A estrutura da bolha de sabão

A estrutura da bolha de sabão Lygia Fagundes Telles

Resenhas - A Estrutura da Bolha de Sabão

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Janaina 24/09/2020

É um livro de contos e não gostei muito ... Acho melhor tentar outro

@fernandajfguimaraes 03/09/2020

No conto que nomeia o livro, são três personagens não nomeados. É a história de uma mulher que reencontra seu ex-marido acompanhado da atual esposa. O final é bem enigmático. O que é típico da autora.

As frases são curtas, secas, cortantes. Os diálogos são soltos. Os pensamentos da protagonista são desconexos. Os acontecimentos são rapidos e jogados a esmo como peças de um quebra-cabeça, mas aos poucos conseguimos montar o enredo.

Lygia é uma das maiores representantes do movimento pós-modernista no Brasil. Ela explora a psicologia feminina e a vida nos centros urbanos. Suas personagens femininas são misteriosas e complexas, marcadas pela fragilidade e inquietação. Ela apresenta a realidade envolta pela sedução do imaginário e fantasia.

Recomendo este livro para aqueles que desejam iniciar a jornada pelo universo Literário da Lygia antes de mergulhar em seus romances mais densos.

Helena Gáti 31/08/2020

-Mudam as personagens, mudam as situações e sempre numa linguagem de extrema flexibilidade. E misterioso fascínio. O humor leve. A ironia que pode ser feroz nessa pesquisadora de almas que vai fundo-

Mesmo após reler a obra diversas vezes e através de diferentes perspectivas, ainda vejo essa definição de Nogueira Moutinho como uma das mais precisas em descrever, em poucas palavras, o que esse livro representa. A capacidade de Lygia de mergulhar em personagens tão distintos de forma tão profunda e fazê-la com tanta naturalidade e maestria é assombrosamente fascinante. Os oito contos que compõem a obra são unidos pelo retrato sensível e frágil da vida, nos quais os personagens investigam, de forma provocativa para o leitor, aspectos obscuros da alma que revelam elementos velados no subconsciente, que por muitas vezes não conseguimos (ou não queremos?) enxergar. Apesar de intensa, a leitura é extremamente fluida e uma excelente opção pra quem deseja um primeiro contato com a obra da autora e não sabe por onde começar. Pessoalmente, esse livro carrega muito significado e considero uma das minhas leituras preferidas.

Sarah 27/08/2020

Estou aqui ainda despedaçada com o conto A Confissão de Leontina. Aliás, na maioria dos contos parece sentei pra ouvir a história das personagens, muitas delas arrebatadoras. Essa é a minha primeira experiência Lygia Fagundes e gostei muito.

Rafaela.Maria 27/06/2020

Uma obra prima sobre angústia
Lygia consegue nos penetrar com a sua narrativa marcada pelo fluxo de consciência. Não apenas lemos, como também tomamos consciência e sentimos o que cada personagem passa. Dentre todos os livros de contos que li da Lygia, esse é, sem dúvida, aquele que mais amassa o coração e nos mostra a face da angústia humana. São contos mais longos, com pensamentos mais confusos, assim como a vida.

Jéssica.Marins 19/06/2020

Primeiro livro
Este ano me comprometi a iniciar e concluir leituras de diversos autores nacionais e um dos objetivos era conhecer o trabalho da Lygia. Meu primeito contato foi esse, um livro com diversos contos que tratam de relações e condições humanas, temas sociais, amor, a ideia que o indivíduo tem si mesmo e do mundo... alguns contos chegaram a mim de forma direta e me acertaram em cheio
, mas no geral já pude comprovar o quão boa escritora ela é. Pretendo ler outros.

Momo 04/06/2020

"Amor de transparências e membranas, condenado à ruptura."
Assim como a bolha de sabão, alguns contos tratavam de frágeis estruturas, seja elas familiares, amorosas e sociais prestes a romperem.
Dentre os contos, destaco O espartilho, A Confissão de Leontina e A Estrutura da Bolha de Sabão como meus favoritos.

Suzana.Basilio 08/03/2020

Não é uma leitura cansativa muito pelo contrário Lygia aborda temas sociais/familiares de uma forma leve e profunda.

Pablo 02/08/2019

Esta reunião de oito contos escritos por Lygia Fagundes Telles em épocas e circunstâncias diversas atesta não apenas a excelência da prosa da autora mas também a sua condição de notável "pesquisadora de almas", conforme a definiu o crítico Nogueira Moutinho. Os protagonistas destas histórias encontram-se, em geral, numa relação crítica com as pessoas e ambientes que os cercam - e também consigo próprios. Secretos podres familiares, desenganos amorosos, vocações frustradas, o desejo extraviado, nada é confortável nessas narrativas descontínuas, que alternam descrição objetiva, discurso indireto livre e fluxo de consciência.

Essa foi a primeira vez que li algo da Lygia, e desde o início já foi uma experiência avassaladora. O livro possui oito contos, todos com histórias, narrativas e personagens bem diferentes entre si. Mas, ao mesmo tempo, todos têm a mesma identidade, que reside em personagens vivendo em situações, relacionamentos ou ambientes que são extremamente hostis, insalubres e desconfortáveis. Por si só, essa temática já gera bastante interesse, mas o que realmente cativa e deixa tudo mais interessante é o domínio que a autora tem da escrita. Alternando o estilo de narrativa entre os contos, ora até com narrações pouco convencionais, a autora traz um quê de novidade em cada nova história, ao mesmo tempo que também consegue manter um padrão de escrita bem característico.

