Esperando Bojangles

Esperando Bojangles Olivier Bourdeaut

Resenhas -

beatriz 23/08/2023

Amor e loucura pela perspectiva de uma criança.
"? Quando a realidade for banal e triste, invente uma bela história para mim, você mente tão bem, seria uma pena nos privar."

Cômico e melancólico na medida certa, Esperando Bojangles nos apresenta uma família excêntrica com um modo de vida não convencional.
Possui uma escrita vivaz e graciosa e uma narração pela perspectiva inocente e fantasiosa do filho do casal, intercalada com algumas passagens da ótica direta e romântica do pai.
Este pequeno conto nos proporciona uma experiência reflexiva sobre a beleza da existência mesmo na ausência da lucidez. E ouvir Mr. Bojangles da Nina Simone durante a leitura torna tudo ainda mais sensível e especial.

?A todas aquelas que você foi, amor e fidelidade para a eternidade?.

Daniel 23/06/2022

Amor Incondicional
Um livro lindo, emocionante. Uma história de um amor incondicional de uma família, de uma mãe que desenvolve uma doença mental progressiva e de como o pai e o filho se adaptam a esta nova realidade de uma forma lúdica, sem se render às bordoadas injustas da vida.
Tudo contado de uma forma leve... Uma história assim tinha tudo para ser deprimente, mas não é! O texto é engraçado, melancólico, a gente ri e chora ao mesmo tempo.
Os dias luminosos devem ser aproveitados ao máximo: a gente nunca sabe quanto tempo eles vão durar.
A música cantada pela Nina Simone não me sai da cabeça.
Fafá 04/09/2022minha estante
Que resenha linda! Estava pensando em ler esse livro, após a sua resenha, então, tenho ctz da leitura. ??

Daniel 05/09/2022minha estante
que bom Fafá! tomara que vc goste da leitura tanto quanto eu gostei!

Fabricio 11/12/2022minha estante
Acabei de ler e estou encantado ? meus amigos, que não leram o livro, amaram o filme, então imagino que foi bem adaptado (mas só verei depois de uns meses pra evitar comparação instantânea). E sim, a música não sai da cabeça.
P.S. eu sempre me apaixono por livros cuja história de desenvolve pelo olhar infantil. Este me lembrou bastante Se Deus me chamar não vou.

Daniel 17/03/2023minha estante
Fabricio, eu assisti o filme depois de ter lido o livro. De fato, é uma excelente adaptação! Porém, ao contrário do livro, eu achei o filme triste!

Vinicius 28/05/2022

Um convite à leveza
Que surpresa boa cruzar o caminho de Bojangles. Sem esperar nada e desonhecendo as vendas do livro na França, me aventurei em ouvir esse relato emocionante sobre uma família francesa  não tradicional. Tão diferente e tão parecida com a nossa.

O estilo de vida regado a festas, álcool e danças, sem falar na educação nada heterodoxa do filho pode causar algum espanto aos conservadores. Aliás, durante toda a história, a ideia é essa mesmo, esculhambar o politicamente correto. Franceses sendo franceses. ????

No início fiquei um pouco confuso com a narração e não estava claro aonde o autor nos levava. Mas os capítulos finais me surpreenderam...

Ao terminar fiquei ouvindo Mr. Bojangles da Nina Simone e achei que Bourdeaut conseguiu transpor de forma linda para o livro o espírito da canção: apesar da tristeza que nos acompanha, dancemos. ?
edu basílio 29/05/2022minha estante
eu adorei também. mesmo se há um pouco de "glamourização do transtorno bipolar", como se fosse um dote e não uma doença, a escrita cuidadosa faz da ternura dessa família o elemento mais cintilante do livro :-)
PS: par ailleurs, ton commentaire sur le livre est très beau et touchant ! =)

