The Handmaid

Resenhas - The Handmaid's Tale

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Duda 04/09/2020

The Handmaid's Tale
O livro conta a história de Offred na República de Gilead e sua única função é reproduzir. Se ela se desviar desse objetivo ela será morta ou enviada para fora da República para morrer. Porém nem essa condição de vida pode impedir o desejo de ser alguém.

A narrativa é cheia de momentos tensos e imprevisíveis em contraste com momentos de reflexão e memória de um passado não tão distante. Vemos como a personagem principal (que, a princípio, não revela seu verdadeiro nome) pensa, toma decisões e analisa a sociedade em que vive aplicando os modos que lhe foram ensinados.

É uma excelente reflexão sobre o papel da mulher, sobre a sociedade que ela está inserida e sobre a convergência da religião com a política num único poder. Um livro imprescindível nos dias atuais por isso recomendo a todos.

"We were a society dying, said Aunt Lydia, of too much choice."

Andréa Marcela 21/11/2023

Uma leitura de um mundo paralelo, mas não completamente diferente do que vivemos, onde uma parte comanda, algumas poucas mulheres recebem o alto título de esposas e as demais mulheres são usadas, como empregadas ou como reprodutoras?
Bianca S 21/11/2023minha estante
nao terminei de ler, mas vi a serie. e é extremamente assustador ver o quao perto essa realidade está de se tornar a verdadeira... do jeito que os fundamentalistas estao querendo impor suas crenças u.u

Nina 21/11/2023minha estante
Esse livro é muito bom! E cabe várias discussões também!

tina 31/07/2022

as primeiras 100 páginas p mim foram muuuuuito arrastadas, nada me prendeu mt, porem do meio p final fiquei presa no livro
a história é boa, mas infelizmente coloquei mt expectativa. smp ouvi q o livro era incrivel 5 estrelas, mas eu achei meio simples demais, nao sei
famosa historia: muito bom, nota 2
a escrita é boa demais, acho q isso q salvou

Natasha 26/10/2020

É difícil escrever algo que é profundo em tantos níveis que tu acaba se perdendo, ainda mais quando palavras não são coisas que fluem facilmente para mim. Porém, sinto que nesse livro eu não posso apenas dizer ah é incrível, muito bom, muito verossímil com a atualidade, etc. Porque, por mais que seja tudo isso, também é mais.

É o papel da mulher analisado na forma mais crua possível. E, por isso, é impossível descrever exatamente o que se aprende, tu termina sentindo que tu entende mais do que antes, é meio inexplicável. É também a construção de um estado totalitário, mas de uma forma diferente, a autora também analisa a parte que todo mundo se pergunta (mesmo que inconscientemente): como foram capazes de chegar a esse ponto? Porque se submeteram? Porque ninguém lutou?

Fora isso, tenho só que dizer que tu demora um pouco pra pegar o livro, mas fora isso a linguagem não é inacessível (eu li em inglês, mas imagino que em português não seja muito diferente, inclusive recomendo essa versão porque tem uma introdução da autora) e consegue ser extremamente efetiva pra sua finalidade. Virou um dos meus favoritos, por toda sua complexidade impecável e por ser um soco no estômago, como alguns diriam.

"And so I step up, into the darkness within; or else the light."

Beatriz 27/04/2017

Tá pra nascer livro mais inteligente que esse. O romance distópico mais perto da realidade que eu já li.
Clarinha 29/07/2018minha estante
Oiee! Esse livro tem versão em português??

Allysson 14/05/2019minha estante
Sim Clarinha, é O Conto de Aia

Samira 12/01/2021

Sei que é um Bestseller...mas...
não gostei... principalmente do final...Boa sorte para quem iniciar a leitura. Eu realmente não curti...foi interessante no início, mas depois sei lá

rschuwenk 03/04/2022

O conto de aia
Um mergulho profundo no absurdo. Que te prende. Do inimaginável, vem o pior do que podemos esperar de um ser humano.

Andy 13/08/2021

Neste livro você vai conhecer as Marthas, as Econoesposas (acho q se escreve assim, os ambos nomes) e, claro, as Aias.
Para se tornar uma Aia é necessário duas coisas: ser uma mulher fértil e ter infringido uma lei.
As Aias são extremamente importantes: são as mulheres férteis que gerarão os filhos de um casal. Apesar disso, são muitíssimo oprimidas. Por todos.

Nayhara 21/06/2021

Depois de já ter visto a série
Sempre dá aquele medo de estragar uma das experiências, a do livro ou a da série. Mas fui surpreendida! A série introduz Gilead fielmente, e o livro complementa os acontecimentos de maneira extremamente detalhista. Conseguimos nos aprofundar ainda mais nos pensamentos e sentimentos da ?Offred?, mas, por outro lado, as cenas chocantes são ainda mais difíceis de engolir. É uma distopia que assusta porque foi fundada em ideais que a gente encontra facilmente por aí. A experiência da leitura, a imersão na história, entretanto, são incríveis. O apêndice (ou capítulo final, não sei haha), ?notas históricas sobre Gilead?, é MUITO importante pra trazer o contexto da sociedade, e também pra amarrar algumas pontas.

História difícil, mas muito importante. 5 estrelas com certeza!

?Maybe it?s because I?ve been emptied; or maybe it?s the body?s way of seeing to it that I remain alive, continue to repeat its bedrock prayer: I am, I am. I am, still?

dani ^_^ 17/04/2021

Preocupante
O jeito que a autora detalha e nos mostra os motivos que levaram à esse mundo destópico nos dá uma leve sensação de medo, pq essas explicações não são tão distantes assim do mundo real.

Laís 16/05/2021

Nota 10/10
Livro extremamente necessário! Uma leitura pesada, mas, necessária. Você não vai se arrepender.
anabessas 16/05/2021minha estante
Quero muito ler esse livro!

Jota 21/07/2021

Realidade
O livro te prende assim que você começar a ler a se habitar do que está acontecendo. Muitos dos relatos são bem pesados, mas mesmo assim a gente não quer para de ler até que quando você percebe o livro acabou

Carol 12/04/2023

A história tem um potencial incrível (até por isso tem a série, mas nunca assisti). O livro é bom, mas não é surpreendente. Falta muita coisa, a história fica como mal contada. Muitas pontas que ficaram soltas e que ao meu ver são essenciais pra entender a história. Não é um livro ruim, mas não atendeu as expectativas.

Lanna 24/08/2020

MEU DEUS
Sem palavras pra expressar o que eu sinto sobre esse livro. PERFEITO.

Mar 16/09/2020

Será que esse mundo distópico está tão distante de nós?
Uma obra muito boa da Atwood, e cada vez mais atual.
A história se passa num contexto pós golpe de estado, no qual as mulheres vão perdendo sua autonomia e direitos até serem tratadas como puros objetos reprodutores.
O livro acompanha uma personagem e através dela contextualiza a realidade das mulheres, diversas formas de controle de seus corpos, como se deu o processo do golpe de estado, as mudanças até chegar nessa nova realidade, formas de resistência e de despersonalização.
Parece uma realidade muito distante, porém é bem próximo do que estamos vivendo.
É uma leitura fácil, fluída, minha única dificuldade foi com a língua, pois escolhi ler a obra em inglês e em alguns momentos eu precisava de ajuda com algumas palavras, mas nada que atrapalhasse o entendimento da obra ou que não possa ser sábado com uma leitura do livro traduzido.
Indico a leitura do livro.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6