Confissões

Confissões Santo Agostinho

Resenhas - Confissões

1 | 2 | 3 | 4

pslover_ 10/04/2024

É uma obra que aborda questões profundas da vida humana, incluindo o sentido da existência e o papel da religião. Agostinho utiliza um estilo de escrita espontâneo, explorando suas próprias contradições de maneira aberta e honesta em um diálogo confessional, digamos. A leitura do livro é altamente recomendada por sua relevância e riqueza em diversos aspectos da experiência humana, religioso, filosófico, cultural ou literário. Suas reflexões sobre a passagem do tempo e a ausência de passado e futuro são muito boas.

Sheila.Sousa 29/03/2024

Confissões
Agostinho fala da ignorância do homem que desconhece até o que nele habita; percebe no outro mas não percebe em si mesmo. De uma coisa Agostinho tem certeza: ele ama a Deus e por causa desse amor quer encontrar resposta para a pergunta: ?Quem é Deus?? Por isso, contempla a criação em busca de respostas.

Sara.Goncalves 29/02/2024

Confissões, de Santo Agostinho, fora para mim um grande desafio. Antes de iniciá-lo, eu já sabia que discordaria dele em boa parte do livro, já que, sou atéia. Eu decidi ler porque sou instigada pelo conhecimento, e acredito que para se obtê-lo, é preciso consumir de várias fontes, de autores diversos, duma forma que seja vasta, justa. A primeira parte foi uma autobiografia (uma das primeiras já feitas), interessantíssima, embora pequenos detalhes e ideias foram diferente das coisas que eu penso.
Como o pecado, por exemplo, Agostinho acreditava que desde a infância cometemos pequenos pecados e manipulações. Já eu, não acredito que exista pecado, visto que, somos humamos, meros animais, tentando sobreviver um dia após o outro. Quem define o que é o pecado?
Após a autobiografia, Santo Agostinho discorreu longamente e bem suas teses, suas defesas, sua antiga crença, sua grandíssima devoção, sua nova doutrina, enfim, ele foi sapiente e me deixou boquiaberta em vários momentos. Em suma, não poderia ter sido melhor, a leitura foi muito farta, e os argumentos desse gênio são marcantes, tocantes. Não tenho certeza de que consegui exprimir tudo o que esse livro me causou, mas ele está na lista como um dos favoritos
E Está aí, mais alguém para admirar-se.

Papadelo 22/02/2024

Um santo livro de um santo homem
Esse é o livro mais difícil que já li. Confissões é um livro de clamor e confissão à Deus, porém com um grande teor filosófico em várias partes que se juntam numa autobiografia linda e emocionante. Santo Agostinho possivelmente é um dos santos mais importantes para a história do cristianismo, não só por responder questões pertinentes sobre a natureza divina, mas também por destruir a heresia maniqueísta.

Muito bom, terei de reler.

Maria20567 09/02/2024

"Humano, humano demais" mas no final Santo
Confissões é um livro que mescla filosofia e a fé de uma maneira única, profunda e poética.
Santo Agostinho relata com todo seu amargor os pecados que o distanciavam da vida com Deus. Nesse livro ele relata sua vida antes e após sua conversão e como ele foi resgatado por Nosso Senhor.
Um livro de extrema beleza e profundidade, onde acompanhamos essa belíssima jornada de conversão e vemos que apesar de seus pecados ele se tornou um homem Santo e um doutor da Igreja.
Com certeza o livro mais denso que já li, e filosófico tbm. Apesar de com certo esforço consegui compreender ainda prefiro recomendar pra quem já tenha o costume e certa base filosófica.
Para aqueles que admiram e são devotos de Santo Agostinho, leiam pois saíram ainda mais fascinados com a sua inteligência e seu amor a Deus e a Igreja.

Santo Agostinho, rogai por Nós!
Sasa 09/02/2024minha estante
???

Amanda3913 17/01/2024

Leitura muito boa, mas não perfeita
Com certeza um dos livros mais densos que eu li!
Gostei de saber da história dele, como Deus converteu ele, a forma que a mãe dele sempre amou ele e orou por ele até o fim da vida dela.
Tem muitas partes que grifei e que quero voltar pra meditar no que está escrito, usar nas minhas orações, etc. Mas os últimos livros onde ele fala de Gênesis eu não entendi nada.
Pouca coisa eu consegui tirar proveito, não sei se li desatenta demais, mas achei denso o final. No entanto acho que se eu ler um dia com mais maturidade com certeza vai me ser útil.

Mickael 30/12/2023

Confissões junguianas
Li esta obra com o olhar de psicólogo junguiano. Entendo a importância para os católicos, que devem tirar ainda mais desta obra prima. Enfim, gostei bastante, principalmente do 'último ato' onde é uma baita aula de psicologia (novamente sem desmerecer o caráter religioso do livro).
É fenomenal ver que a semente do homem moderno já está lá em Agostinho, que viveu na Antiguidade Tardia ( sim, não na Idade Média como muito se divulga).
As teses dele contém o que Kant vai desenvolver no século 18 e posteriormente Jung. Gostei bastante.

ray :) 14/12/2023

Uma adoração
Confissões é um clássico. Agostinho foi uma figura importantíssima para a filosofia cristã e eu não poderia deixar de ler essa obra.

Não digo que é um livro fácil. Acho que foi um dos mais difíceis que li na vida. Demorei uns 3/4 meses para finalizar.

Mas me edificou bastante. A história de Agostinho de Hipona é lindíssima e eu me emocionei muitas vezes. Passei a ter uma admiração enorme pela mãe dele, uma mulher muito sábia!

Questões sobre o mal, a "eternidade passada" e devoção são muito falados na obra. Não é fácil de ler e não é fácil interpretar, mas recomendo. Provavelmente vou reler ele algum dia, pois algumas coisas não ficaram claras pra mim.

Eduardo684 24/11/2023

Uma Jornada Introspectiva
"Confissões" é uma obra clássica escrita por Santo Agostinho. O livro é uma autobiografia espiritual em forma de oração, onde Agostinho compartilha sua jornada de busca pela verdade, desde a juventude até sua conversão ao cristianismo. Ele reflete sobre sua natureza pecaminosa, os desafios da vida e sua transformação pela graça divina. A obra influenciou profundamente o pensamento cristão e continua a inspirar buscadores espirituais ao redor do mundo.

Lathos 23/11/2023

Teólogo, filósofo, e homem
As Confissões de Santo Agostinho são um prato cheio de conteúdo que mesmo sendo do séc IV - V continuam importantes.

A obra, como dita no prefácio é uma inovação literária, não podendo ser categorizada como autobiografia, tratado filosófico ou tratado teológico, mas tendo elementos de todos os 3. A jornada da vida de Agostinho desde seus dias como maniqueu até sua conversão e ordenação ao bispado é muito interessante e um ótimo exemplo de superação dos vícios e abraço às virtudes. Também há suas reflexões sobre a essência de Deus, a existência do mal e conceitos como a memória e o tempo.

Nos últimos capítulos (livros) da obra, Agostinho se propõe a uma reflexão sobre o genesis, parte sobrecarregada de conteúdo teológico.

Embora tenha tido dificuldade com os últimos capítulos da obra, não descarto uma releitura para uma melhor absorção do texto.

Recomendo muito a leitura da obra para que conheçam a vida e jornada deste homem que foi um grande Santo.

Jão 07/10/2023

As confissões de S. Agostinho nos mostra uma jornada de conversão espiritual, e sua beleza mora exatamente nisso, nos relata como que foi sua guerra na busca pela verdade, quais foram os movimentos da sua alma nessa trajetória de uma vida desordenada, cheia de vícios de outrora que graças as orações em meio as lagrimas de sua mãe S. Mônica, Deus se compadeceu e mudou a sua vida, tornando ele não apenas um dos maiores filósofos do império Romano, mas também um grande doutor da Igreja Católica, cuja influência dos seus livros são deveras grandiosa ate nos dias contemporâneos.

"É grande essa faculdade da memória, sobremaneira grande, meu Deus, aposento amplo e infinito. Quem poderia alcançar seu fundo? E essa faculdade é da minha alma, pertence à minha natureza, mas nem eu posso abarcar tudo o que sou. Logo, a alma é estreita demais para conter a si mesma."

Lidiany.Mendes 29/09/2023

Trabalhoso
Um livro clássico da cultura ocidental. Um referencial para a literatura, a filosofia e a teologia.
Santo Agostinho de Hipona, faz um relato autobiográfico e discute temas filosóficos e teológicos importantes nesta obra.
Suas reflexões sobre a memória, o tempo, o mal, dentre outros temas são profundas e nos fazem refletir.
Não é um livro de fácil leitura. Principalmente os três últimos livros, mas certamente é uma leitura recompensadora.

bobbie 03/09/2023

Leia se tiver disposição (ou leia vagarosamente).
Um longo tratado filosófico-religioso sobre fé, devoção, autocrítica e fundamentos religiosos. Agostinho tem uma longa "conversa com Deus" e, em alguns momentos, não deixa nada a desejar aos filósofos mais herméticos da história da filosofia, fazendo com que a leitura se torne pedregosa e lenta, uma aventura a ser desbravada com coragem e paciência.

Emilson5 25/08/2023

Não é por acaso que é um clássico
Escrito no século IV, Confissões é uma ponte entre antiguidade e medievo. Aqui, o cristianismo ganha destaque, ao acompanharmos a vida de Agostinho que, após uma conversão sincera, decide confessar a Deus suas dúvidas e questões. O que temos neste clássico é um misto de biografia, filosofia cristã e teologia. O Bispo de Hipona traz à tona questões que permeiam a nossa mente e que, geralmente, não ousamos questionar a ninguém sobre. Considero uma leitura essencial para todo cristão, pois, é uma obra importantíssima para a História da Igreja e do cristianismo. Mas, se você não é cristão, não se preocupe, vai conseguir aproveitar, e muito, essa leitura. Não é por acaso que é um clássico

1 | 2 | 3 | 4