Vinicius 29/05/2022minha estante
Sabe que eu nem senti tanto essa glamourização do transtorno mental... percebi mais um desprezo pelo comum e uma homenagem à espontaneidade, tipo no capítulo 2 em que eles se conhecem.
Meu francês fluente em google translate agradece, merci kkk

Vinicius 03/07/2022minha estante
Edu, acabei de ver a adaptação para o cinema e gostei bastante! Qdo tiver a chance, veja :)

edu basílio 04/07/2022minha estante
ah, podexá, que tendo a chance verei sim, vini. obrigado! moro em um buraco no fim do mundo, mas esse mês eu vou a BH... talvez a chance já esteja aí :-)

Carolina1854 28/02/2024

A loucura e o romance
Comecei a ler esse livro achando que seria um romance meloso, típico sessão da tarde, porém fui atropelada por um turbilhão de emoções!

A história narra a vida de um casal sob o olhar inocente de seu filho, trazendo temas como amor, família, enfermidade. A história peculiar e poética, centrada no protagonista que espera ansiosamente o retorno de sua amada, Bojangles, é entrelaçada com uma trama envolvente e personagens vibrantes.

Amei cada linha e chorei horrores não esperava me emocionar tanto, que descoberta incrível foi ler esse livro

Livros e Pão 16/03/2023

Um conto de fadas moderno
Ao longo do livro, me apaixonei por essa família excêntrica e, inegavelmente, original. A história apresenta momentos sensíveis, emocionantes, cruéis e sinceros. É possível sentir o amor por trás de cada palavra e construção frasal. Esperando Bojangles é como um ar fresco em meio ao caos. Se quiser saber mais sobre o livro e sobre o que eu achei dele, segue a vídeo-resenha que eu fiz para o canal Livros & Pão:

site: https://youtu.be/626n26m-gGU

Camila.Mendonca 21/04/2024

Eu nunca mais serei feliz
"A história de uma família que, como todas as famílias, tinha seus problemas, suas alegrias, suas tristezas, mas que mesmo assim se amava muito."

Esse trecho representa exatamente a proposta do livro!!! A história de um casal contada sob o olhar inocente do filho.

A relação entre a loucura e o amor e como os dois podem se entrelaçar e impactar profundamente as relações humanas.

Chorei muito, muito, muito mesmo ? São 128 páginas de uma potência enorme!!!!

Lindo, envolvente, sensível e muito especial. Uma vibe bem Gatsby! Queria tirar todos os personagens do livro e guardar só pra mim!!

Tenho a certeza absoluta de que nunca esquecerei essa história ??

Preparem o coração!!!

Aline T.K.M. | @aline_tkm 23/06/2022

Um favorito
Um livro que li em 2018 e, desde então, virou uma das minhas histórias preferidas, que certamente vou guardar na estante a vida toda... E tem adaptação cinematográfica, que está prestes a estrear no Festival Varilux de Cinema Francês 2022.

O livro, do francês Olivier Bourdeaut, já vendeu mais de 800 mil exemplares só na França desde seu lançamento, em 2016. Também já ganhou uma edição especial ilustrada e uma adaptação para HQ (não lançadas no Brasil, mas não seria má ideia...).

As modestas 124 páginas são mais que suficientes para narrar a história de uma família bastante excêntrica, para a qual as regras e convenções só servem para ser rompidas. Mas, acima de tudo, esta é a história de um amor dos mais intensos, totalmente fora da caixa, e no qual a loucura desempenha um papel importante ? que afeta não só o casal, mas também o filho deles, ainda uma criança, que narra a maior parte do livro.

Leiam, pelamor! Vocês podem esperar por pitadas deliciosas de nonsense e até algo meio ?realismo mágico?, humor (nada muito correto, sejamos honestos), drama (sim!) e um desfecho poético (há quem discorde disso, mas o final ganhou meu coração todinho). É uma história em que luz e sombra andam de mãos dadas.

site: https://www.instagram.com/aline_tkm

Leila 24/03/2024

Esperando Bojangles encanta desde suas primeiras páginas até o desfecho emocionante. O autor, Olivier Bourdeault, tece uma narrativa envolvente que captura o coração do leitor através de uma história repleta de amor, fantasia e inesperadas reviravoltas.

A trama gira em torno de um casal peculiar e seu filho, cujas vidas são preenchidas por uma aura de encantamento e loucura. Sob o olhar maravilhado do filho, o casal dança ao ritmo de Mr. Bojangles, na voz suave de Nina Simone, em uma celebração contínua do amor e da vida. A mãe, uma figura extravagante e imprevisível, é o epicentro dessa festa perpétua, onde o prazer, a fantasia e a amizade reinam soberanos.

Um elemento peculiar adicionado à família é Mademoiselle Supérflua, um pássaro exótico que adorna o apartamento com sua presença majestosa e seu comportamento peculiar extravagante, bica os convidados e ostenta uma coleira de pérolas. A mãe, com sua excentricidade cativante, é quem conduz os demais membros da família para um mundo de poesia e sonho, mantendo-os imersos em uma atmosfera de pura magia.

Entretanto, como em toda boa história, há um momento em que a realidade ameaça invadir esse universo de encanto. A mãe ultrapassa os limites do aceitável e a partir desse ponto, a narrativa se desdobra em uma jornada emocionante, onde pai e filho se unem para preservar a essência daquilo que mais valorizam: a alegria, a fé na humanidade e o amor incondicional.

A escrita de Bourdeault é como uma melodia cativante, conduzindo-nos por entre as páginas com uma mistura harmoniosa de humor, poesia e ternura. Cada personagem é habilmente desenvolvido, tornando-se vívido e memorável na mente do leitor. Através de sua prosa fluida e envolvente, o autor nos lembra da importância de abraçar a loucura da vida, de nos entregarmos ao amor e de acreditar na magia que existe ao nosso redor.

Esperando Bojangles é uma história que aquece o coração e nos faz acreditar, mais uma vez, na beleza da existência e na capacidade do ser humano de encontrar alegria mesmo nos momentos mais sombrios. É, sem dúvida, uma leitura que inspira e rejuvenesce a alma, deixando um rastro de felicidade e esperança. Amei!

Marcus 06/03/2023

Tocante e poético
Quanto de poesia existe na loucura? Quais os limites do amor e quão egoísta ele pode ser? Se eu chorasse com livros, esse seria daqueles que me fariam desidratar.

GilbertoOrtegaJr 29/07/2017

Esperando Bojangles – Olivier Bourdeaut
Em Esperando Bojangles existe um grande jogo de luz e sombras, o que é algo interessante, pois esse não é de forma alguma aquilo que eu definiria como um livro que possui uma atmosfera sombria. Porém, vou chamar de sombra, nesta resenha, aquilo que o narrador consegue lançar pouca luz, ou seja, aquilo que ele não consegue compreender bem, e de luz aquilo que ele consegue compreender. É claro que entre luz e sombras há a penumbra, que dentro deste livro equivaleria ao despertar da percepção do narrador sobre aquilo que ele narra. Essa pequena introdução se deve ao fato de o livro ser narrado por uma criança, e como eu sempre afirmo, aquilo que é narrado por uma criança está sujeito a ser uma narrativa que experimentara a percepção do narrador.

Narrado pelo filho de um casal de franceses, Esperando Bojangles tem um tom claramente hedonista, onde esse casal todo dia dá festas e recepções na sua casa, recebendo convidados famosos ou influentes. Entretanto, esse tipo de comportamento alegre e festivo não se dá somente durantes as festas, uma vez que o marido chama a esposa todo dia de um nome diferente, a esposa bebe bebidas alcoólicas a qualquer hora do dia, ambos nunca abrem as cartas endereçadas a eles, e nem se preocupam que o filho frequente a escola. Além de tudo isso, em plena Paris possuem, dentro do seu apartamento, um grus virgo que eles chama de Madame Supérflua, tudo isso ao som da música tema do casal: Mr. Bojangles, de Nina Simone. Desse modo, a narrativa, como já mencionado anteriormente, se dá através dos olhos do filho do casal, apesar de que, em alguns momentos, o enfoque muda e quem conta a estória é George, o marido.