A estrutura da bolha de sabão é um livro sensacional, com ênfase na escrita (não vou parar de repetir isso) e com histórias curtas e cativantes. Meus três contos favoritos são: O espartilho, A Confissão de Leontina e Gaby.

Ana 11/04/2018

Contos excelentes, incisivos e reflexivos de Lygia.
Um dos meus preferidos deste livro é ''A confissão de Leontina'', que conta as agruras sofridas
por uma pobre moça, que acaba indo parar numa vida sem futuro.
Os personagens destes contos quase sempre estão em situações e ambientes conflitantes e
hostis. Contos para ler, reler e refletir a respeito da condição humana neste mundo.

psykloz 03/05/2015

Os textos dos contos seguem um ritmo interessante, musical, cheio de graça. Cada conto é narrado de forma diferente um do outro o que remete à expansão na escrita da autora. Isso enfatiza a sensação de novos personagens. A linguagem é bem sincera e rebelde e há uma agressividade engraçada na fala. As situações descritas são do cotidiano, fáceis de serem identificadas (mesmo em partes) na vida do leitor. Os fatos são colocados de modo direto, mesmo sofrido, sem preocupações em causar espanto ou reações de adversidades com a maneira como as palavras são expostas. Um romance dramático bem brasileiro.

elemzinha 05/09/2014

Leve, curto e sensível.
Não é com frequência que leio contos, mas costumo gostar quando leio. Os de Lygia Fagundes Telles eu ainda não conhecia, embora já tivesse lido seu romance As Meninas e ficado surpresa com o estilo da autora, mas pouco animada com a história em si. A Estrutura da Bolha de Sabão foi um livro que achei jogado no canto da casa de uma amiga e imediatamente adotei para mim ao ver a capa e o título tão bonitinhos. Não é sempre que julgar um livro pela capa funciona, mas neste caso foi uma boa escolha.

Para mim, o mais difícil em um conto é em tão poucas páginas conseguir fazer o leitor se envolver com as personagens e, consequentemente, com o desenrolar dos acontecimentos. Para a minha surpresa, Lygia desmistifica isso e apresenta com maestria as perspectivas e singularidades de suas personagens. Acredito que o grande mérito dela é dar profundidade a uma narrativa curta, eu acho isso incrível: realmente senti a química e os dramas apresentados nos contos e mesmo o que era fantasioso parecia potencialmente um retrato do real.

Outro ponto que vale ser destacado são os temas escolhidos, tais como morte, injustiça, família, orgulho, amor. São temas complexos, mas bem abordados mesmo quando a autora optou apenas por tangenciar estas questões - o que me faz pensar que a proposta realmente não é a construção de, por exemplo, uma crítica social e sim o despertar da sensibilidade e reflexão.

Negativamente, pontuo que senti oscilação durante a leitura: verdade que há contos que envolvem e pedem para ser devorados (O Espartilho ou A Confissão de Leontina), mas outros tornam a leitura uma preguiça e só depois de uma dezena de páginas são capazes de produzir alguma fagulha de interesse (a exemplo de Gaby ou A Missa do Galo).

Em geral é um bom livro, que me deixou com vontade de conhecer mais obras da autora.

Rafael Reis 05/09/2014

Narrativa única
Iniciei a leitura por causa de uma indicação de uma amiga após uma conversa onde mostrei meu interesse por contos. Assim o livro veio parar na minha mão e mergulhei nas páginas com certa expectativa.

Lygia Fagundes Telles escreve muito bem, ninguém pode negar. A forma que os seus contos apresentam as personagens é muito interessante. Até a última página ainda resta acrescentar alguma particularidade às personagens, vejo que isto é possível devido ao tamanho curto dos contos.

No final das contas eu gostei de tudo que li, principalmente da perspectiva que as histórias são montadas, é como se eu estivesse acompanhando um quadro sendo pintado, cuja direção da pintura não é previsível. Não é uma fórmula desgastada que nem nos romances, é diferente. Mesmo entendendo a qualidade da parte técnica, não fui cativado pela maioria dos contos, talvez esteja muito acostumado com os best-sellers e seus truques, mas a leitura não é dispensável, fico muito grato por ter conhecido essa autora e também esse estilo diferente de leitura.

Me parece que se pudesse discutir os contos com alguém ou até participar de um debate sobre eles, acredito que a experiência dessa leitura seria muito mais enriquecedora, não pelo fato de que o conteúdo das páginas não são suficientes, mas por minha imaturidade nesse tipo de leitura que não me permite apreciar mais ainda a técnica aplicada. É como se existisse muitas coisas que passaram despercebidas por mim e tenho desejo de encontrá-las e ficar mais esperto.

Recomendo a leitura, os contos se passam como histórias reais, críveis, com períodos históricos definidos em alguns casos, constrangimentos sociais e seus preconceitos, personagens misteriosas e uma narrativa única.

Abaixo a lista dos contos em ordem de minha preferência:

- A Confissão de Leontina
- A Testemunha
- A Estrutura da Bolha de Sabão
- O Espartilho
- A Fuga
- A Medalha
- Gaby
- A Missa do Galo(Variações sobre o Mesmo Tema)

1 | 2 | 3 | 4 | 5