As Mulheres do Castelo

As Mulheres do Castelo Jessica Shattuck

Resenhas - As Mulheres do Castelo

Paloma Matos 13/10/2023

História necessária
Um drama ambientado no pré, durante e pós 2ª Guerra Mundial na Alemanha Nazista. Conta as histórias de 3 mulheres protagonistas com perspectivas diferentes da guerra e que se encontram.
Mesmo sendo uma ficção, foi ambientado em um ambiente real, e foi muito interessante conseguir entender um pouco a visão das pessoas que viveram aquele momento e porque tomaram certas decisões para poderem sobreviver durante a guerra. Nos faz pensar o que faríamos no lugar de algumas dessas pessoas, e ver que é muito mais profundo do que podemos imaginar. Entender que não se pode esquecer do passado, para não repertir o erro no futuro.
É possível comparar os absurdos falados na época por Hitler, com coisas que ouvimos hoje em dia de pessoas no poder, e é assustador ver a mesma manipulação acontecendo e ver que as atitudes passam despercebidas.
As histórias do livro vem e vão no tempo, mas não é cansativo ou sem sentido. Livro excelente e necessário. Continuaria lendo tranquilamente se fosse maior!

gabsmaach 28/06/2023

Envolvente. Final fraco, mas recomendo.
O livro trás protagonistas mulheres. A principal é Marianne, a esposa de um rebelde. É muito interessante a perspectiva pós guerra, os nuances dos acontecimentos, os relacionamentos que surgiram, a reconstrução das vidas. Tem algumas partes arrastadas, mas o que me incomodou foi o pouco desenvolvimento de alguns pontos. Não gostei do final, achei muito rápido, supérfluo.

mere 19/06/2023

Livros sobre a segunda guerra sempre me pegam. E a história dessas três mulheres me pegou. Mulheres completamente diferentes unidas pela dor.

Arielle21 12/06/2023

O livro aborda a vida de três mulheres alemãs um pouco antes, durante e depois da segunda guerra mundial. Interessante ter uma visão mais interna do pensamento da população alemã acerca dos pensamentos de Hitler, acompanhado da ação dos nazistas na época. Leitura não tão leve, carregada de informações e conteúdo histórico, porém bastante interessante. Interessante o suficiente para se envolver na história dos personagens.

Yasmin827 20/02/2023

Emocionante ??
Que livro incrível!!! Pensando seriamente em favoritar
Escrito na medida certa, com os detalhes que a gente precisava pra visualizar melhor a história e as motivações dos personagens para cada ato que tiveram.
Eu gostei que ele foi além do que vemos na maioria dos livros sobre a Segunda Guerra Mundial. É um livro sobre os efeitos horrorosos do Nazismo. Mostra como tudo começou, como de algo "singelo" que as pessoas conseguiam entender se tornou esse período terrível para a história da humanidade.
Pra quem sofreu mas sobreviveu a ele, o recomeço seria possível? As mulheres do castelo mostraram que sim, na medida do possível.

Patsy 31/01/2023

Amizade e recomeço
Adorei a escrita da autora, a construção das personagens e o enredo. Uma narrativa fluida e sensível.

LPR 28/01/2023

Uma trama na Alemanha no pós Segunda Guerra Mundial, com três mulheres protagonista que tentam sobreviver e proteger seus filhos e as outras, da crueza do mundo de porta afora, de homens, de doenças.

Um livro bem escrito, com alguns momentos presos, densos necessários para a continuidade da história, com inspiração tanto na resistência dos alemães ao governo do Hitler, personagens femininas judias que faziam e fazem parte da vida da autora.

Vale a pena a leitura.

Emilly.Katelly 26/01/2023

Grandes Mulheres
? O livro tem uma narrativa fácil, e a história entrelaça a vivência de muitos personagens. Uma coisa que achei interessante, é que geralmente os livros sobre a guerra e o nazismo são narrados sobre a vida de pessoas judias, mas nesse livro a história fala sobre famílias alemãs que foram contra o nazismo desde o início, e pela resistência foram punidos tão severamente quanto.

? A história é contada em quatro partes, que dividem a história em quatro épocas diferentes:
Prólogo - introdução dos personagens antes da guerra;
Parte I - no início da guerra, onde alguns personagens se reencontram;
Parte II - durante a guerra, como viviam no castelo;
Parte III - o pós guerra, e o que fizeram a partir disso;
Parte IV - desenrolar dos últimos momentos de vida dos personagens mais principais.

? Os personagens, mulheres em sua maioria, fazem escolhas ruins, mas que no momento, dentre tanta coisa que acontecia na época, era a melhor opção e que por isso tiveram que guardar muitos segredos.

babisenberg 10/11/2022

Bom livro
Três mulheres que precisam encontrar novos rumos em suas vidas após o final da Segunda Guerra. Achei interessante o tema do livro, de se passar essencialmente no período pós guerra, normalmente lemos sobre a guerra em si. Gostei da estrutura de ir alternando entre passado, presente e futuro. A edição deixou um pouco a desejar com vários erros de grafia e concordância, o revisor ali deixou muita coisa passar.