Confesso que nas primeiras páginas eu já lia o livro com um olhar cético e esperando onde seria o fim de toda essa distensão, pois por mais que as loucuras que aconteciam na trama fossem ficcionais, chegaria uma hora que teria de acontecer alguma consequência delas para que o livro pudesse seguir com um mínimo de coerência. E isso veio com uma exatidão incrível, já que o autor soube como fazer surgir uma tensão no momento exato da narrativa (caso você esteja se perguntando qual seria o momento onde o hedonismo dá espaço à tensão, posso dizer que tal fato ocorre quando o narrador descobre que sua mãe tem que ser internada em uma clínica psiquiátrica, visto que ela é taxada como louca e pode deixar seu marido e filho em riscos de maior ou menor grau, fato que abala fortemente o pai e o filho).

Apesar disso, George acaba se lembrando da promessa que fez à sua esposa quando ambos se conheceram: de que onde ela estivesse lá ele também estaria. Assim, decidido a dar um jeito de tirar sua mulher da clínica psiquiátrica, novamente George, a mulher e o filho do casal voltam ao seu antigo estilo de vida, totalmente sem limites e cheio de aventuras e peripécias. No entanto, já fica claro para o leitor que essa será a última grande aventura da família, justamente pelo tom da narrativa e por questões lógicas, já que limites são parte importante de uma vida saudável.

Um outro ponto que Olivier Bourdeaut consegue explorar de forma muito inteligente nesse livro é a questão da loucura da mãe, pois em nenhum momento é mencionado exatamente qual é o transtorno ou doença mental dela (o que acarretaria, para o autor, no trabalho de ter que escrever sobre os padrões dessa doença ou transtorno, ou também na possiblidade de rechear seu livro de informações desnecessárias e maçantes sobre doenças mentais). Não obstante, o autor não banaliza o tema, já que ele consegue criar um histórico da doença de forma convincente e, sobretudo, consistente, tratando o tema de forma leve, bem humorada e inteligente.

Não me admira nem um pouco o fato de que o livro se tornou um best-seller na França e já tem seus direitos de publicação vendidos a vinte e nove países, pois a forma como Esperando Bojangles aborda a loucura e como a obra modela o modo de uma família de lidar com o mudo está além de um livro hedonista. Olivier Bourdeaut cria um ambiente delicado e bonito, permeado por uma leve melancolia para tratar de uma família feliz que, ao contrário daquilo que Tosltói afirma em Ana Karênina (“Todas as famílias felizes se parecem entre si; e as infelizes são infelizes cada uma a sua maneira”). Esperando Bojangles, em suas 128 páginas, se trata de uma família que foi feliz à sua maneira e que, com toda certeza, cabe ao leitor conhecer essa encantadora e linda estória.

site: https://lerateaexaustao.wordpress.com/2017/07/29/esperando-bojangles-olivier-bourdeaut/
Nanci 29/07/2017minha estante
Muito boa resenha! Já queria ler por causa da música, pelo interesse da Ana; agora mais, porque ganhou seu coração & você soube transformar essa sensação em palavras. Obrigada.

Ladyce 10/08/2019minha estante
Estou pasma com a sua leitura. Você viu neste livro muito mais do que eu consegui enxergar. Parabéns.

GilbertoOrtegaJr 25/10/2019minha estante
Eu que agradeço este baita elogio, Lady

Maria 29/12/2020minha estante
Sua resenha fez justiça ao livro, que é - abençoada seja a Literatura Francesa- uma beleza! Parabéns, amigo!

Jessica 19/01/2023

Esperando bojangles é um livro que consegue, de forma primorosa, captar as nuances das emoções humanas. Uma história que, ao ser descrita, poderia ser interpretada como ?comum?, mas que está muito longe disso.
Consiste na narração de como uma família lida com as mudanças da vida, ao ser surpreendida por uma condição que acomete a mãe, portanto, com frequência o pai e o filho buscam a vida anterior à condição da mãe. Entre todos os acontecimentos e as loucuras que fazem para resgatar a antiga realidade, o que mais se explícita é o amor que eles têm um pelo outro.
Apesar das sentimentalidades, o livro é também divertidíssimo e provoca muitas risadas.

DêlaMartins 12/11/2023

Paixão e (é?) Loucura
A história é narrada pelo filho com algumas inserções do pai. A visão é muito inocente, de um menino que passa parte da infância com seus pais apaixonados, em que todos são guiados pela doença mental da mãe. A vida deles se resume a muitas danças do casal (Mr. Bojanles cantada por Nina Simone é a música preferida da mãe), festas constantes em casa, total descaso com a vida escolar do filho, férias a todo momento, uma loucura que o garoto considera normal e vive tranquilamente. Normal até que a mãe começa a apresentar sintomas estranhos, diferentes da alegria usual. O pai, eterno apaixonado, finge não ver (ou não vê?) o declínio da esposa e faz parte de toda loucura, me levando a questionar sua sanidade também.

Livro curto, narrativa fluida, li de uma só vez durante minha noite insone. Mesmo se tratando de um assunto pesado, não se trata de um livro triste, mas de uma história surreal com alguns pontos que me fizeram rir e outros bastante diretos.

Diferente, bom!

Gabi 28/03/2023

Fui arrebatada pelo livro.
Lindo lindo lindo.

Me levou a outro livro que está entre os meus favoritos: a elegância do ouriço.

Jéssica Spuzzillo @pintandoasletras 06/03/2018

Excêntrico e lindo!
Oliver Bourdeaut prova que não é necessário escrever muitas páginas para se criar uma bela história.
O narrador nos conta sobre a sua infância e a história de amor excêntrica dos seus pais, um casal que amava dançar ao som de “Mr.Bojangles” o clássico de Nina Simone, que deu título ao livro.
A cena, mágica e divertida, é apenas uma das lembranças de muitas memórias do protagonista. Ele se lembra de uma infância marcada pelas peculiaridades dos pais, que tinham um estilo de vida estranho a qualquer convenção social.
A rotina familiar era uma festa perpétua, eles só tinham tempo para o prazer, alegria e amizades. Com o tempo, porém, uma sombra paira sobre essa felicidade, até que ponto a excentricidade da mãe não se confunde com loucura?
Escrito com uma mistura de humor e melancolia, a leitura é agradável, os diálogos são intensos e vivos. Um livro curto que com apenas cento e vinte oito páginas foi capaz de contar uma história pessoal e muito profunda, cheia de sentimentos e reflexões sobre a vida.
Talvez essa não seja uma leitura para todos, mas não tenho dúvidas de que é exatamente o que muitos estão procurando. A capa do livro não me deu indícios do que estava por vir, que bela surpresa! Recomendadíssimo!
“Quando a realidade for banal e triste, invente uma bela história para mim, você mente tão bem, seria uma pena nos privar”

site: https://www.instagram.com/p/Bf_ymcSFZU5/?taken-by=pintandoasletras

aline203 09/05/2022

razoável
o livro tem uma escrita bem agradável e fofinha durante pois é narrado pelo filho, ele conta a história da família e da doença mental da mãe quase como uma fábula.

porém não gostei muito do formato, me pareceu muito um roteiro de holywood, quando querem fazer um filme cult, quase uma tentativa de amélie poulain, meio fantástico meio aventura.