Presto con fuoco

Presto con fuoco Roberto Cotroneo

Resenhas - Presto con fuoco

Sacripanta 29/12/2009

Presto con fuoco (Roberto Cotroneo)
-Um convite para o mundo da música-

A vida é feita de boas surpresas, como livros que cruzam nosso caminho. 'Presto con fuoco' é um desses bons encontros.

Encarei esse livro como um convite para um mundo que, para mim, é vergonhosamente desconhecido: a música. O livro é a autobiografia de um velho pianista mundialmente reconhecido e famoso. Há uma suposta trama na história, um manuscrito inédito da quarta balada de Chopin, mas isso é pura desculpa para o "maestro" divagar sobre a música e suas impressões sobre ela e sobre o mundo.

E, basicamente, o livro trata disso: das impressões e divagações desse maestro. Impressões sobre outros compositores de música erudita; sobre o sentido da música; sobre o sentido de dedicar uma vida inteira a uma arte cujo público é surdo, não sabe apreciar; suas divagações sobre o que é tocar um piano, o que é ler e interpretar uma partitura, as nuances do toque das teclas, a relação do pianista com seu instrumento, o quanto de sentimento é possível imprimir num manuscrito...

Foi todo um universo que foi descortinado, para eu que sou um leigo. Ainda que por vezes seja arrastado, creio que basta lê-lo como quem ouve uma confidência: o clima da leitura é mais ou menos esse. Ponderações, sensações, arrependimentos, lembranças.