Láquesis

Láquesis Franciele Macedo

Resenhas -

Mary - @mundo_literario.mary 15/10/2022

Gostei muito da leitura.
O livro conta a história de Marcelo, um rapaz que desde pequeno teve tudo o que o dinheiro pode comprar, mas que sempre sentiu que lhe faltava algo.
Marcelo passou muitos anos nos Estados Unidos, trabalhando e estudando. Ele decide voltar para o Brasil e escolhe Cianorte, uma pequena cidade do Paraná para morar, ele tem muitas lembranças dessa cidade pois passava suas férias lá na infância.
Em busca de um novo lar, ele encontra uma bela casa Branca com dois andares, ao entrar na casa ele sente uma sensação estranha além da surpresa que teve ao ver que a casa estava sendo vendida com todos os móveis dentro. A casa carrega um mistério: A separação dos antigos proprietários Lucas e Elisa.
Marcelo fica muito intrigado com a história e resolve comprar a casa para tentar investigar o motivo da separação. No meio de toda essa aventura, ele descobrirá muito de si mesmo, e irá aprender o quanto o amor é importante.
Logo nas primeiras páginas já fiquei apaixonada pela história e pela escrita da autora, a leitura é bem fluida e gostosa, é um romance cativante e leve e que com certeza já se tornou um dos meus queridinhos.

books of sarah 07/08/2022

? uma história linda de aquecer o coração
? ... são nas eras mais sombrias de nossas vidas que nos tornamos mais fortes - 158

?  o livro é narrado na terceira pessoa, que nos possibilita ter uma visão geral dos pensamentos de cada personagem. ele é dividido em capítulos e esses capítulos são divididos em duas partes: a primeira, a vida de marcelo, e a segunda, acompanha o passado do casal, e através disso vamos descobrir o que aconteceu com eles.

? eu gostei de todos os personagens, todos são cativantes, mas gostaria de ressaltar a evolução que o marcelo teve. amei a forma como a escritora trabalhou no personagem

? que livro fofo! é uma história extremamente tocante que fala sobre amor e destino. uma leitura leve e intrigante, que te deixa completamente curiosa pra saber o que aconteceu. o final é simplesmente incrível, e teve um plot que me pegou de surpresa. é um livro estilo sessão da tarde, maravilhoso.

Ingrid 06/05/2021

Autores Independentes
Foi ótimo conhecer a obra de uma autora independente da minha região, mas apesar da ideia do livro ser muito interessante ainda tem muito trabalho a ser feito nele.

Keyê 09/04/2020

Já pensou quanta história uma casa tem?
Marcelo pensou. Um escritor se muda para uma casa mobiliada intacta. Começa a imaginar o qur aconteceu com o casal que morava na casa, dentro de toda essa imaginação dele, encontrasse um diário.
Marcelo começa a se envolver com os moradores da região e sente que é muito estranho a saída do casal. Nos diários de Lucas ele começa a encontrar pistas do que aconteceu e resolve buscar o casal e fazer com que os maus entendidos se resolvam.

Thaina Barboza 16/12/2019

Um livro apaixonante que vai muito além de um simples romance. @chamadaliteraria
Marcelo decide comprar uma casa após seu retorno ao Brasil e acaba se interessando pela casa de Elisa e Lucas, um casal apaixonado que por uma razão mistériosa se separa. Se vendo preso a esse mistério decide ir a fundo e desvendar o que realmente aconteceu e o que ocasionou essa separação tão inesperada.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Um livro apaixonante que vai muito além de um simples romance. Láquesis traz lições importantes, mostrando como a inveja e a ganância pode destruir vidas, famílias e sonhos. De um jeito muito simples a autora traz uma história gostosa de se acompanhar com uma escrita leve e fluida, colocando tudo na medida certa. Os personagens são bem construídos e nos mostram a importância do perdão e do amor através da superação de cada um.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀
"...Mesmo que ele não te entenda, ame-o. Mesmo que ele te faça sofrer, perdoe-o. Mesmo que ele te deixe triste, alegre-o. Mesmo que algo os separe, retorne. Receba a minha benção, seja feliz."

