The Poems of Emily Brontë

The Poems of Emily Brontë Emily Brontë

Resenhas - The Poems of Emily Brontë

Liz 18/03/2013

Só podia ser dela

Acho que tive que pedir esse livro umas 500 vezes até convencer minha mãe de que sim, eu iria ler um livro inteiro de poemas. Eu nunca tinha lido um livro todo e fiquei muito feliz de os poemas da Emily serem os primeiros.

Meu amor pela família Brontë já existe há algum tempo. Devorei Jane Eyre e cada vez que sabia mais da história real da família, ficava mais intrigada e fascinada. E se Charlotte é a minha favorita em questão de caráter, Emily Brontë é a que mais fascina com seu silêncio e inteligência. Se você não sabe nada deles, recomendo uma busca rapidinha na internet. É uma história que, pelo menos pra mim, é muito interessante.

Mas voltemos ao livro. Os poemas. A maioria falam de amor, de paixão e das moorlands de Yorkshire ( a natureza, tão valorizada em O morro dos Ventos Uivantes). A poesia de Emily Brontë revela seus sentimentos, pensamentos e as palavras delas se unem umas as outras de uma forma tão bela, com rimas tão bonitas que muitas vezes eu dispensava o dicionário do lado ( meu inglês não é tããão bom pra entender o inglês do séc. XIX em poesias sem a ajuda do Oxford :) ) e só me concentrava nas palavras que eu entendia, no som e juro que dá pra entender o sentimento todo contido naquelas linhas.

Acredito que Emily Bronte era mágica. Nunca creditei muito ela porque não entendia muito o porque de todo o reboliço com O morro dos Ventos Uivantes. Achava uma escrita boa mas uma história horrível. Ela me ensinou que uma história não tem que ser fofa para ser intensa ou verdadeira. O morro dos Ventos Uivantes ainda é muito denso. Assim como suas poesias.

Então se você está em dúvida se lê ou não, ou se está torcendo o nariz para poesias, respire um pouco. Não precisa ler em sequência! Você pode abrir o livro e ler o poema da página, você ler só 1 ou 20 por dia. Tenho certeza que vai encontrar um que descreve algo que você sente ou já sentiu. Confio em Emily para te comover do mesmo jeito que ela ainda me comove. Vamos lá, dê uma chance a ela (: