The Flame Bearer

The Flame Bearer Bernard Cornwell

Resenhas - O Portador do Fogo

Alê Guimarães 26/11/2022

A longa saga de Uthred vai chegando ao fim
Nesse livro, Uthred volta ao lar, tentando resgatar Bebanburg. O cenário é o mesmo com as batalhas sangrentas e expertize de um grande guerreiro. O livro mantém o fôlego e as batalhas continuam empolgantes.

bardo 28/10/2022

Não sei se o Cornwell virou "queridinho da Academia" mas bem cabe aqui o meme da Isabela Boscov: "...mas não é só da Academia. É que ele é bom mesmo!" Décimo volume da saga e o autor entrega uma trama que prende o leitor do início ao fim. Novamente com seus personagens complexos, seu deboche crítico em relação a Igreja corrupta e mesquinha e principalmente a tensão misturada a um bom humor que em vários momentos vai arrancar um sorriso do leitor. Evitando dar spoilers, aqui Cornwell dá sequência aos eventos relatados no volume anterior e "fecha" um dos núcleos da narrativa. E como de costume constrói uma sequência de tirar o fôlego do leitor, Cornwell extrapola em sua capacidade de colocar o leitor "dentro" da cena de batalha. Aliás outro ponto a ser elogiado e que valeria talvez um estudo é analisar a forma como o autor usa o arquétipo de masculinidade. Temos um devaneio do protagonista que rememora pontos já abordados, é no mínimo interessante a paixão com que são descritos e as justificativas do protagonista para ser o que é. É curioso como o autor aborda uma masculinidade extremamente agressiva mas que também possuí um lado terno até mesmo frágil. Fico a pensar o efeito dessa construção em leitores mais jovens. Vale dizer que as personagens femininas também estão longe de ser bobocas sem poder algum, se é verdade que Cornwell mantém a ideia de que a mulher na maioria das vezes não toma a frente (até pelo contexto da época) é nítido em vários momentos a ideia de um feminino que age nas sombras. Que longe de ser passivo influí nos acontecimentos, muitas vezes de forma decisiva. Em suma mais um volume faz jus as expectativas e talvez mesmo até as extrapole.

Peter.Molina 25/10/2022

Parece o fim da saga só que não
No décimo volume das Crônicas Saxonicas temos um importante plot que não posso mencionar porque seria um grande spoiler, mas que simula o que seria o final. Mas temos ainda 3 livros pela frente. Neste volume, o início eu achei bastante cansativo, devido às diversas cenas onde a estratégia e as lutas e intrigas políticas são discutidas exaustivamente. Mas as últimas 35 páginas do livro são de tirar o fôlego, com uma cena de batalha que vale a morosidade do início.

Capives 23/08/2022

O senhor de Bebbanburg
Se existe uma saga mais grandiosa do que crônicas saxônicas, ainda não a li. Sou apaixonado pela escrita do Cornwell, e não deixo de me empolgar e me surpreender a cada livro que leio.

Thiago Amorim 07/08/2022

Conquista!
Finalmente Uhtred conquista a fortaleza ancestral de sua família. Uma história longa até aqui, com muitas reviravoltas e estratagemas.

Letícia Caetano 29/07/2022

Nesta nova história e rei da Escócia é introduzido e é possível observar com mais clareza a astúcia de Uhtred, que sofrerá com algumas situações e como nos livros anteriores, o autor discorrerá sobre os preparos de uma batalha, bem como o inimigo pode ter uma boa estratégia, se executada adequadamente.

Focado em alcançar seu objetivo, Uhtred cria um plano sólido e surpreendente, assim controlando seus inimigos sem que eles percebam. Seu plano para tomar a Fortaleza que é sua por direito é acompanhada de batalhas sangrentas, intensas e instigantes, o auto mantém a essência das melhores batalhas que já ocorreram nos livros.

Em meio ao processo de invasão um homem aliado de Uhtred surpreende ao vencer um oponente mais experiente e sua estratégia para lidar com AEthelhelm indica um futuro brilhante.

DeiaMolder 06/07/2022

O Portador do Fogo
Volume 10 - Crônicas Saxônicas
Bernard Cronwell

Feliz por ler esse décimo volume.
Neste livro, mais que os outros, tivemos uma intensa e intricada rede de intrigas e armadilhas, encabeçada pelo pérfido Æthelhelm, sogro de Eduardo.?

"Era um ardil inteligente, com certeza tramado pelo próprio Æthelhelm. Ele queria provocar uma guerra."

Mas temos Uthred, nosso senhor da guerra, que cheira treta no ar. ?
Com muita estratégia, nosso guerreiro consegue dar a volta nessas artimanhas do destino.

"Éramos a matilha de lobos, éramos os matadores da Britânica." ?

Os últimos capítulos são irracionalmente sangrentos e sensacionais ?? e nos leva aos primórdios dessa saga, o quanto sofremos e torcemos por esse personagem a almejar seu destino. ?

"O inimigo estava a dez passos de distância e eu caminhei cinco desses dez, ficando sozinho diante deles. Está é minha rocha!!! vociferei para eles."

Poderia terminar aqui, mas o destino ainda reserva algo mais a nosso senhor de Bebanburg....

"O medo grita em algum lugar profundo. Ignore - o. Merda e sangue, o fedor da glória. O inimigo está com mais medo. Mate - o ! Mantenham os escudos firmes. Matem!!!!

Déia 01/07/2022

Em um breve momento de paz, Uhtred vê sua chance de recuperar suas terras. Ele é 9 senhor de Bebbanburg e quer o que é seu por direto. Em mais um livro fantástico, Bernard Cornwell deu um show com uma história de arrepiar.

Reinan.Barbosa 21/06/2022

Como é bom essa série , e como bernard cornwell escreve na minha humilde visão muito bem , estou gostando bastante acompanhe esse trabalho !!!!

Douglas.Castro 13/05/2022

Perfeito
Como toda a serie tem sido, este é mais um livro perfeito do autor, esperando agora pelo próximo livro!!!

Marlon.Abel 27/02/2022

"Então irá para casa e os poetas vão compor uma canção sobre a batalha. E talvez seu nome seja cantado e você se vanglorie de sua proeza. Os jovens ouvirão com espanto e inveja e você não falará do horror. Não dirá como é assombrado pelo rosto dos homens que matou, como no último fôlego eles pediram piedade e você não teve nenhuma. Não vai falar dos rapazes que morreram gritando pela mãe enquanto você torcia uma lâmina nas tripas deles e rosnava seu desprezo. Não vai confessar que acorda à noite coberto de suor, com o coração batendo forte, tentando escapar das lembranças. Não vai falar disso porque esse é o horror, e o horror é contido no baú do coração, é um segredo. E admiti-lo é admitir o medo, e somos guerreiros."