Aryanne 07/11/2019

Um livro de superação e perdão
Em Láquesis temos um romance que aquece nosso coração e nos cativa do início ao fim, a autora Franciele nos apresenta sua obra em um primeiro momento o casal Lucas e Elisa, que eram conhecidos por serem extremamente apaixonados e unidos, mas por um motivo que ninguém entende, se separam de maneira abrupta.
A partir dessa apresentação temos a introdução do Marcelo, um escritor que em busca de tranquilidade muda-se de NY para a pequena cidade de Cianorte, a cidade onde ele ia na infância passar as férias com seu avô. Ao procurar um lugar pra morar, ele se depara com uma linda casa, que vem a descobrir se tratar da antiga residência do casal, e movido por uma imensa curiosidade de saber o que aconteceu para que pessoas tão apaixonadas se separarem, decide compra- la e investigar, com objetivo de ajudá-los. .
Começa então a história principal, vamos junto ao Marcelo e ao diário de Lucas, conhecer a trajetória do casal. A cada página descobrindo uma nuance da história pura e singela de ambos. Assim como ao fim descobri a verdade de tamanho mistério.
Nota: Eu simplesmente amei o jeito como a autora conduz a trama do livro. Vamos dentro deste, descobrindo pouco a pouco outra história. E não só a história de Lucas e Elisa, também iremos descobir sobre Marcelo e seu motivo de ir para Cianorte e as amizades que ele foi fazendo em seu novo lar, assim como um amor e o confronto com certas pessoas as quais vocês veram, não são nada o que aparentam.
Um livro que trata de superação, saber perdoar e escutar, ver o lado do outro, como a inveja pode vir a prejudicar vidas e como o poder do amor é algo forte e o que o destino une, ninguém pode vir a separar. Além das tramas familiares e conciliações. Um livro completo que conquistou cada pedacinho do meu coração. Amei e super recomendo.

Calhamaço da Tati 30/08/2019

Que romance!! .
Logo no início do livro vamos conhecer Elisa que estava esperando o marido já fazia 3 meses, o casal tinha se separado e ninguém sabia o motivo apenas suposições. Lucas e Elisa era aquele casal “perfeito” Lucas apesar de ter uma família rica conquista todos com sua humildade e Elisa com a sua simplicidade. Era um casal feliz, de causar inveja. .

Com essa perfeição toda vamos conhecer o amigo de infância de Lucas, Hugo e Susana um casal um pouco mais ambicioso. Nas suposições dos vizinho Susana era a culpada da separação do casal. .

Marcelo um escritor que estudou a vida toda nos Estados Unidos e agora decidi voltar para Cianorte lugar onde passava as férias na casa do seu falecido avô. Já tinha visitado várias casas e não se agradara de nenhuma, até que foi visitar a casa de Elisa assim que adentra na casa e já quer Fechar o contrato. .

Marcelo foi bem recebido pelos vizinhos e principalmente pelo Seu Afonso juntamente com sua neta Beatriz, que vai ser sua “diarista”. Marcelo ouviu várias histórias sobre o casal como escritor ficou curioso sobre aquela história, até achar o diário do Lucas. E entrou de cabeça naquele mundo de Lucas e Elisa para descobrir o real motivo da separação... .

Beatriz com uma personalidade um pouco diferente, tímida, e aos poucos vamos descobrir seus mistérios. . .
Li o livro todo querendo saber o porquê de um casal tão lindo juntos se separou, foi o suspense magico que ficou durante o livro todo. Um romance bem clichê e com um final que não te decepcionar rsrs .

Um bom livro para se sair de uma ressaca! .
Também fiquei curiosa pra saber o significado do título Láquesis que era uma personagem da mitologia grega, uma das três moiras .Lachesis em grego significa ¨sortear¨ e ela tinha a obrigação de puxar e enrolar o fio da vida dos indivíduos.

@diversidadeliteraria 01/07/2019

A leitura de Láquesis foi surpreendente o enredo do livro foi muito bem construído, cada capítulo termina com um sentimento de: "preciso ler o próximo capítulo para saber o que vai ocorrer"!. Ao meu ver o livro não deixou em nada a desejar, nem na parte do romance e muito menos do mistério, ambas as partes se completam, temos a problemática da separação apresentada desde o principio do livro, e ao decorrer da leitura vamos conhecendo o casal separado e tambem outros protagonistas que vão aparecendo na historia, comhecemos tambem Marcelo, que foi o fator X para o desfecho do mistério, e pouco depois a Bia, que possui uma personalidade peculiar que vamos descobrindo as suas particularidades.

