Laços de familia

Laços de familia Clarice Lispector

Resenhas -

Patrícia 26/02/2020

É um bom livro, embora tenha achado um pouco tenso, pesado... preciso estudar melhor Clarice Lispector para entender seu estilo
null 03/05/2020minha estante
Clarice Lispector e misteriosa ao mesmo tempo fascinante sua obra atravessa angústia ,tristeza ,solidão,mas ela nos eleva o pensamento ,
Isso que nós prende a Clarice Lispector. ??

Jefferson Vianna 19/11/2019

Com horror descobrira que pertencia à parte forte do mundo...
Amo mergulhar no universo de Clarice. Sinto profunda satisfação ao tentar desvendar (mesmo que do meu modo e através da minha limitada percepção) o que a autora desejou transpassar para seus leitores no momento da criação. O fato de não obter todas as respostas diante dos enigmas de Clarice, faz-me amar ainda mais as “teoria lispectorianas”. “Laços de família”, foi publicado em 1960, é um livro composto por 13 contos, muito bem escrito e todos voltados à realidade familiar e as situações da vida cotidiana. Cada conto é uma surpresa, uma falsa estabilidade, uma incógnita que o (a) leitor (a) por si só tentará desvendar. Os laços de família denunciam sentimentos por vezes de afeto e rejeição, liberdade e aprisionamento, amor e ódio, aproximação e afastamento, sentimentos internalizados que quando expostos causam conflitos, como bem diz Clarice no conto “A menor mulher do mundo”, pag. 73: “Há horas em que não se quer ter sentimentos.”, no entanto, como diz no conto “O Búfalo”, pag. 129: “é sempre tão mais fácil amar”. Livro profundo, maravilhoso e digno de muitas releituras. Leitura recomendada.

Quotes: “Com horror descobrira que pertencia à parte forte do mundo.” – pag. 27, “prendeu o instante entre os dedos antes que ele nunca mais fosse seu.” – pag. 28 e “Onde aprende a odiar para não morrer de amor?” – pag. 131

laiscguima 31/05/2020

Um bom começo
Gostei bastante desse livro e me envergonho de ter demorado tanto para dar uma chance para Clarice Lispector. Por ser um livro de contos considero uma ótima opção caso seja, assim como eu, o seu primeiro contato com a autora.

Rafael Oliveira 09/02/2021

FINAL DE LEITURA
Para quem vai ter o seu primeiro contato com livros desta autora, é um bom livro.
Achei mais fácil de entender... uma leitura rápida e gostosa.

Lucio 14/03/2021

Muito arrastado
Nunca tinha lido nada da Clarice e sinceramente esse primeiro livro que li achei muito devagar e arrastado em todos os contos, exceto o da galinha que é o menor de todos. Ainda lerei outros dela. Mas esse foi um marasmo chegar até o fim.

Julhaodobem 26/12/2021

Contos Familiares
Contos nem sempre foram o meu forte na leitura, sempre achava uma história curta como colocar um belo pedaço de chocolate na boca e engolir, sem sentir o cacau e o açúcar se espalhar na sua boca, quando deveria apreciar o sabor e assim engolir. Este ano de 2021 veio para mudar isto e Laços de Família escrito por Clarice Lispector é o começo em grande estilo para este gênero de histórias que é um ótimo começo para novos leitores e até escritores amadores.

Cada conto retrata um tema do cotidiano famíliar brasileiro, alguns mais banais e outros peculiares. Durante a leitura me  senti como se estivesse dentro da história pois eram acontecimentos que passei em família e entendo como é estar naquele ambiente, o que tornou a leitura agradável e imersiva, me impressionando com a maneira tão íntima que Clarice Lispector escreveu cada conto de uma maneira que consegue ser filosófico sem ser chato, fazendo o leitor grudar nas histórias de maneiras profundas. Esta profundidade é colocada em outros pontos em que parece ser uma crítica a família tradicional, onde em alguns contos coloca uma família perfeita em situações que fazem repensar a vida ou revelar segredos obscuros por conta de comportamentos como a segregação da dona de casa e o significado do que é ser mulher em uma sociedade patriarcal, com histórias escritas a décadas atrás mas que continuam atuais nos dias de hoje no Brasil.

Portanto Laços de Família foi um livro que a cada conto me fez refletir sobre uma característica da sociedade brasileira. Cada história contada neste livro daria uma resenha própria, algo que até deduzi em escrever mas logo tratei de apagar esse pensamento da minha mente pois este livro deve ser sentido por cada leitor diferente, cada leitura ira se transformar em uma visão de mundo diferente mas com a mesma filosofia, o que é primordial quando estamos falando de Clarice Lispector, uma das maiores escritoras da América latina e ouso dizer como brasileiro, a melhor que este mundo já teve.

Eduardo1304 27/01/2022

A escrita de Clarice Lispector
Não tem muito que falar do livro da autora acredito que muitas pessoas já leram pelo menos uma uma obra da autora esse livro possui cenas de realismo naturalismo e romantismo.

Zileide.Brito 14/07/2022

Palavra-sentimento
Em alguns momentos é de difícil compreensão. Mas acredito que o problema esteja mais em mim. Eu ainda não tenho a sensibilidade e habilidade necessária para sentir. Clarice é uma autora que escreve, não para que seja apenas lido, mas para que seja sentido. É admirável a capacidade de um autor conseguir fazer o leitor sentir o que ele quer que seja sentido. E Clarice faz isso.

evrdenchantd 01/09/2022

laços de família
eu acho absolutamente incrível como a clarice parece ser uma voz na minha cabeça que descreve o que eu sinto, sem brincadeira, quando eu me sinto no lugar do personagem da história narrada, a clarice descreve esses sentimentos da forma mais pura, real e poética possível.
esse livro é maravilhoso.

