O Nariz (eBook)

O Nariz (eBook) Nikolai Gógol




Resenhas - O Nariz


764 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |


Lina 17/03/2024

O nariz
Mais um livro de literatura russa. Neste, veremos um barbeiro que ao tomar seu café da manhã, ele , ao cortar o pão encontra algo que o deixa intrigado. Dentro do pão está um nariz. Sua esposa não entende este acontecimento e começa a brigar com ele e pergunta o que ele fez para aparecer um nariz em seu pão. Ele desesperado percebe de quem é o nariz e decide se livrar dele. Até que a polícia o aborda e o prende. O dono do nariz acorda pela manhã e vai fazer a sua higiene habitual quando percebe que o seu nariz sumiu. Vai em busca até que vê que o seu nariz está andando por aí e tem uma parente melhor que a sua. Uma reflexão para entendermos melhor o valor das pessoas e coisas. Recomendo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Alan.Oliveira 14/03/2024

Um conto fantástico, narrando uma realidade absurda, recheada de humor e crítica ao funcionarismo público do império russo (e boa parte podia ser dita do brasileiro também rs).
Esse foi meu primeiro contato com Gógol e realmente atendeu todas as minhas expectativas.
Uma leitura rápida e divertida, vale a pena.
Franciele 16/03/2024minha estante
??????


Paulinho 16/03/2024minha estante
Preciso conhecer Gógol.




allenylson.ferreir 11/03/2024

O grotesco e o cômico se juntam nesse conto do gógol, aliado a uma crítica da sociedade russa e sua burocracia sufocante. o barbeiro, do qual não sei escrever o nome, acorda e vai tomar o seu café da manhã quando, ao abrir o pão que a esposa tinha feito, ele encontra um nariz dentro! eis o absurdo e o melodrama: o que fazer com aquele nariz, que era de um cliente chamado kovaliov? dividida em três partes, a narrativa carrega uma ambiguidade que caberá ao leitor resolver se irá acreditar nessa história fantástica ou não. a edição da antofagica ainda traz dois textos de apoio muito bons.
comentários(0)comente



yasmin1609 09/03/2024

??
Ainda estou a busca de um conto e/ou romance russo na qual irei me identificar com o propósito do livro, sigo buscando
comentários(0)comente



chuuyateamo 09/03/2024

Foi minha primeira vez lendo uma obra do Gogol e gostei bastante!
A leitura é bem fluída e me prendeu bastante. Adorei a forma como ele constroí a história com um acontecimento muito fantasioso e usa o humor para nos mostrar críticas sociais.
Com certeza lerei mais livros do autor
comentários(0)comente



madu 07/03/2024

Gógol é a escolha perfeita para iniciar na literatura russa
O que mais me assusta não é o nariz ter acordado um belo dia e decidido fugir, mas sim que as pessoas tenham achado aquilo a coisa mais banal do mundo
comentários(0)comente



iris 06/03/2024

Adorei a leitura desse aqui!! É muito sagaz, engraçadinho e bastante leve e fluido. Achei muito legal como a premissa fantasiosa da trama se mistura com o realismo e seriedade do protagonista, trazendo um tom de urgência e normalização do acontecimento central que torna tudo ainda mais engraçado.
comentários(0)comente



Juli 06/03/2024

NÃO META O NARIZ ONDE NÃO É CHAMADO!
Um história curiosa, por assim dizer.

Um dos maiores escritores russo, Nikolai Gogol, nos apresenta um narrativa cômica, trágica e que nos prende pela curiosidade e irreverência.

Ambientada na cidade de São Petersburgo, conta a história de Kovaliov que perde seu nariz e a sua saga para resgatá-lo em busca de sua dignidade.

Há desdobramentos curiosos no desenrolar da história que traz como pano de fundo uma mensagem/crítica ao cenário político de São Petersburgo do século 19.
comentários(0)comente



skuser02844 29/02/2024

?É que o senhor é o meu próprio nariz!?
A ideia de um nariz andando por aí e ganhando vida própria é bizarra e engraçada, de certa forma. O livro é curtinho e nos faz refletir sobre a sociedade.

É uma leitura rapidinha e super leve, recomendo!
comentários(0)comente



Lady Zulis 28/02/2024

"É que o senhor é o meu próprio nariz!"
Primeira obra que leio do universo gogoliano, depois de tanto encontrar nas menções de Dostoiévski, em que, nunca escondeu seu fascínio e admiração pelo seu precursor. Confesso que, numa primeira instância, senti que uma das obras de Salvador Dalí estava sendo descrita, devido ao aspecto surreal, cômico e um pouco bizarro.

Nikolai Gógol é considerado como um dos fundadores da literatura russa, e, a meu ver, não é por menos. Em 'O Nariz', uma narrativa curta, cômica e satírica, apresenta inúmeras críticas à São Petersburgo e sua eterna busca pela perfeição ? não muito diferente da nossa sociedade atual ?, sua gestão voltada para infinitos cargos públicos, as características fúteis e alienação dos personagens, pois, o primeiro pensamento do protagonista ao acordar sem nariz, é como iria se apresentar perante a sociedade sem algo completamente indispensável a sua aparência, e não a questionar o absurdo e irreal daquela situação.

"Gógol escreve com a maestria do cômico e com a destreza do dramático, mas é justamente o riso que leva o leitor ao entorpecimento, nesse confronto com uma escrita nada sútil, que a cada linha penaliza o personagem e busca ainda mais seu rebaixamento social."
comentários(0)comente



madu.zi 28/02/2024

"E parafraseando o velho ditado russo, não se deve culpar o espelho se a cara é torta."
É a minha primeira vez lendo Gógol, logo após concluir Crime e Castigo de Dostoiévski. É surpreendente como uma obra nos leva a outra dentro da literatura russa. O Nariz, para mim, foi uma experiência bastante engraçada e intrigante, muitas coisas foram esclarecidas para mim nos textos finais explicando todo o cenário de São Petersburgo e a ironia intrínseca na crítica social feita pelo livro, e ainda expandiu a minha mente para como os grandes escritores russos enxergam a cidade de diferentes formas e tons em suas respectivas obras.
O Nariz é uma obra recheada de críticas sobre a alienação burocrática e aristocrática da população da cidade no século XIX, onde um tapa na cara é mais aceito do que um erro de identificação nas "castas políticas" do local.
Agora um fato mais pessoal, a literatura russa é um grande esquema de pirâmide, é impossível parar em um só autor, um vai levando ao outro e assim por diante.
comentários(0)comente



Daniele591 28/02/2024

Esse foi meu primeiro contato com algo do autor. Apesar de ser bem curtinho, gostei do conto e da escrita dele, fluiu muito bem. Gostei da forma como o autor utiliza do humor e de fatos inusitados para te prender na narrativas e fazer análises da sociedade e de vários valores. Com certeza vou procurar mais obras dele depois
comentários(0)comente



Iarine 27/02/2024

Não gostei muito. Não senti afinidade nem com os personagens, nem com a narrativa. Para a época em que foi escrito acho que foi ótimo, trouxe novos aspectos literários que seriam copiados por outros autores. Mas para mim, como leitora, não funcionou.
comentários(0)comente



Yasmin.Filetti 26/02/2024

Li praticamente em uma sentada! O livro é muito bom, a história é muito boa, e a ilustração é muito linda. É incrível como o Gógol utiliza o carnavalesco na história. As análises de estudiosos no final são muito bem feitas e explicadas.
comentários(0)comente



764 encontrados | exibindo 61 a 76
5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 |