apresentada e resolvida em um dos três aspectos... ou tudo isso.

Dei nota de 1 a 5 para cada um dos 26 textos. E no final tive:
Nota 3,5: 3 textos.
Nota 4: 3 textos.
Nota 4,5: 1 texto.
Nota 5: 2 textos.

Somando e fazendo a média, temos nota 3.

Eu poderia descontar 1 ponto pelo trabalho gráfico da editora? Sim. Fonte pequena, pouco espaçamento e falta de padronização entre como escrever os diálogos e quando usar o itálico ou não prejudicam o texto. No entanto, não acho justo com os autores dizer que o trabalho era 2 de 5 por culpa de uma editora que fechou as portas.

Para finalizar, os meus contos preferidos foram "Cemitério Russo" e "Bóson de Higgs" escritos, respectivamente, por Henry Bugalho e Sheilla Liz. É muito raro eu dar nota 5 a um conto em uma antologia. Então achar dois contos nota 5 é quase um milagre.

Em suma, "FC do B: Panorama 2008-2009" é um trabalho interessante que não se esmera pela qualidade gráfica, mas ainda preza um bom conteúdo.

Recomendo!