Antonio566 15/02/2023

Clarisse tem um jeitinho único de nos guiar em um tempestuoso mar de sentimentos, guiando-nos em sua narrativa bem construída, projetando em nós uma série de emoções e predendo nossa atenção até às últimas páginas. "Laços de Família" é um livro de contos sobre pessoas normais, encarando as mais diversas situações; personagens que se confrontam, que agem por impulso, que vivem da rotina; que aprendem, errar e acertam. Pessoas reais, famílias do dia a dia, questões da vida que podem fazer parte da vida de qualquer um.

Fazia tempo que eu não tinha nenhum contato com umas das brilhantes obras de Clarisse. A minha última havia sido "A paixão segundo G.H.", mas senti que precisava mergulhar em outras de suas obras. Um ótimo livro que pode/deve ser recomendado a todos. Uma experiência literária muito enriquecedora e reconfortante.

Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 13/07/2023

Relações familiares (e humanas)
Laços de família é um daqueles livros que futuramente pedirão uma releitura, para melhor absorção dos detalhes e de sua profundidade. Por enquanto, ficamos com as impressões desta primeira leitura.

A obra é uma coletânea de contos que mergulha nas complexidades e sutilezas das relações familiares e interpessoais. Através de uma prosa poética e trazendo uma profundidade psicológica cativante, a autora nos presenteia com uma obra-prima que nos coloca diante de questionamentos existenciais profundos.

Publicado originalmente em 1960, o livro recebeu uma edição pela Editora Rocco (que foi a que eu li, mas diferente da que colocarei ao final desta resenha), que soube preservar a qualidade literária e estética característica da autora. A capa minimalista, com traços que evocam a introspecção e o enigma — retratando sobretudo o conto Feliz aniversário, um dos meus preferidos — convida o leitor a adentrar nesse universo peculiar criado por Lispector.

A obra é composta por treze contos que abordam uma ampla gama de temas, todos eles intrinsecamente ligados, como dito, aos relacionamentos humanos. Em Devaneio e embriaguez duma rapariga, somos levados a refletir sobre a fragilidade do amor e as fantasias que nos envolvem. Já em Amor, acompanhamos a trajetória de Ana, uma mulher presa em um casamento infeliz, que anseia por uma conexão verdadeira e intensa. E em O búfalo, amor e ódio se misturam diante de uma dolorosa decepção amorosa.

O cenário dos contos é sempre muito realista e a maioria das histórias se passa em cidades, sobretudo no Rio de Janeiro. Também há diversos contos com um cenário mais intimista, como a sala de uma casa. É o que acontece, por exemplo, em Feliz aniversário. Neste conto somos apresentados à personagem Lorena, que, durante uma festa, se depara com a solidão e o vazio existencial que permeiam sua vida.

No conto que dá nome à obra, Os laços de família, nos vemos diante da complexidade das relações familiares e a dificuldade de comunicação entre os membros de uma mesma família, explorando os sentimentos de ressentimento, amor e compreensão que coexistem nesse contexto.

Outras narrativas igualmente marcantes, para mim, foram A imitação da rosa, que narra a história da submissa Laura; O jantar, que acompanha uma família em um jantar que revela as tensões subjacentes entre seus integrantes; e A menor mulher do mundo, que trata do choque entre duas realidades tão distintas e diante de verdades tão diferentes daquelas que esperamos.

Em ordem, os contos que compõem a obra são:
Devaneio e embriaguez duma rapariga
Amor
Preciosidade
Os laços de família
Começos de uma fortuna
Mistério em São Cristóvão
O crime do professor de matemática
O búfalo

Clarice Lispector, com sua prosa única e sua habilidade em explorar os recantos mais profundos da alma humana, nos leva, por meio deste livro, a uma jornada íntima e introspectiva. Seus personagens são complexos e seus diálogos, repletos de silêncios e subtextos, são verdadeiras joias literárias. Os contos, aparentemente simples, revelam-se como verdadeiros microcosmos de reflexão e questionamento sobre a condição humana.

Laços de Família é uma obra-prima da literatura brasileira, nos convidando a mergulhar nas profundezas da alma humana e a refletir sobre nossas próprias relações e anseios. Uma obra indispensável para os amantes da literatura, da nossa cultura e, sobretudo, da complexidade do ser.

site: https://blogdastatianices.com/2023/07/04/lacos-de-familia-clarice-lispector/

Solidade. 19/01/2024

Não sei o motivo, mas estava com muita vontade de ler esse livro. Não sei de entendi a proposta dele, quando achava que estava entendendo começavam a aparecer palavras/frases sem sentido (na minha opinião) para explicar um contexto.

Tem um capítulo específico que me incomodou bastante, o que só fez com que eu quisesse terminar esse livro o mais rápido possível ou simplesmente abandoná-lo.

Acredito que não tenha gostado do livro, por não estar acostumada com o tipo de escrita utilizada.

ð 02/02/2024

Chato
Por ser um livro de contos, pensei que seria uma leitura rápida e boa, porém, foi uma leitura terrível. De todos os os contos eu gostei apenas de dois. O conto "a imitação da rosa" foi uma das piores coisas que eu já li. Eu só queria acabar de ler aquilo. Enfim, achei um livro bem chato e não tem muito o que falar mais, é apenas chato.

Giulia29 21/04/2024

Ou a Clarice é louca ou ela é um gênio
Como já ficou claro em outras leituras, a Clarice traz tantas questões interiores do ser humano que pode ser difícil acompanhar. Nesse livro principalmente ela traz muitas relações familiares e crises existenciais envolvendo essas relações.
Não é um livro fácil de ler, mas talvez a Clarice escreva não pra ser entendida, mas pra ser sentida