Dentro da Noite Veloz

Dentro da Noite Veloz Ferreira Gullar

Resenhas - Dentro da Noite Veloz

João Pedro 19/08/2023

Entre versos e críticas: o mestre poético Ferreira Gullar
Um livro sensacional com poemas extremamente verossímeis e profundos, recomendo muito. Ele aborda desde a infância, a memória, temas existencialistas até as mais profundas mazelas sociais. Ler textos como Bomba Suja, Não há vagas, O açúcar e Maio de 1964 deixa você com arrepios, textos escritos na década de 70 que são cada vez mais atuais, um livro extremamente atraente para quem é fã de poesia ou não (é o meu caso). O autor alterna de maneira muito sensível entre temas leves e críticas profundas. Enfim, deixo vocês com esse lindo poema para irem atrás do livro imediatamente kkkkkkk:

DOIS E DOIS: QUATRO

Como dois e dois são quatro
sei que a vida vale a pena
embora o pão seja caro
e a liberdade pequena

Como teus olhos são claros
e a tua pele, morena

como é azul o oceano
e a lagoa, serena

como um tempo de alegria
por trás do terror me acena

e a noite carrega o dia
no seu colo de açucena

? sei que dois e dois são quatro
sei que a vida vale a pena

mesmo que o pão seja caro e a liberdade, pequena?

Larissa.Guimaraes 01/03/2021

Dentro de um livro
Simplesmente incrível como Gullar vai do amor à poesia até a necessidade de escrever, expressar e lutar contra tudo que o impede de mostrar quem é e o que pensa. Maio e Agosto de 64 transbordam a necessidade e a luta contra o medo que se submete à vontade de lutar e protestar.
Dois dos meus poemas favoritos do Gullar estão nesse livro e merecem toda atenção possível: Não há vagas e Dois e Dois: quatro. Recomendo também Açúcar, Praia do Caju e a sequência sobre Alberto da Silva.
Cantada e tantos outros poemas de amor iluminaram o clima pesado de críticas, revolta e luta.

Daniel 22/11/2016

Dentro da Noite Veloz
Ferreira Gullar, considerado por muitos o maior poeta brasileiro ainda vivo, traz em seu livro DENTRO DA NOITE VELOZ uma poesia forte, vibrante e marcada pela presença da poesia social, antenada aos assuntos políticos da década de 70, como o aumento do preço do feijão, a repressão militar, o anseio da liberdade e a força da palavra como modificadora do cotidiano. Com metáforas intensas e seu verso livre e branco que passeia pelo papel, dando margem ao poema espacial, Gullar representa em sua obra a força do neoconcretismo que consegue transpor a barreira do concretismo. Este livro do poeta maranhense se destaca, portanto, como uma obra representativa de sua época e uma das maiores referências do poeta brasileiro no cenário da literatura brasileira.