A estrutura da bolha de sabão

A estrutura da bolha de sabão Lygia Fagundes Telles

Resenhas - A Estrutura da Bolha de Sabão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Luiza3234 02/09/2023

Que perfeição meu Deus do céu
Um livro que me fez ter emoções boas, emoções ruins, foi uma montanha russa de emoções. O jeito que a Lygia escreve me encanta sempre!! Poderia passar minha vida inteira só lendo os livros dela, as histórias dos contos estão impecáveis, a escrita está perfeita, está tudo maravilhoso. Recomendo muito pra quem adora emoções fortes, altos e baixos durante a leitura e quem também ama a literatura brasileira.

Daubian 29/07/2023

Um estouro
A Lygia é uma contista tão incrível que mesmo esperando em alto nível eu me surpreendo sempre pela leveza e beleza de suas histórias. Assim como as bolhas de sabão. O título original era filhos pródigos que eu preferia antes. A princípio não gostei do conto que dá nome ao livro, mas depois eu revisito na minha mente e ele se torna muito melhor. Os temas, não só desse conto, mas de todo livro, são bem profundos indo de nazismo à repressão policial, da física teórica até reedição do Machado de Assis.

Destaco alguns contos:

O Espartilho. Uma neta e uma vó em um choque de ideias trazendo uma perspectiva que só uma mulher conseguiria extrair. É de tirar o fôlego

A Confissão de Leontina. Uma presidiária relata em sua confissão os caminhos que a sua vida teve para a levar até a prisão. É comovente e terrivelmente atual.

A Estrutura da Bolha de Sabão. Uma mulher reencontra seu ex, um físico que estuda este fenômeno das bolhas de sabão, com sua atual mulher. As coisas são efêmeras como as bolhas, mas isso não as torna mais bonitas?

Não tem nunca um mesmo olhar sobre as histórias dela que soam vivas e complexas. Uma pena que é mais curto, mas assim como as bolhas de sabão eu adorei estourar

Lorenzo9 23/07/2023

Uma lygia menor
Das coletâneas de contos da lygia que li considero esse o mais fraco,O que mais me encanta na Lygia tanto romancista como contista é sua capacidade de trabalhar os mais variados assuntos,e além da sua belíssima escrita dos 8 contos presentes o que eu considerei Excelentes foram:A testemunha,A Fuga,,A confissão de Leontina
Os medianos foram na minha opinião:A medalha E Gaby.
Já os ruins foram:O espartilho,Missa do galo,A estrutura da bolha de sabão(esse último já tinha achado ruim no livro,tendo que ler na escola então um saco... apesar de até ter algo de interessante nele

Si 17/07/2023

Conhecendo Lygia
Achei que ?O espartilho? e ?A confissão de Leontina? valeram a leitura do livro.
Mesmo os contos que não gostei tanto me deixaram curiosa sobre as personagens.
Como meu primeiro livro da Lygia Fagundes Telles, achei que foi uma boa introdução e termino querendo ler um livro dela que não seja de contos.

mikael. 31/05/2023

Lygia...
Acho que meu ranking ficaria mais ou menos assim:
1 - O Espartilho
6 - Gaby
7 - A Estrutura da Bolha de Sabão
8 - A Fuga

Day Gomes 09/05/2023

A estrutura da bolha de sabão ou do amor?
Maravilhoso, diversas formas de amor, e uma imensa crítica a diversos aspectos da nossa sociedade. São oito contos incríveis.

uepa 04/05/2023

Lygia Fagundes da Silva Telles é sinônimo de transparência da alma
Em 19 de Abril de 1918, na cidade de São Paulo, nascia nossa menina translúcida. Lygia é um dos poucos nomes de figuras femininas na literatura brasileira que não foram encobridos pelos preconceitos da época (e consequentemente impedindo sua formação ). Aos 20 anos publicara seu primeiro livro, Porão e Sobrado (1938), de modo que fora bem aceita pelas livrarias, pois já era reconhecida por colaborações em jornais e revistas. Cerca de 83 anos depois, 10 dias antes de seu aniversário, deixava para trás sua história e legado para alcançar o que hoje, assim como alguns de seus contos, não sabemos explicar.

