Topofilia

Topofilia Yi-Fu Tuan

Resenhas - Topofilia

Bruno939 18/08/2023

Resenha minimalista kk
A obra de Yi-fu Tuan é rica pra Geografia nas definições de conceitos de Lugar, lugaridades e identidades simbólicas. Esse livro traz algumas reflexões de como se comportavam povos antigos e atuais diante de suas características culturais de pertencimento e de uso e ocupação do espaço.

Recomendo.

romulorocha 16/07/2021

Topofilia, de Yi-fu Tuan - Nota 9,5/10
Yi-fu Tuan é um geógrafo e escritor sino-americano, nascido em Tianjin, na China. Reconhecido por suas contribuições nas áreas de meio ambiente e sociedade, o autor foi vencedor de importantes prêmios, como o Prêmio Vautrin Lud (2012) e a Medalha Geográfica Cullum (1987).

Topofilia, apesar de ter sido publicado pela primeira vez no Brasil em 1980, traz uma discussão ainda super atual sobre a relação do ser humano com o meio ambiente e sobre como esta relação permeia suas atitudes, emoções e escolhas. Tuan se utiliza de diversas fontes bibliográficas, tais como das áreas da história, psicologia e matemática, para fundamentar sua tese de que, mesmo em diversos contextos históricos e geográficos, a relação do ser humano com o meio ambiente contribuiu tanto para a destruição quanto para preservação do mesmo.

É um livro denso, mas super convidativo, tanto pela sua temática, quanto pela forma como o autor expõe seus pensamentos. Super recomendo!

Profa @josanapeixoto, adorei a indicação.