O livro possui uma boa diagramação, com espaçamento e margens apropriados para proporcionar ao leitor uma leitura confortável.
Franciele.Macedo 15/07/2019minha estante
Gratidão por essa resenha! :) Abraços!

Aninha | @pactoliterario 18/05/2019

No começo do livro conhecemos Elisa, sabemos que ela foi abandonada pelo seu marido Lucas. Ninguém sabe o motivo e nem conseguem entender esse abandono repentino de Lucas, já que o casal sempre pareceu amar um ao outro.

Marcelo fez faculdade e estudou por anos nos Estados Unidos, após algum tempo, ele decide retornar ao Brasil para dar continuidade a sua vida.

Ele escolhe Cianorte para morar, já que é uma cidade que ele frequentava no tempo em que seu avô ainda era vivo e ele passava suas férias alegre e tranquilo por lá.

Essa é a mesma cidade que Lucas e Elisa moravam, após três meses de espera, Elisa desiste de esperar Lucas voltar e vende a casa em que eles passaram bons momentos de suas vidas.

Não é novidade que Marcelo se sente atraído pela casa deles, ainda mais pelo corretor ter lhe informado o motivo da venda, como um bom escritor, ele ficou curioso para descobrir o motivo da separação, e claro, gostou ainda mais da casa pois ela estava intacta, todos os pertences de Lucas e Elisa ainda estavam ali.

Marcelo é recebido muito bem pela vizinhança, todos eles tem comentários a respeito da casa e do antigo casal que a habitava, o que o ajuda bastante.

Mas quando ele encontra o diário de Lucas que foi deixado para trás, ele embarca nas memórias para saber de tudo sobre o casal. É aí que iremos conhece-los verdadeiramente e o que culminou a separação.

Confesso que eu fiquei o livro todo curiosa para saber o real motivo de tudo que ocorreu, os vizinhos tinham algumas especulações, mais nada concreto, já que a separação aconteceu da noite para o dia.

O livro é divido entre capítulos do presente, onde temos Marcelo e a família de Afonso, seu vizinho da frente, que está constantemente presente no livro juntamente com sua neta Beatriz, que vira a "diarista" de Marcelo. Temos também Susana e Hugo, vizinhos de Marcelo. Hugo fora o melhor amigo de Lucas desde a adolescência, as más línguas falam que Susana foi o pivô para a separação do casal, mas nada concreto.

Já nos capítulos que narram o passado, nós iremos conhecer a verdadeira história de Elisa e Lucas e quem eram eles. Como era cada um deles antes de se conhecerem, o namoro deles e finalmente o casamento, chegando por fim até o momento que Lucas deixou Elisa para trás e desapareceu.

Eu confesso que a história de Marcelo não me atraía bastante, eu estava mais focada em Lucas e Elisa, adorei ambos os personagens, ele rico e de uma boa família, já Elisa era pobre e trabalhava em uma lanchonete. Lucas me cativou por sua humildade e Elisa por sua simplicidade.

Susana e Hugo foram personagens que eu não gostei desde o começo, sabia que tinha algo de errado com aqueles dois. Principalmente com Susana, que mal Marcelo se mudara e ela já estava se oferecendo para ele.

O livro terminou do jeito que eu queria, comecei a leitura querendo ler um livro leve e clichê, e a autora não me decepcionou. Eu adorei realizar a leitura do livro e li a última página com sensação de dever cumprido.

A narrativa da autora é fluída e prende o leitor, a capa do livro em si não me chamou a atenção, as páginas são brancas, as letras estão em um bom tamanho para a leitura e a diagramação do livro é simples.

Recomendo o livro para quem está em busca de um livro leve, clichê e com um certo suspense para sabermos o real motivo do que aconteceu.