Suliane Araújo 20/08/2022

As mulheres do castelo
Uma história sobre o protagonismo feminino no pós Guerra, suas lutas, segredos e tragétorias, ser mulher é difícil e a guerra revela o pior de cada um.

Mel.CrzZ 20/04/2022

Adorei as histórias de ambas as protagonistas e a forma como elas se conectaram ao mesmo tempo que mal se aguentavam jkkk
Ler um livro narrado num cenário de guerra e pós guerra foi muito bom porque eu gosto dos plots na maioria das vezes mas a romântica que habita em mim esperava um romance com final feliz a cada interação das minhas protegidas com qualquer homem decente

Mafê 15/02/2022

A própria sinopse já mostra que não é um livro leve, afinal a história se passa durante e após a 2° Guerra Mundial, narrada por 3 mulheres que tem suas vidas entrelaçadas nesse período.

? No início temos um vislumbre da relação de Marianne, seu marido e o melhor amigo de ambos. Os dois homens fazem parte da resistência e estão prestes a embarcar em um grande plano para derrubar Hitler... Ela não aceita ficar de fora e se compromete a manter a salvo as esposas e filhos dos homens da resistência.
O plano falha e os dois acabam mortos, Marianne então vai atrás de Benita, a esposa de seu melhor amigo e na sequência resgata Ania, a esposa de um polonês ex membro da resistência.

A partir daí elas passam a viver juntas. As 3 mulheres tem filhos e é por eles que lutam pra sobreviver, guardando segredos e paixões, se colocando sempre em segundo plano.

A história que mais me surpreendeu foi a de Ania, algo que realmente não esperava. A personagem que mais me envolveu foi Marianne, até porque ela ocupa um espaço muito grande na narração... E os traumas de Benita pelo que aconteceu durante sua prisão e seu desfecho partiram meu coração.

? Uma história que nos mostra bem o machismo, o preconceito, a xenofobia e a realidade de algumas pessoas durante a guerra e como suas vidas foram afetadas para sempre depois. Confesso que foi pesado pra mim, apesar de não ter nenhuma cena gráfica, a escritora é bruta e certeira ao nos apresentar os fatos, de tal forma que às vezes precisava parar pra respirar antes de prosseguir.

Mas sofrimento = livro bom kkkk então realmente indico essa leitura porque adoreeei

Classificação: +14 (eu acho)
Gatilhos: luto, menção a tortura, menção a estupro, suicídio, machismo e outros.

Vitória 07/01/2022

Não sei o que senti com essa leitura
Terminei esse livro ontem e, até agora, não sei direito o que tenho pra falar sobre ele. Nem sei ao certo qual nota devo dar. Foram muitos sentimentos contraditórios ao longo da leitura.
Gostei demais dos personagens, principalmente das três protagonistas femininas. Achei que a autora soube desenvolver bem a história de vida de cada uma delas, em alguns momentos eu sentia que as conhecia tão bem que chegava a adivinhar as atitudes que cada uma teria frente a algumas situações.
O ambiente da segunda guerra mundial e do período pós-guerra também é muito bem retratado. Consegui ver como as questões históricas afetavam cada uma das protagonistas, e senti que os sentimentos passados a respeito disso eram muito reais. Poucas vezes peguei um livro sobre guerra com sentimentos tão reais quanto esse.
Mas, e aí, qual é o problema, se até agora só falei bem do livro? Não sei nem se vou conseguir explicar, mas o livro se tornou monótono em diversos momentos, tanto que pensei várias vezes em abandonar a leitura. Tudo bem que o livro não é sobre a guerra em si, mas sim sobre o quotidiano das protagonistas, e pedir grandes reviravoltas em um livro desses talvez seja pedir demais, e eu entendo isso. Pensei que esse seria um livro cinco estrelas, talvez favorito, exatamente porque amo livros assim, que apenas acompanham o dia a dia dos personagens, mas achei que a autora não soube construir bem a história nesses momentos. Tanto que, quando o livro começava a narrar o passado das personagens, que, por ser algo resumido, tinha bem mais reviravoltas, o livro me prendia demais. Quando voltava pro presente, a diferença de ritmo era gritante.
Ainda não sei se essa é realmente a nota que esse livro merece, mas vai ficar assim mesmo. Sinto que, se o problema de ritmo fosse solucionado, esse seria um livro incrível.

Juliana 18/10/2021

A vida de 3 viúvas da segunda guerra se cruza e deixa marcas para sempre. Excelente narrativa, não dá vontade largar.