Gênero, sexualidade e educação

Gênero, sexualidade e educação Guacira Lopes Louro
Guacira Lopes Louro

Resenhas - Gênero, sexualidade e educação

Geisalanis 21/03/2024

Já Tinha Lido Esse livro porém agora com mais leitura e conhecimento do assunto o livro me acrescentou muito mais e valeu a releitura

Fabíola 22/09/2023

Essa mulher é maravilhosa, fiquei feliz de encontrar uma pesquisadora que estuda o feminismo e a pedagogia. Essa obra ajudou muito no meu trabalho da faculdade!
respira.libros 22/09/2023minha estante
Flor de Açafrão e Um Corpo Estranho são muito interessantes também! Recomendo!

Ed Carvalho 13/06/2023

Muito necessário
Este foi mais um livro que eu li sobre o assunto que me abriu a mente sobre os temas do gênero, das mulheres e da sexualidade. São capítulos curtos e muito intensos, onde a autora dialoga com autores como Focault e autoras feministas, desde as clássicas até as pré-modernas. Foi o livro que explicou com mais facilidade o conceito de gênero.

Jhess 15/09/2022

TCC está aí, mas o projeto vem antes ..
~ Eu me apaixonei completamente pelo diálogo que a Guaciera desenvolveu durante a construção desta obra.

O que me deixa frustada, é o fato de ser um livro publicado em 1997, e ainda fazer tanto sentido com questões que não foram debatidas o suficientes para elaborar medidas efetivas que mudem a realidade da educação.

Tamires 28/02/2022

Gênero, sexualidade e educação
É um bom livro para quem quer começar a estudar essa temática. Um livro curto que traz reflexões e questionamentos a cerca de algo que é tão natural mas ainda é tratado como tabu. Nos mostra a importância da educação sexual, e questões em volta de como ela deveria ser ministrada nas escolas.

Thaci 21/02/2022

Foi mais uma leitura obrigatória pro TCC, muito interessante e muita rica pra minha tese, mas odeio ler por obrigação e odeio tcc e quem inventou o tcc e todos os educadores que perpetuam esse terror psicológico. :)

Celio.Junior 13/01/2022

Escritos introdutórios acerca de gênero, sexualidade e sua relação inicial com a Educação. Para quem nunca leu sobre o tema, é um bom livro para se começar, mas para quem já teve contato com o tema pode soar repetitivo e raso demais, cabendo diversas críticas à conceitos e ideias já datadas e superadas.

Geisalanis 17/12/2021

Excelente livro sobre o tema. Apesar de ter vinte anos parece super atual. No final indica uma vasta lista de complementação bibliográfica.

jade176 14/12/2021

-Li esse livro por causa de um projeto da escola, e achei muito fácil a leitura da Guacira, que dá uma impressão de um bate-papo com a escritora e gostei bastante do livro

Day 29/12/2020

"A ambição pode ser "apenas" subverter os arranjos
tradicionais de gênero na sala de aula: inventando
formas novas de dividir os grupos para os jogos ou para
os trabalhos; promovendo discussões sobre as representações encontradas nos livros didáticos ou nos jornais, revistas e filmes consumidos pelas/os estudantes;
produzindo novos textos, não-sexistas e não-racistas;
investigando os grupos e os sujeitos ausentes nos relatos
da História oficial, nos textos literários, nos "modelos"
familiares; acolhendo no interior da sala de aula as culturas juvenis, especialmente em suas construções sobre
gênero, sexualidade, etnia, etc. Aparentemente circunscritas ou limitadas a práticas escolares particulares,
essas ações podem contribuir para perturbar certezas,
para ensinar a crítica e a auto-crítica (um dos legados
mais significativos do feminismo), para desalojar as hierarquias. "

Ane Elyse Fernandes 15/02/2020

Importantíssimo!
Esse livro surgiu na minha vida por causa de um processo seletivo que participei para tentar ingressar numa pós-graduação sobre Gênero e Sexualidade. Apesar de não ter sido aprovada, tal leitura por si só, já fez valer a pena tudo aquilo que apreendi ao longo desta jornada. Com um texto extremamente fluido e didático, a autora nos instiga à refletir sobre gênero, sexualidade e educação, trazendo consigo vários questionamentos e indagações que demonstram a necessidade de se repensar nossa prática educativa (e educacional), reconhecendo que tais questões sociais e culturais, estão presentes e constituem o espaço escolar. A partir de um viés feminista, a autora ousa assumir um outro modo de produzir conhecimento, o qual constitui-se como um contraponto ao modelo vigente - apolitico, pretensamente neutro e objetivo. Por isso, acredito que seja imprescindível que todes se apropriem deste livro, que é um importante instrumento para a desconstrução de nossos olhares pré-formados sobre o que é a Educação, por exemplo. Espero que, em um futuro próximo, consiga relê-lo com mais afinco!

"(...) Tal posição pretende, deliberadamente, incitar o desasossego, a auto-crítica e a busca de ações mais efetivas. Persiste, assim, a pergunta: que fazer para mudar? Como agir, na prática cotidiana, de uma forma mais consoante com o que se vem discutindo até aqui? Quais as providências ou as atitudes mais adequadas para promover uma educação não-discriminatória (ou no mínimo, uma educação menos discriminatória)?"