Século XXI

Século XXI Paulo Fagundes Visentini

Resenhas - Os Lusíadas

Sebo Gato Bibliotecário 14/11/2022

Explicativo
Fui olhar os livros do meu pai e vi que tinha um repetido, peguei um exemplar pra mim. Segundo livro que leio do prof. Visentini, autor de "por que o socialismo ruiu", este lançado anteriormente, "século XXI - impasses e conflitos" é um livro informativo, sem posição política, que conta o que aconteceu no mundo após ao fim da segunda guerra mundial e da guerra fria até os dias atuais, o livro é dividido em cinco capítulos mais a introdução, o primeiro capítulo fala sobre a geopolítica depois da queda do muro de Berlim, alguns países do leste europeu e do continente africano. O segundo capítulo é sobre as guerras e conflitos do Oriente médio, países árabes e o norte da África. O terceiro capítulo fala sobre a China, a entrada do capitalismo e melhorando a economia do país, a diferença do comunismo chinês dos outros países. O quarto capitulo, trata dos problemas sociais causados por politicagem, fanatismo religioso, guerras e conflitos, terrorismo, imigração de refugiados dos países destruídos pela guerra. O ultimo capitulo é sobre os grupos de países, como "brics", "pigs", a União europeia, a aliança entre china e russia, a eleição de trump e como isso irá afetar a política no mundo (o livro é de 2017), a saída da Inglaterra da EU, a entrada de paises poucos desenvolvidos na ONU, a situação da Ucrânia, etc. O livro não há uma polaridade política nem ideologias. Um livro de história mundial dos dias atuais.

André 31/01/2018

5º Livro, 1º Ano do Ensino Médio