Resenha postada originalmente no blog Pacto Literário.

www.pactoliterario.blogspot.com.br
www.instagram.com.br/pactoliterario
Franciele.Macedo 15/07/2019minha estante
Muito obrigada por a resenha aqui também! Gratidão! :)

Sophia Lincy 28/03/2019

Um livro que te ensina sobre a força do destino!
A história começa envolta em mistérios e a autora nos convida a desvendá-los no decorrer dessa leitura.

Lucas e Elisa são um casal perfeito, daqueles que, não se pode imaginar um amor e cumplicidade maior. Mas tudo muda no dia em que Lucas faz as malas e vai embora, deixando Elisa e o seu sonho de felicidade para trás. O que teria acontecido com eles?! Marcelo é um brasileiro que, há anos, estuda e trabalha nos Estados Unidos e decide voltar ao Brasil, para a bela cidade de Cianorte. Na busca de uma casa ele se depara com aquela que, um dia, fora o lar de um casal apaixonado e, motivado pelo impulso da curiosidade sobre a história do lugar, ele a compra.
Num dia, ao acaso, Marcelo encontra o diário de Lucas e, acreditando que alí está a verdade sobre o que aconteceu, ele começa a ler. O interessante é que vamos descobrindo tudo juntamente com o próprio Marcelo, conforme ele vai lendo o diário.

Nos deparamos com muitos personagens cativantes, cada um a sua maneira. Marcelo é um personagem que, a princípio parece simples, mas aos poucos vai nos mostrando que também carrega fantasmas em seu passado. No desenrolar da busca pela verdade, ele conhece Beatriz, amiga de Elisa, que vai mexer com seu coração.

Quando terminei a leitura de Láquesis fiquei pensando em como os sentimentos ruins podem levar alguém a tomar decisões erradas, mas também trouxe uma mensagem linda de amor, amizade e esperança para o meu coração. Leitura maravilhosa!!
Franciele.Macedo 15/07/2019minha estante
Gratidão pela resenha! :) Amei! Abraços!

Pat Müller 10/03/2019

Poético, doce, intenso e surpreendente.

Não sei descrever a alegria que sinto quando termino de ler um livro nacional bem escrito com uma trama envolvente e personagens cativantes... mas, vou tentar te convencer a ler esse livro incrível. Vamos lá?

Sinopse: Lucas e Elisa poderiam facilmente ser os protagonistas de um conto de fadas. No entanto, uma maça envenenada e uma bruxa do mal (ou por que não um bruxo?) transforam o belo casamento em um pesadelo. Lucas desaparece e uma Elisa inconsolável deixa Cianorte, a cidade interiorana do Paraná, retornando para Curitiba e deixando para trás um rastro de mistério. Todos esses ingredientes formam a mistura perfeita para um escritor curioso, que além de desvendar o mistério encontrará descanso para os desassossegos internos e quem sabe, um linda garota do interior para viver um amor, também digno dos contos de fadas.
Particularmente, e talvez muitos se identifiquem também, esse livro teve um gostinho especial por me fazer lembrar da casa dos meus avós, ainda que a fazenda não seja o ambiente principal da história e sim onde se desenrola uma parte importante. Me emocionei com o avô de Marcelo e com o amor de Elisa e Lucas. Julguei Marcelo pelo seu ímpeto de invadir a vida de outra pessoa, lendo seu diário, mas a verdade é que muita gente (me incluindo) teria a mesma vontade e talvez até daria aquela bisbilhotada, sem admitir. Marcelo, no entanto, não esconde a curiosidade vai lá e lê mesmo, na cara dura. E essa atitude faz toda a diferença!
Quando me inscrevi para a parceria com a Fran eu já esperava um livro lindo, considerando a experiência com Operação Amazônia, também escrito por ela.
Fico feliz pela oportunidade de conhecer o trabalho da Franciele Macedo e desejo que os próximos livros sejam tão incríveis quanto os anteriores. Os livros dessa escritora sempre encontrarão um lugar especial na minha estante.
Agora, se você já leu Láquesis, me conta por que o livro tem esse título aqui nos comentários ;)
Franciele.Macedo 15/07/2019minha estante
Uau! Obrigada por ter postado aqui também, Paty! Muito obrigada por sua resenha. Amei o título da resenha! Abraços!

iza 01/10/2018

O livro Láquesis, da autora Franciele Macedo, conta uma história misteriosa que aconteceu na vida de um casal e gerou sua separação sem nenhum motivo concreto. A história de ambos termina de uma forma que ninguém consegue entender, nem mesmo eles sabem de fato o que aconteceu e se tem alguém envolvido conspirando contra.

