O nariz

O nariz Nikolai Gógol

Resenhas - O Nariz

debora-leao 16/01/2024

Não me conectei tanto com o livro. Está de acordo com as resenhas que li e o efeito foi bem esse mesmo: o de absurdo. Vc fica tipo "não é possível, que nada a ver". Logo nos primeiros parágrafos vc pensa "ble, que forçado, nada crível", mas a narrativa segue e vc passa a pensar "caraca que gente doida, eles estão insistindo nisso mesmo!".

O livro foi engraçado em alguns momentos. A crítica social pra mim perpassou uma questão de arrogância (justamente o funcionário ambicioso perde logo o NARIZ? O cara "nariz empinado" fica sem essa parte do corpo?), uma crítica ao funcionalismo público, enfim. Foi interessante, mas por ser bem curto achei meio pouco desenvolvido. Poderia ser mais profundo. É uma história curta, tem menos de 100 páginas, o livro é um pouco maior pq há muitas ilustrações e alguns textos de apoio que juntos perfazem umas 20-25 páginas.

Uma coisa que senti é o extremo pertencimento à cultura russa. Foi minha primeira leitura de Gogol, especificamente, mas de russos em geral eu li Anna Kariênina, Noites Brancas e Gente Pobre, e O Nariz é de longe o que pra mim foi mais ligado a esta cultura. Tanto que algumas vezes achei difícil entender algumas coisas mesmo com notas de rodapé, pq fica explicado mas não dá pra compreender o sentimento (quando se diz que tal termo é uma dança tradicional russa, pra mim fica faltando dizer se é alegre, mais lenta, se normalmente se dança em pares e a pessoa está dançando no ar, enfim... Detalhes, mas que ajudam a dar o tom).

Quis começar por ele por ser curto, mas estou em dúvida se foi a melhor escolha. É simples e rápido, mas acho que a profundidade do texto não está tão superficial nem dada logo de cara. Ainda darei uma chance para Almas Mortas e O Capote e aí repenso, e qualquer coisa volto aqui pra contar.

acpazvd 15/01/2024

Bungou Stray Dogs me fazendo ler mais!
Eu gosto muito de um mangá (com adaptação pra anime) chamado Bungou Stray Dogs, onde todos personagens tem o nome de algum escritor famoso e seus poderes são baseados em obras desses mesmos escritores. É incrível (talvez eu seja um pouco suspeita pra falar sobre BSD). Eu quero muito ler todas as obras que eu conseguir desses escritores e um deles é o Nikolai Gógol. Tiveram momentos onde eu fiquei bem confusa sobre a escrita, mas eu consegui terminar e ri em vários momentos. Principalmente os xingamentos KKKKK é um livro bem divertido. Ao final também tem informações sobre a vida do Nikolai Gógol e eu achei isso muito interessante. Recomendo a leitura!

Leticia2513 14/01/2024

Que livro estanho? Até agora tô tentando entender se esse livro quis passar alguma mensagem ou de fato é um literal nariz que saiu do rosto de um cara pra ir passear. Não entendi direito o papel do barbeiro na história e como ele cortou o nariz do cara. Na real, não entendi quase nada mas foi bem cômico e engraçado. O Gogol é muito bom em fazer histórias fluidas pra te fazerem rir então não odiei, eu gostei. Só não entendi muita coisa. Que tipo de mensagem posso tirar de um livro sobre um nariz?

yaya 12/01/2024

"o mundo é mesmo surpreendente e muitas manifestações inexplicáveis se desenrolam: ?incidentes semelhantes acontecem no mundo; é raro, mas acontecem?."

mac 12/01/2024

O nariz
Apesar de ser um livro curto, ele tem um enredo interessante e irreal. Essa fantasia toda tratada com normalidade é o que faz o livro ter um toque de divertimento e confusão. Não tem um objetivo muito grande, a história só reflete uma situação adversa que logo é resolvida.

Rodrigo.Franklin 11/01/2024

? O mundo é mesmo surpreendente e muitas manifestações inexplicáveis se desenrolam. incidentes semelhantes acontecem no mundo, é raro, mas acontecem.

Incrível, simplesmente incrível.

let 11/01/2024

Cômico e Genial
Muito gostosinho de ler, me diverti várias vezes durante a leitura, tanto que finalizei em menos de um dia.

As críticas entrelinhas também são geniais, onde até mesmo um nariz consegue respeito entre as pessoas quando se é dado um título e cargo de superioridade.

?Mas no mundo não há nada que dure muito, e, por isso, até mesmo a alegria, logo no minuto seguinte, já não é mais tão vívida; no terceiro minuto, ela se torna ainda mais fraco e, por fim, dilui-se de maneira imperceptível, num estado de espírito comum, como um círculo na água, gerado pela queda de uma pedrinha, que finalmente se dissolve na superfície plana.?

Lulu 11/01/2024

+1 clássico
Muito feliz em conhecer mais um clássico, dessa vez da literatura russa! Ler Anna Kariênina me estimulou a buscar mais sobre os russos e me deparei com ?O Nariz.
Gogól é considerado um dos fundadores da literatura russa e além do livro em si ser muito legal, também tem comentários de alguma estudiosos sobre a obra. (Nessa versão)

Ana 11/01/2024

Gosto muito desse gênero de absurdos literários. acordar sem nariz, acordar transformado em um inseto? apesar do conto do gógol ser mais cômico do que a metamorfose de kafka, não consegui me desvencilhar desse paralelo. mas, voltando ao nariz, é uma leitura rápida e divertida. você só precisa estar disposto a abrir mão da necessidade de sentido, habilidade que vai abrir portas para a apreciação de muitas outras obras-primas, inclusive. quanto à edição, acho que antofágica sempre arrasa nos textos de acompanhamento dos clássicos!

Mariottoni 11/01/2024

??
Gostei dmss dessa história, completamente absurda, mas com uma crítica ali e tbm tem um tom humorístico bem forte oq eu n tava esperando kkkk enfim gostei dms e fiquei c vontade de ler mais coisas do autor

Thiago.Magano 10/01/2024

Interessante mas..
Achei a história legal, absurda e um pouco confusa. Talvez não fiz uma leitura muito atenta e não me conectei muito com o conto. Mas teve alguns momentos legais e me mantive interessado para acaba-lo, ok.

jackpveras 09/01/2024

Era uma vez um nariz...
Misturando o sublime ao grotesco, Gógol criou uma história absurda, cômica e, ao mesmo tempo, trágica. Como sempre, São Petersburgo é o cenário escolhido para o desenvolvimento dessa trama insólita e burlesca, e os personagens formam o retrato ideal do homem supérfluo e das instituições públicas e burocráticas decadentes.
O narrador é cínico, dissimulado e despreocupado com algumas explicações na parte final da história, mas quem se importa com isso?? Explicações em excesso pode até atrapalhar...
Obra magistral que merece ser degustada com a certeza de boas e repentinas gargalhadas.

Montemagni 09/01/2024

"E, mesmo assim, quando você reflete, há realmente alguma coisa em tudo isso. Por mais que digam, incidentes semelhantes acontecem no mundo; é raro, mas acontecem."

milly 08/01/2024

Esse conto do Gógol foi o meu primeiro contato com a literatura russa, a proposta é bem interessante e é tão absurdo que chega a ser engraçado, mas no fim das contas não me prendeu muito.