O Ataque dos Zumpiros

O Ataque dos Zumpiros Alec Silva

Resenhas - O Ataque dos Zumpiros

Inês Montenegro 05/11/2020

"Uma leitura leve cujo conteúdo se encontra em sincronia com a capa e a sinopse. Paródia aos clichés e ao imaginário mais comum do terror, como vampiros, zombies, extra-terrestres, e teorias da conspiração, a narrativa faz uso do absurdo e da repetição – por vezes com frases excessivamente longas – para manter o cómico. As referências a sucessos da altura são inúmeras – e julgo que se exagerou na quantidade de algumas farpas, focadas em demasiada numa só franchise, quando já existiam tantas outras –, assim como também encontramos insinuações a situações políticas de 2016 e 2017. Tanto um elemento como outro são apontados pelo próprio autor no Prefácio. Ironicamente, O Ataque dos Zumpiros contém descrições de comportamentos em caso de pandemia que estamos a verificar no momento actual, três anos depois da publicação deste conto. (...)"

Resenha completa em:

site: https://booktalesblog.wordpress.com/2020/11/05/o-ataque-dos-zumpiros-alec-silva/

Victor Burgos 08/01/2018

O Ataque dos Zumpiros, de Alec Silva
Dizem que não se pode julgar um livro pela capa, e talvez seja verdade. Mas lhes asseguro que é possível se apaixonar por um livro só pelo título! “O Ataque dos Zumpiros” do autor baiano Alec Silva, é uma obra que me pescou só pelo conceito. Inclusive, talvez você esteja se perguntando se essa premissa não é muito esculhambada. É não tema, você está certo! Esse é justamente o ponto forte do conto: ele é o primeiro a reconhecer que ele é zoado, e faz bom uso disso.

Sem entrar em muitos spoilers, “Ataque dos Zumpiros” é dividido em quatro partes: “Um brilho — suspeito — nas trevas”, onde vemos o fatídico encontro de um vampiro com um zumbi radioativo; “O brilho que vagueia à noite”, onde a verdadeira protagonista da história, a jovem Kamille, presencia o primeiro ataque do vampiro zumbi (zumbi vampiro?) radioativo; “O brilho do espaço sideral” onde Kamille tenta decifrar o que está acontecendo enquanto os ataques dos zumbis vampiros (vampiros zumbis?) se alastram e atraem a atenção das redes sociais; e por fim, “The glow of the dead, onde vemos o resultado global da praga de zumpiros (vambis?).

Minha única reclamação é que gostaria que a história tivesse sido mais focada em na protagonista. Mas francamente, a insanidade do conceito, as críticas sociais — toda história é narrada com um senso de humor mais ácido que o sangue de um alien (inclusive, fica a ideia de continuação: “O Ataque dos Zumpiros Parte II: Zumpiros Vs. Aliensomens” — e referências a obras clássicas (?) do gênero trash compensam.

Em suma, se você é fã de filmes de terrir e mortos-vivos, você vai se divertir muito com esse livrinho.

site: https://burgonerd.wordpress.com/

Ricardo Santos 25/03/2017

Zumpiros atacam
O tom é de sátira. Me fez lembrar do filme Marte Ataca, de Tim Burton. Os personagens são cartunescos para reforçar o humor, o absurdo. O texto poderia ser menos expositivo e focar mais na trama. Vale a leitura. São dez minutinhos para você se sentir mais leve.