A história inicia de forma contagiante partindo de uma investigação, que vai levar o leitor a querer ler sem parar até descobrir todo suspense que envolve a vida de Lucas e Elisa. O mais interessante nisso tudo é que a história do casal é contada por meio de um diário que Marcelo encontra na casa recém comprada e ele fica tão intrigado com todos aspectos da casa e todo mistério do casal, desde o momento que viu a casa antes mesmo de comprá-la. Marcelo compra a casa já com o intuito de descobrir o passado dos moradores anterior e por não aceitar os boatos que contam a ele. Sua primeira prova e mais concreta linha de investigação é o diário escrito por Lucas. Enquanto Marcelo passa alguns dias para consegui ler e descobrir como solucionar o problema em questão, o leitor vai descobrir não somente a vida dos protagonistas, mais também de Marcelo e Beatriz, uma jovem que tem um passado cheio de sonhos destruído de uma forma triste e cruel.

Com o desfecho da história, na qual Marcelo consegue encaixar todas as peças, se aproxima do vizinho Hugo apenas para descobrir mais detalhes, o que não percebe desde o princípio é a farsa de Hugo, que é um homem sem nenhum escrúpulo e age igual a esposa, que é falsa e calculista. A princípio é impossível imaginar tamanha traição de ambos e ao final da história o leitor vai se surpreender.

O mais interessante nesse livro é que todos carregam um mistério na sua vida e aos poucos tudo começa a se encaixar, como se o leitor fosse o próprio investigador. Isso deixa a narrativa ainda mais interessante e instigante. Algo muito engraçado é que além disso tudo, o livro trás uma lição de vida, que é fazer o leitor refletir sobre o caráter das pessoas que nos cercam e a buscar ser uma pessoa melhor e mais atenciosa com todos a nossa volta.

Os personagens cativam o leitor e cria vínculo, como se fosse da família, por ter sensibilidade, da mesma forma que dois causaram mágoas, por terem agido sem nenhum escrúpulo a ponto de transformar a vida de pessoas tão queridas em um pesadelo.
Ao finalizar a leitura desse livro, tive a impressão que seria muito bom sua continuação, pois é como se a história não terminasse aqui e todos precisassem de uma nova chance para mostrar as realizações pessoais e também sua trajetória. Eu senti que Beatriz tem muito mais para mostrar sobre a vida que pretende seguir e a reconciliação de Marcelo com a família também merece ser mais vivenciada.

site: http://historiasdaiza.blogspot.com/
Franciele.Macedo 10/03/2019minha estante
Obrigada, Iza! Gratidão! :)

Quel 17/05/2017

Apaixonante
Láquesis conta a história de Marcelo um escritor brasileiro, que decide voltar para Curitiba mas precisamente para Cianorte, antiga cidade onde seus avós moravam.
Marcelo então, começa a procurar uma casa para morar e finalmente a encontra e para sua surpresa, toda mobiliada.

A casa pertenceu a Lucas e Elisa, um casal que infelizmente o marido deixou a esposa, aparentemente sem motivo algum, claro que, há muitos boatos na cidade sobre a separação dos dois. Quando Marcelo começa a arrumar seus livros na estante da casa, encontra um diário que pertenceu ao Lucas.

Marcelo passa a ler o diário e termina que se envolvendo com a história dos dois e resolve ajudar o casal a se reconciliar, para isso, ele irá precisar investigar um pouco até chegar na raiz do problema. Gostei bastante do final, achei bem surpreendente, não imaginava a relação do personagem central com outro personagem secundário.
O livro tem apenas 223 páginas, merecia ter tido mais páginas e desenvolvido mais o romance de Marcelo, tirando isso foi ótimo.
Franciele.Macedo 10/03/2019minha estante
Obrigada, Quel! Honrada! :)