A árvore generosa

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Xulica 11/03/2023

Super recomendo
Da série de livros que são para o público infantil, mas não daria para uma criança ler. Livro bem profundo que aborda a generosidade, quando chega em um nível extremo, recomendo muito a leitura
M.A.Silva 11/03/2023minha estante
Sim sim concordo em tudo.
Minha irmã de oito anos ganhou esse livro, leu e não gostou, eu como boa curiosa, li e chorei que nem uma tonta lendo, ele te faz refletir sobre tudo...

Cami Sanches 08/02/2023

Um grande leque
Estou fazendo uma seleção, aqui na biblioteca, de livros que possamos tratar sobre meio ambiente com as crianças, já que esse é um dos projetos que temos na escola neste ano letivo.
Eu acho muito potente pensar em tratar temas tão complexos por meio do simbólico, por meio do não dito, daquilo que não é óbvio, e conseguimos fazer isso com este livro.
Além disso, vários outros temas se abrem como leque nesta história: cumplicidade, amizade, generosidade, limites...
Vish, poderia falar por horas!

Dedê 13/06/2023

Ótimo livro, mas..
Não é uma boa leitura para se fazer com crianças.

A árvore supostamente generosa apenas vive devotadamente para um garoto que a usa de todas as formas. Ela não impõe limites, apenas cede a todos os seus desejos mesmo que isso lhe custe folhas, galhos, frutos e tronco em nome do amor, até deixar de ser uma árvore frutífera e se resuma a um toco.

Não é uma boa mensagem pra ser repassada às crianças, pois elas aprendem a se doar de todas as formas e serem permissivas com tudo e todos, anulando qualquer possibilidade de praticarem o auto respeito, amor próprio e pensarem em si mesmas.

Lore 27/01/2023

O dia que um livro infantil mexeu comigo?
Um livro que eu queria muito que tivesse lido para mim quando eu era criança!

Achei ele necessário, tipo um livro que todos deveria ler pelo menos uma vez na vida!

Se você tem uma criança, leia para ela, você não vai se arrepender!

Recomendo!!
Foi isso!!

Xx
- Lore.

Lissa 17/08/2023

4,5/5
Mais um livro curto com ótimas reflexões. Essa pode ser levada pelas perspectivas dos dois personagens. Sobre a da árvore, como diz o título, é a representação do amor e doação, sem limites ou condições, ao ponto de abrir mão de si ou de sua vida pelo outro, sem querer nada em troca e julgamentos. De uma forma, é bem genuíno e esperado de algumas relações com vínculos mais estreitos, contudo, se irmos um pouco mais além, excede o limite do saudável e não ter filtros mínimos é total desamor por si mesmo. E do ponto de vista do menino, acaba que a vida adulta lhe tira a essência de curtir o momento com olhos ingênuos e puros, assim, a vida adulta faz ele ter outros objetivos, focado apenas em seu futuro e recompensas instantâneas, explorando de sua raíz (que é a árvore) ao ponto de tirar tudo dela sem pensar nas consequências disto. É uma fábula com muitas morais e contemplações.

Lore 15/09/2022

A arvore ganerosa era uma árvore muito feliz que tinha um amigo que gostava muito dela mas o tempo passou e o menino cresceu então ele ia utilizando as coisas da árvore mas chegou uma hora que a árvore não tinha mais nada para lhe oferecer porque só lhe restava um toco que lhe serviu para sentar.

na.lauramendes 18/07/2023

Viver para o outro
A árvore ama muito o menino e faz de tudo para vê-lo feliz, assim, vai se desfazendo de si mesma aos pouquinhos, abrindo mão de sua própria vida.

Todo adulto deveria ler este livro para uma criança e refletir junto com ela. Fala sobre relacionamentos e sobre o perigo de doar-se por completo ao outro a ponto de esquecer-se de si mesmo e de suas próprias vontades, de sua própria vida.

Nanidbona0 06/09/2022

Reflexivo
Eu li para conhecer a história e contar para meus filhos... Agora estou aqui pensando na melhor maneira de apresentar essa história para eles, ela pode ter muitas versões e ser adaptada a várias idades.
História curta mas muito bem desenvolvida, a cada página o escritor te coloca para pensar.

So856 20/07/2022

A árvore generosa ?
Ótimo livro infantil! Recomendo para quem tem irmãos, filhos, sobrinhos...Recebi a indicação do tiktok.

Gabriela Gonçalves 10/11/2023

Muito interessante essa história. Daqueles livros que você termina de ler e precisa refletir por um tempo para entender tudo o que está sentindo. Na sua vida, você está agindo mais como a árvore ou como o menino? Você consegue enxergar os momentos de abundância e agradecer por eles? Também me fez pensar em respeitar nossos limites. Ao mesmo tempo, saber que, por algumas pessoas, precisaremos cruzar esses limites. Mais um livro que teoricamente é para crianças mas quem sente a pedrada é o adulto.

Lilian F. 26/01/2022

Ramificações e semeadura
Eu esperava mais da leitura - mais ternura e aconchego, que é o que anseio em livros infantis, mesmo aqueles que abordam assuntos difíceis, já que precisam desenvolver uma resolução adequada para o público alvo. Terminei a história cheia de contestações, principalmente pela ideia passada no título do livro que, a meu ver, há controvérsia. Generosidade ou metáfora de relacionamento abusivo? A história dá margem para muitas interpretações e, por isso, achei valiosíssima a quarta capa de Mia Couto. As palavras do escritor moçambicano nos conduzem a um entendimento mais ético da história, e essas sim são, de fato, uma bela reflexão. Enfim, se você tem uma perspectiva minimamente sustentável, acredito que dê para semear o respeito e a reciprocidade com a natureza, em vez do utilitarismo e da subserviência.
CleuzaFaustino 27/01/2022minha estante
Ótima resenha! ;)

Alina Maria 23/02/2022

Inspirador e aconchegante
O livro possui tamanha lindeza e é tão aconchegante. Inspirador e apesar da narrativa ser lúdica transmite uma mensagem para todas as pessoas independentemente da idade. Não seríamos nós uns dos outros árvore e menino?

Gio 22/02/2022

Da série: livros infantis que são para adultos e nos fazem chorar!

É uma história curtinha, livro com poucas falas e com imagens por causa do público alvo mas queria deixar minha resenha registrada para que mais pessoas reflitam sobre ele, lembro que "a parte que falta" foi um sucesso há um tempo atrás por causa da Jout Jout e aí me lembrou um pouco a vibe.

Vi uma resenha de uma moça alertando pra não deixar a criança terminar a leitura sem uma reflexão após, pois não é um livro sobre a importância da generosidade e como devemos fazer gentilezas.

Pode-se enxergar aqui as trocas nas relações, que não importa o quanto a gente se doe para o outro, de nada vai adiantar porque nunca será o suficiente se não houver reciprocidade.

gabrieus 10/02/2022

Isso é infantil?
Nunca daria esse livro para um criança ler, só se eu mesmo lesse pra ela. A árvore não é generosa, é dependente, e o menino é um explorador. Vendo dessa perspectiva, é um livro bom de ser debatido, e não englido. Por isso dou 5 estrelas, é fantástico porque é uma história simples que abre espaço para interpretações conflitantes. Mas também é um livro muito fofo e bonito, meu coração ficou apertado enquanto eu lia e senti vontade de chorar. Ou seja, amei! Kkkk. ?

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6