Menina de armário
Acredito que a melhor maneira de descrever as fortes características da escrita da autora é com essa analogia. Lygia tem uma forte presença da inquietude dos laços humanos, os retrata como seres ora trépidos ora dispersos e sempre guiados por seus sentimentos ( somos seres emocionais, isso nos faz fortes ou fracos, inconsistentes e complexos. Nosso erro é pensar em entender e não sentir ). Sua narração tem a capacidade de criar atmosferas com apenas memórias ou observações dos personagens, submergindo o leitor não apenas na história como também empatizando com o globo que cada figura transparece. Presa em um armário escuro, só resta através de uma porta que dá contra sua própria imaginação, escutar. Uma garota que não precisa de detalhes para imaginar, apenas ouvir o eco labiríntico que somente a mente humana consegue gritar. Slk a brisa que eh

A Estrutura da Bolha de Sabão e os outros oito contos, são ao meu ver, mais simples de compreender a autora e suas propostas do que em, por exemplo, Seminário dos Ratos. Por isso acredito ser a uma das melhores escolhas para o começo de uma leitura lygiana.

Elineuza.Crescencio 19/04/2023

Editora Círculo do Livro – SP - 1991
Avaliação: 3/5
Término da leitura: 19/04/2023

Autora
Nasceu em São Paulo e é conhecida pelo título de “A Dama da Literatura Brasileira”. Destacou-se por seus escritos e com notoriedade considerada por acadêmicos, críticos e leitores como uma das maiores escritoras brasileiras.
Representante do pós-modernismo além de advogada, contista e romancista.
São envolventes as suas histórias e entre os temas que encontramos estão o amor, a fantasia, a loucura, o medo, a morte.

Sobre o livro
Estou agora descobrindo aos poucos a arte de contar e escrever de Lygia Fagundes Telles.
Esse é o primeiro livro, completo, da autora que leio.
Já havia lido um romance, “As meninas” e alguns contos isolados.
Neste livro há total de oito contos que envolvem por sua profundidade e sensibilidade na criação das personagens.
Cada um é carregado de características tão fortes que é impossível não crer que são de verdade.
Por vezes cheguei a sentir os aromas, os sabores, o calor e o frio.
Vale a pena ler cada pedacinho e até pesquisar as citações que desconhecemos.
Recomendo.

site: https://entremeadaselivros.blogspot.com/2023/04/2023-abril9-leitura-anual-46-estrutura.html

Michela Wakami 15/04/2023

Esse livro contém oito contos.

Minha avaliação :

A medalha (ruim).
A testemunha (perfeito).
O espartilho (perfeito).
A fuga (bom).
A confissão de Leontina (perfeito).
Missa do galo (ruim).
Gaby (razoável ).
A estrutura da bolha de sabão (ruim).

ana piris 27/03/2023

Amei esse livro, li por conta do clube de leitura da escola, mas o livro é muito bom
o meus contos favoritos foram A medalha e O espartilho.
quero ler mais livros da Lygia agora

Rodolfo Vilar 21/03/2023

?"'A estrutura, quer dizer, a estrutura', ele repetia e abria a mão branquíssima ao esboçar o gesto redondo. Eu ficando olhando seu gesto impreciso porque uma bolha de sabão é mesmo imprecisa, nem sólida nem líquida, nem realidade e nem sonho. Película e oco. 'A estrutura da bolha de sabão, compreende?' Não compreendia."?
? Como sempre Lygia cirúrgica, precisa, que brinca com o leitor e sua curiosidade, sempre nos deixando no "e o que mais?", mas o "e o que mais" está lá, contido no texto, ou se não, a nossa própria mente como leitor completará essa lacuna. Mas também Lygia brinca com memórias, com a relação entre os personagens, com histórias que podem até ser fatídicas e que por isso mesmo se tornam mais assustadoras. Em "A estrutura da bolha de sabão" Lygia repete a sua genialidade na construção de seus contos, mas agora com um toque mais político, contendo pensamentos e falas que refletem sobre a sociedade da sua época (ao falar sobre o papel da mulher, racismo, hierarquia) mas que até hoje ainda refletem em nosso momento e que por isso mesmo se tornam importantes de serem discutidos.
? Quero destacar os seguintes contos: "O Espartilho", que mostra essa relação entre avó e neta, onde ambas vivem um cotidiano de quem domina quem, mas também a vivência da juventude que floresce; "A fuga", sobre um menino com asma que ao mesmo tempo vivencia um sentimento de prisão, lapso e visão de mundo diferente; e "A confissão de Leontina" que é o melhor de todos os textos que já li da Lygia até o momento e que conta sobre a vida dessa mulher que tenta ter uma vida melhor mas acaba sendo presa por uma situação x que não esperava.
? Todos os textos são permeados por essa sensação de vida superficial, somente a casca, essa "estrutura", que assim como a estrutura da bolha de sabão que pode ser visível mas que a qualquer momento pode estourar e voltar ao nada. Lemos sobre personagens que enxergam a vida com dúvida, com medo ou com incredulidade, fazendo com que nós leitores também nos questione sobre essa vida e sobre aqueles que fazem parte desse ciclo. Ler Lygia Fagundes Telles e mergulhar nas nossas próprias contemplações. Recomendo.

jhdep 07/01/2023

Presente & memória: família e sociedade em Lygia
Nesse livro, a relação muitas vezes conturbada, marcada por afeto e ressentimento, é explorada principalmente através da memória. Mãe e filha, pai e filho, irmão e irmã... Através de relatos que misturam presente e passado, somos levados através da consciência desses personagens a um mundo de ambiguidades morais onde o maniqueísmo não tem lugar. É através dessas histórias que a autora aproveita para abordar temas como a prostituição e o machismo, como no melhor conto da obra, "A confissão de Leontina". O insólito aqui aparece com menos frequência, apenas em "A fuga".

Destaque para: "A confissão de Leontina", "Gaby" e "A estrutura da bolha de sabão".

maria | mariaclarasb 07/01/2023

a incrível "sutileza bruta" da lygia de representar o ser humano. a intensidade em que o ódio, o vazio, a indiferença e tantos outros sentimentos são retratados é lindo de se ler.

Vinijclf 07/12/2022

Lindo
Mais uma coletânea de contos da Lygia lido e já posso dizer que a autora está se tornando minha autora nacional favorita, e impressionante sua capacidade de captar a essência humana com estórias, a primeira vista, tão simples.

Eloisa 20/10/2022

Primeira leitura, de muitas
Esse foi o primeiro livro que li da autora, infelizmente demorei para conhecer o seu incrível trabalho na literatura brasileira. Foi uma narrativa tranquila, já que o livro é dividido em diversos contos, sendo que um conto não há uma relação muito direta sobre o outro.
A primeira reação que tive foi o medo, e logo depois a admiração. Muitos dos contos são bem “pesados” de se ler, e não é algo muito sobrenatural, há muitas histórias que são sim baseadas em vidas reais, o que acaba sendo mais assustador.

Todos os contos são bem elaborados, mas os que mais me chamaram atenção, e me deixaram reflexiva sobre a vida, foram “O Espartilho”, “A Fuga”, e “A confissão de Leontina". Em “O Espartilho” se passa em um período em que o mundo passava pela 2 Guerra Mundial, e como o livro se passa no Brasil, podemos perceber como alguns movimentos políticos e sociais, que ocorriam na Europa, influenciam no modo que a alguns brasileiros, principalmente os de classe média e alta pensava. Então sim, no decorrer da história há discussão sobre assuntos relacionados a nazismo, escravidaão e divisão de classes e etnias, são assuntos complexos, e em algumas partes eu parei a leitura e fiquei pensando que há 60 ou 70 anos atrás, as pessoas tinham um pensamento tão distorcido e cruel. (pasme, ainda nos dias de hoje, há a propagação desses tipos de pensamentos).

Em "A confissão de Leontina”, o conto me deixou pensativa sobre minha própria vida. É uma história triste de uma jovem garota pobre, sem pais e sem emprego, com o destino pré determinado, um destino cruel e injusto. Me fez pensar se realmente somos nós que criamos nosso próprio destino, é estranho, mas destinos ruins podem ser dados para pessoas boas, e destinos bons são dados a pessoas ruins.
Irei comentar apenas sobre esses dois contos, mas de forma geral, esse foi um livro que me marcou muito. Foi um prazer enorme conhecer a Lygia.

1 | 2 | 3 | 4 | 5