Sobre a ideia Juche

Sobre a ideia Juche Kim Jong-il




Resenhas - Sobre a ideia Juche


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Antonio.Herdy 05/02/2023

Excelente para compreender a experiência Coreana.
No presente livro, Kim Joon il explica o conceito da Ideologia Juche e sua aplicação na sociedade coreana, "rumo ao socialismo e ao comunismo".

Sendo extremamente didático (e as vezes um pouco exagerado), o autor explica por diversas vezes, que o Juche têm como base o fator do homem ser o dono do mundo, visto que possui a consciência criativa, que lhe permite ser um ser social. E por conta disso, o homem é dono de seu próprio destino.

Pode lembrar um pouco, esse papo de coach, mas não se deixe enganar, está bem longe disso. Quando o líder coreano fala a respeito, se traz a tona a questão, de que na ideologia burguesa o conhecimento é produzido por uma minúscula elite intelectual, enquanto na ideologia Juche as massas populares são fundamentais para o processo de manutenção da sociedade. Ao tomar conhecimento de que são donas de seu próprio destino, e não apenas serventes de uma burguesia, as massas populares desenvolvem a consciência de lutar pelo socialismo.

Por conta disso, considera que a ideologia Juche têm papel fundamental na contribuição para o desenvolvimento do marxismo devido a sua análise mais profunda sobre a figura do homem.

Ao longo do texto, Kim apresenta diversos fatores que são importantes para qualquer revolução popular, como o fato de que para realizá-la pode-se aceitar auxílio de uma outra nação, mas que sua principal força são as massas populares, pois sem seu apoio nem a revolução, quanto a defesa do socialismo são possíveis. Mesmo que se um poder ofensivo maior do que de seu antagonista.

Também apresenta apontamentos a respeito da parte sul da Coreia, que é totalmente controlada pelo imperialismo estadunidense, o que impede a reunificação do povo.

Com isso, acredito que esse livro seja fundamental para qualquer um que deseje fugir um pouco das mentiras propagadas pela mídia e pelo senso comum estabelecido a respeito da Coreia Popular.
comentários(0)comente



Temnyy myslitel 01/01/2022

A tocha que guia a humanidade
Nesse livro, o Dirigente Kim Jong Il sintetiza e sistematiza profundamente a ideia Juche, concebida pelo Presidente Kim Il Sung no processo de conduzir as massas coreanas à sua libertação e desenvolver uma nova ideia que respondesse às demandas de sua época.
Este livro é como um manual enciclopédico que explica o surgimento, os originais princípios e métodos esclarecidos por essa ideia, que constitui, no nosso tempo, a ideologia-guia para as massas populares de todo o mundo que almejam a realização de sua independência.
É extremamente recomendado para todos os comunistas e qualquer um que se revolte diante do decadente mundo em que vivemos e anseie por um mundo justo.
comentários(0)comente



Pacaterra 20/12/2019

A independência é a base do socialismo na Coreia Popular
Nesse artigo de Kim Jong Il estão expressas as linhas que orientam o pensamento político-ideológico do Partido do Trabalho da Coreia, e pode ser entendido como a inovação do socialismo coreano.
Aceitando o materialismo histórico dialético proposto por Marx, a ideia Juche (ou Zuche) se coloca como uma inovação, e não uma continuidade, da tradição marxista. Se a questão fundamental para o materialismo histórico dialético é descobrir as tendências gerais do desenvolvimento social, a questão posta pelo Juche é o papel do homem na sociedade, seu caráter independente e criador.
As bases do Juche são a consciência, o espírito criador e a independência. Partindo da realidade material da Coreia Popular socialista, fica mais simples compreender a origem da filosofia Juche, já que o cerco imperialista, as dificuldades de se reconstruir após a guerra e de formular as bases de uma nova sociedade impuseram a tarefa histórica aos dirigentes da revolução de formular as bases teóricas e ideológicas que garantissem o logro desse processo.

Esse livro é recomendado para todos que, já introduzidos na história da revolução coreana (recomendo o livro A Revolução Coreana, da ed. Unesp), querem entender melhor sobre a filosofia que orientou e ainda orienta a prática política do PTC e da revolução social em andamento na Coreia Popular.
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR