O Portador do Fogo

O Portador do Fogo Bernard Cornwell

Resenhas - O Portador do Fogo

Velho Vesgo 31/03/2024

Cornwell é um excelente contador de histórias e mais uma vez admiro sua escrita. Tenho algumas ressalvas a fazer, mas isso será feito ao final da saga.

lucky5 30/03/2024

Em questão de narrativa foi um dos volumes com mais reviravolta e ações, todo capítulo estava acontecendo algo que nós mantia atento a história. Apesar de ter demorado terminar esse livro, sempre que o peguei para ler, lia muitas páginas de uma só vez, provando que apesar das repetições em alguns pontos, o autor ainda entrega uma escrita envolvente. Sem contar o final extremamente satisfatório, onde algo que tanto esperamos finalmente acontece.

Charlinho07 12/03/2024

Já era hora
Bernard Cornwell e Ken Follet foram os dois autores que me fizeram um fã de ficção histórica. A forma como desenvolvem os personagens e preenchem as lacunas que a história deixa em aberto, sejam com personagens fictícios ou com a ação ou decisão que algum personagem toma, torna tudo mais rico, ao mesmo tempo que nos deixa com a pulga atrás da orelha: será que de fato as coisas se desenrolaram assim?

E a saga "As Crônicas Saxônicas" são assim. Fatos históricos, com um pouco de ficção e um baita enredo pra acompanhar. Em O Portador do Fogo, apesar de ainda ter como plano de fundo a formação da Inglaterra, a fórmula é menos usada. Tudo aqui tem a ver com Uthred, que é um personagem fictício que faz a cola entre a história real e o inventado pelo autor. Neste livro temos o ponto alto da história de Uthred, seu sonho e sua luta, que sempre precisa ser deixada de lado em prol de sua lealdade aos seus juramentos.

Dessa vez, Uthred é de fato o centro da história. Reis, rivais e política fica em segundo plano. Muito mais empolgante que o livro anterior (Guerreiros da Tempestade) cheio de reviravoltas e sempre a dúvida pairando: será que agora vai?

Sem dúvidas, um dos melhores volumes da saga. Aqui vemos Uthred revelar seus medos e ao mesmo tempo a sua maldade (aqui eu me refiro a carnificina da batalha final). Temos Uthred em sua glória de batalha. E os resultados de anos de batalhas e ensinamentos que ele passa para seus guerreiros.

E que o próximo seja melhor do que esse!

Gabriela3462 04/03/2024

O Portador do Fogo (10° As crônicas Saxônicas)

320 páginas

???.5

Muito bom, mas fictício demais

04/03/2024
Livro 20

M.A. França 12/02/2024

Uthred, como sempre, uma excelente companhia que traz um alívio cômico para os dias de estresse. Fora isso, também os bons princípios de um guerreiro, que, infelizmente, estão se perdendo hoje em dia.

Felipe.Mello 19/01/2024

O portador do fogo
O décimo livro das ?Crônicas Saxônicas? começou bem devagar e até repetitivo, confesso. No decorrer dos meus históricos de leituras, registrei o quanto eu já estou fadigado dessa serie de livros e como a fórmula do Cornwell já está batida. Em alguns momentos, me vi fazendo uma leitura dinâmica (aquela que a gente passa os olhos rápido pra agilizar e pular as partes chatas, descritivas e que deixam a história empacada).

No entanto, a escrita do Cornwell é muito gostosa! E o cara continua sabendo construir narrativas!! Ele sabe segurar o clímax! Sabe quando tem que avançar e sabe a hora certa de nos prender e nos manter empolgados, querendo devorar as próximas páginas!!!

O final desse livro é extremamente compensador e satisfatório!!!!

Dito isso, Bernard Cornwell segue me mantendo preso e motivado para ler os três últimos livros que trazem o desfecho das aventuras de Uhtred e da unificação da Inglaterra!!! ?

Trindade 01/10/2023

O clímax está chegando
Neste volume, a idade alcança Uthred que está cada vez mais cansada, no entanto sua mente ficou mais afiada e Bebbamburg é, finalmente (10 volumes, é sério isso?), sua mais uma vez. Mas por quanto tempo?

Sparr 21/08/2023

Seguindo Uhtred, com medo de perdê-lo de vista
No décimo volume da aclamado saga, best-seller do NYT, veremos Uthred sentir o peso da idade e atravessar uma das mais importantes batalhas na formação do que hoje chamamos de Inglaterra. Um livro sobre uma sociedade que se forma através das intrigas políticas, pavor causado pelo clero e pelo reconhecimento da força de povos escandinavos. Os vikings pensaram que encontrariam uma terra fértil, e, tal qual o costume de suas nações, pensaram poder reivindicá-la em combate, mas descobriram que a resistência do último reino custaria muito mais caro do que jamais consideraram.
O livro está com a tradução do maravilhoso Calado, tem uma boa revisão e, diferente de alguns outros volumes desta mesma saga, parece ter projeto melhor acurado e definido. À exceção da diagramação de capa. Quanto ao conteúdo? Impecável. O senhor Bernard Cornwell não decepciona. ("Ah! Não pode falar das produções..." Oxe! Não tô devendo, eu hein).
É 917 d.C., Uhtred já tem 60 anos, suas habilidades não são mais as mesmas, apesar de ser  um guerreiro feroz e temível.  Edward lidera os esforços para expulsar os daneses das terras saxãs. Æthelflaed, governa a Mércia e ainda confia a Uhtred sua proteção. Existe uma paz inquieta no ar, entre os vikings e os reis do bastião saxão. Mas o destino é inexorável, e um implacável inimigo se levanta: Constantin da Escócia.
Uhtred está determinado a expulsar essas ameaças, sem se afastar de seus deuses antigos ou se perder nas redes de corrupção, além disso, ninguém será capaz de mantê-lo afastado de seu direito de nascimento. Ele é o senhor de Bebbanburg, o descendente de Ida, o Portador do Fogo, e vai precisar de todas as habilidades para transformar seu sonho em realidade.

JoAo 15/07/2023

O PORTADOR DO FOGO
Esse livro me deixo muito ansioso kskssksksk cada página uma reviravolta diferente eu acho que ia ser bem clichê porém foi bem diferente do que eu imaginei.

Oscar.Valeriano 23/06/2023

A luta de Uhtred está a caminho de realizar seu sonho, reconquistar a fortificação que é sua por herança Beddanburg