Oranges Are Not The Only Fruit

Oranges Are Not The Only Fruit Jeanette Winterson

Resenhas - Oranges Are Not The Only Fruit

Miss ill 04/05/2024

Difícil conexão
A proposta de Winterson me chamou a atenção pela necessidade de encontrar conforto em outras experiências de vida lésbicas, como uma forma de me reencontrar em mim. A personagem (que leva o mesmo nome da autora, deixando claro que se trata de uma obra de ?ficção? autobiográfica) narra a forma como se descobre lésbica ao longo de sua vida, tendo sido adotada por uma família extremamente religiosa.

Embora imaginei que iria me conectar com o livro, me surpreendi quando o oposto aconteceu. Achei a leitura extremamente difícil, não consegui levar de forma fluida, deixando a obra de lado e seguindo com outras leituras paralelamente, até parar nas últimas 10 páginas e por fim desistir. Não culpo a autora por isso. Pela primeira vez não consegui gostar de um livro lésbico, o que pode representar um certo alívio - o de que não somos todas iguais.

Fernanda :) 31/07/2010

O estilo da Jeanette Winterson é curioso e intrigante. Pode parecer simples, mas há inúmeras passagens fortes que merecem reflexão. O eterno conflito entre religião e sexualidade é o tema desse livro, e o impacto de ambos na mente de uma adolescente que se vê dividida entre seguir os ensinamentos de seu Deus ou seu coração. O forte da autora é que ela consegue construir personagens emocionalmente tão ricos e complexos que a ação acaba se tornando secundária.