Dentro da Noite Veloz

Dentro da Noite Veloz Ferreira Gullar

Resenhas - Dentro da Noite Veloz

Lucas M. 12/01/2020

Já no primeiro verso de “Dentro da noite veloz”, Gullar deixa vislumbrar a essência do que foi, provavelmente, o seu livro de poemas de maior teor sociopolítico já escrito: “Meu povo e meu poema crescem juntos”. Bem como no livro, aqui vale uma analogia oportuna com o crescimento e as manifestações de um organismo vivo, pulsante, que toma emprestada a voz de um povo para verbalizar as mazelas, o desconforto e o sufocamento frente a temas que são caros à sociedade, tais como a fome, as guerras, as disparidades sociais e a opressão.
Gullar não se limita ao contexto sociopolítico brasileiro, mas explora, como em “Por você por mim”, um dos mais extensos poemas deste livro, os absurdos da guerra do Vietnã, ou em “Dentro da noite veloz” a revolução cubana e seu mártir e a América Latina. É reducionista, no entanto, tratar este livro como vorazmente político. O lirismo para tratar das trivialidades cotidianas e dos afetos está presente e figura em profusão.
Embora lançado em 1975, o repertório remanesce insolitamente atual, como em “Boato”, em que uma estrofe traduz a urgência frente à necessidade imperativa de manifestações dessa natureza: “Como ser neutro, fazer/ um poema neutro/ se há uma ditadura no país/ e eu estou infeliz?”.
Bruno.Vargas 09/02/2021minha estante
Um dia quero ter essa habilidade de resenhar ! Mtu bom! ?????

Lucas M. 09/02/2021minha estante
Bondade sua! Hahaha
Mas obrigado, Bruno. ??

Marco 27/11/2022minha estante
parabéns pela resenha. Do q eu li dele, essa obra só n supera o poema sujo

Daniel 22/11/2016

Dentro da Noite Veloz
Ferreira Gullar, considerado por muitos o maior poeta brasileiro ainda vivo, traz em seu livro DENTRO DA NOITE VELOZ uma poesia forte, vibrante e marcada pela presença da poesia social, antenada aos assuntos políticos da década de 70, como o aumento do preço do feijão, a repressão militar, o anseio da liberdade e a força da palavra como modificadora do cotidiano. Com metáforas intensas e seu verso livre e branco que passeia pelo papel, dando margem ao poema espacial, Gullar representa em sua obra a força do neoconcretismo que consegue transpor a barreira do concretismo. Este livro do poeta maranhense se destaca, portanto, como uma obra representativa de sua época e uma das maiores referências do poeta brasileiro no cenário da literatura brasileira.

Eduardo 09/01/2011

Gullar é um baita poeta. Gostei de muitos poemas do livro, mas me incomoda essa 'poesia social', se é que se pode falar assim, essa poesia voltada especialmente para a questao econômica, a desigualdade social... Não penso que o poeta deve ignorar a realidade, ainda mais em tempos críticos, como era a de gullar nessa época (década de 70, certo?). Mas sei lá, cansa às vezes. Não sei bem.