Lobisomens & Psicopatas

Lobisomens & Psicopatas Alan Rafael Martins Dias...




Resenhas - Lobisomens & Psicopatas


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Raphaellescano 07/11/2022

perfeito
livro perdido no meio de muitos do genero, mas é MARCANTE, a o origem dos lobisomens
descobrimos que o mal nem sempre esta no sobrenatural
comentários(0)comente



Linne 19/05/2022

O homem é lobo do próprio homem
Essa frase é do célebre Thomas Hobbes (1588-1679), o autor do  livro O Leviatã. Uma frase metafórica que traz o ser humano como um animal que ameaça a sua própria espécie, onde a prioridade é o bem individual ao invés do coletivo. Na obra Hobbes traz a ideia de que o ser humano deveria viver em uma sociedade que seria regida de normas para que a " fera" fosse controlada. 

Mas o que isso tem haver com o livro Lobisomens e Psicopatas? 

Esse livro não conta histórias reais sobre Lobisomens, mas sim traz teses de onde e como surgiram as lendas e casos reais em que a brutalidade dos assassinatos eram mais "aceitas" se fossem cometidos pela besta.  O termo lobisomem no título do livro nos traz a ideia de que seria uma obra apenas sobre eles, mas o autor  traz diferentes histórias de transformação do homem em um animal ( lobo, hiena, urso, crocodilo?). Além de ressaltar que as lendas surgiram devido a violência da época e por  palavras e termos com duplos significados que sugerem: mudar de forma, se tornar lobisomem, loucura, possessão demoníaca e um animal selvagem longe da civilização. 

O livro foi escrito no século XIX e essa edição traz uma introdução nova que traz os índices de crianças desaparecidas no Brasil. O que me deixou um pouco frustrada foi que a conclusão não resgatou esses dados, somente trouxe indicações da literatura e filmes sobre o tema.  A escrita é rebuscada, mas nada que traga dificuldade para entender o conteúdo. 

O livro trouxe casos de serial killers conhecidos como o Barão Gilles de Rais preso após seus servos confessarem as atrocidades realizadas contra crianças e o caso do menino-lobo  Jean Grenier que acreditava se transformar em um lobo após passar um pasta no corpo e assim cometia atrocidades contra animais e crianças mais novas.Os casos sempre remetiam a mutilação das vítimas e a prática do canibalismo. 

É uma leitura super válida. E uma dica bônus é a série Lore da Amazon Prime, na primeira temporada tem um episódio dedicado aos Lobisomens. 

 "Não importa o que façamos, o mal no homem sempre parece retornar. Talvez aquele mal seja mais fácil de aceitar se pudéssemos culpar os lobisomens. Porque,veja bem, a besta não é superstição, ela sempre existiu e sempre existirá. Dentro de nós mesmos. " Aaron Mahnke
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR