Levando os direitos a sério

Levando os direitos a sério Ronald Dworkin




Resenhas - Levando Os Direitos a Sério


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Santana 24/01/2024

Ronald Dworkin: um teórico da usurpação
Leitura importantíssima, não pelo valor da obra, mas em razão de suas consequências.
Expert em embromation e linguagem truncada para os fins que visa atingir, Ronald Dworkin é um dos incumbidos de fabricar uma teoria do Direito que liquefaz os conceitos legais em princípios interpretados pelos juízes, que serão transformados em comandos judiciais para os casos concretos.
Ronald Dworkin é um teórico da usurpação, ele formula uma estrutura de raciocínios que justifica ações governamentais e políticas a partir do judiciário, possibilitando que seus agentes continuem travestidos de toga e mantenham o prestígio típico dos juízes perante a classe jurídica e, principalmente, perante a massa de leigos.
Não é filósofo, é um ideólogo, o que é o mesmo que dizer que a sua função é construir um sistema de justificação, pretendendo que ele seja adotado coletivamente.
O Direito estaria em circunstâncias mais respeitáveis, legítimas e nobres se não estivesse influenciado pela obra do ideólogo Dworkin.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR