The Night Circus

The Night Circus Erin Morgenstern

Resenhas -

bruno 24/04/2024

Entregou horrores
The night circus se junta com a Emprega e Eileen como os piores livros do ano. Sinto que seu principal problema é que ele se perdeu completamente em seu desenvolvimento, a premissa dos jovens que são treinados desde a infância pra esse grande duelo sem regras pré-definidas soa muito interessante, porém o que recebemos são descrições maçantes sobre o circo, um romance meia-boca que não consegui comprar e resoluções mixurucas e convenientes. A autora prometeu tudo e não entregou nada, a cada página que passava ficava mais e mais decepcionado.

Sabrina758 26/03/2024

The Night Circus não funcionou para mim, infelizmente. É um livro que, ao meu ver, tinha tudo para ser incrível, mas pecou no desenvolvimento. Entendo que o estilo da autora talvez seja focar mais na atmosfera e descrições, mas o livro apresenta várias personagens e explora pouquíssimo deles e dos próprios conflitos que seriam a virada de chave para a história.

Não vou mentir e dizer que não tem passagens lindas e marcantes, mas só isso não foi suficiente para tornar a leitura prazerosa. É aquele tipo de narrativa que vai criando tensão desde as primeiras páginas, mas o plot twist é tão fraco que dá pena, é revoltante porque esperamos muito mais pelo que foi construído até aquele momento.

O universo é interessante, gosto de como o circo foi explorado junto com elementos mágicos, além da importância que cada um tinha no todo, ainda que o duelo fosse entre o Marco e a Celia. E o que falar de Marco e Celia? Certamente a minha parcela favorita desse livro. A tensão entre esses dois, o interesse e admiração um pelo outro, foi o que me fez insistir até o final nessa leitura. O final que eles tiveram não me desceu, acho que eles passaram por coisas demais pra terminarem a história de forma tão indigna.

Não gostei nadinha que o Hector e o Alexander ficaram, de certa forma, impunes, mesmo colocando dois inocentes numa situação sem volta. Pra mim, não fez sentido algum o Bailey assumir algo tão importante quando tínhamos personagens mais adequados e que poderiam fazer muito mais naquele contexto. Muita coisa me deixou brava, foi uma leitura arrastada e com tantas descrições e coisas repetitivas que eu sentia vontade de jogar o livro longe. No fim, não valeu nadinha do hype.

Gi Alencar 23/02/2024

Terceira vez relendo essa história e parece que a minha paixão por ela só aumenta.
Juro que reler esse livro é como se eu voltasse para casa

Lena 21/11/2023

?Vibes?
O livro é um sonho febril, a gente abre e o circo se materializa. Eu já tinha visto algumas pessoas falando sobre ele, e é exatamente o que eu esperava, terminei ele extremamente satisfeita e, embora o desenrolar dos fatos não tenha sido ideal, a atmosfera toda não deixa com que a gente se sinta frustrado. É uma viagem, um passeio gostoso e uma sensação reconfortante. Se você gosta de uma leitura mais lenta e baseada em ?vibes?, definitivamente é pra você.

sincerelyguto 17/08/2022

esse livro me encantou desde o começo. o cenário é perfeito, a escrita perfeita, e os personagens perfeitos! com certeza vou recomendar para todo mundo :)

carolreadabook 21/07/2022

meu personagem favorito é o bailey
nao sei oq dizer desse livro, ele não é uma das fantiasia mais faceis que ja li? ele tem uma viagem no tempo, mas agora eu reconheço quem é o narrador.

eu, uma romântica irrevogável, gostaria de ver mais romance e, uma leitora burra, entender mais oq era esse jogo. achei confuso, mas ok

Julia 18/06/2022

Le Cirque des Rêves
Esse livro foi lindo de uma forma extremamente única. As descrições, os cenários, o circo em si e os personagens foram todos escritos com uma delicadeza mágica.
Foi uma leitura rara. A escrita da autora é diferente da maioria das coisas que eu já li, e consegue ser impossivelmente imersiva mesmo sem ter grandes reviravoltas e acontecimentos marcantes. Não leia esperando um livro complicado, e sim um livro encantador.
The Night Circus não é nem de longe uma história perfeita, os saltos no tempo e a distância entre os personagens ao longo dos capítulos podem ser exaustivos para alguns leitores, mas é inegável que a narrativa é incrível.
Eu esperava uma grande batalha quando comecei a ler. Ao longo da história eu queria uma vingança bem feita contra os personagens mais egoístas da história (quem leu sabe exatamente quem são). No final eu só queria felicidade pra todos os membros do Le Cirque des Rêves kkkkkkkkkk
Foi uma experiência incrível e deslumbrante, a ambientação no final do século XIX ganhou meu coração. E, mesmo sabendo que pode não ser pra todos os gostos, recomendo muito essa leitura.

Sophi 09/12/2021

Livro incrível mas com um casal sem sal.
Essa autora é incrível, o jeito que ela escreve é maravilhoso e o mundo que ela criou é simplesmente impecável!

Adorei a história e as personagens mas, infelizmente, nem tudo é um mar de rosas, achei o casal principal totalmente sem sal e química, sem falar que eles DO NADA ficam juntos. Pra mim não foi um problema tão grande, já que o resto do livro era tão maravilhoso que eu nem ligava pros dois.

Livrossaura 26/09/2021

mais um livro que a internet me prometeu mas não cumpriu
confesso pra um livro de 500 páginas, me senti estranhamente desconectada ao terminar. no início tudo eram rosas, o livro prometia fazer eu me apaixonar pelo circo e pelos personagens, e tudo realmente parecia se encaminhar pra isso, mas lá pela pág 300 eu percebi que na verdade minhas esperanças não iam se concretizar - na verdade, não teve um grande acontecimento ou momento de tensão que me fez ficar ?uau?, no geral foi um livro sem muito plot. pra todo esse tamanho, não vi nem de perto tudo que eu queria ter visto do circo, nem dos personagens, e sim só fiquei ouvindo sobre como eles eram mágicos e incríveis - apesar de alguns capítulos serem bem voltados pra mostrar o circo em si, que essa era a parte mais legal pra ser explorada, não recebi tudo que eu queria nesse sentido, e o circo em si continuou meio abstrato e não tão revelador assim. além disso, pareceu pra mim que o livro prometeu toda uma narrativa pra não chegar em lugar nenhum, sabe? foi aumentando aumentando aumentando o número de informações, e no fim não serviu pra muita coisa, e aí simplesmente todos os problemas só se resolveram nas últimas cem páginas.
eu realmente entrei nessa narrativa com muita esperança e de cabeça super aberta, e achei que ela não cumpriu. é uma leitura legal e diferente, com uma premissa INCRÍVEL, mas senti que pra mim podia ter sido muito mais do que foi - em 500pgs podia ter me mostrado muito mais a mágica do circo do que a história de como ele foi criado, ou poderia ter 300 páginas a menos, ou ainda menos descrições e mais diálogo, o que faria com que a leitura fosse um pouco mais dinâmica.
li em inglês e a leitura é super tranquila, gosto do jeito que a erin morgenstern escreve. e é isso ? foi ok, a premissa eh bem legal, mas não foi tudo isso, minha emoção foi morrendo conforme as páginas foram passando.

Louquinhaporleitura 09/09/2021

Maravilhoso
Esse é um livro que te transporta diretamente pra dentro dele e é simplesmente mágico, lendo ele é quase como se você fosse capaz de sentir a magia que é descrita nele

Thay 30/07/2021

Incrível
Não dá pra falar muita coisa sem dar spoiler, porque na minha opinião é melhor ler esse livro sem saber muito sobre, pois pra mim parece que alguém estava me contando uma história do nada enquanto tomamos um café/chá.
A imersão que a autora consegue fazer é perfeita, faz com que você realmente se sinta dentro do livro. A escrita e a escolha da temporização e narração são um toque diferente e ainda sim muito bom durante a leitura.
Recomendo muito mesmo, eu mesma já quero ler novamente kkkk.

Ana Racanelo 24/03/2021

Esse livro tem um gostinho dos clássicos antigos e não tem como não correlacionar ele principalmente com Romeu e Julieta. É um romance com um duelo por rivalidade, mas vai muito além disso, é excêntrico, é ilusão, é sedutor, é confusão mas a cima de tudo é magico.
A escrita é muito detalhada e descritiva, o que pode tornar a leitura um pouco cansativa e arrastada. E a narrativa é alternada em tempos diferentes, o que pode tornar um pouco confuso, mas isso se dá ao fato de que (pessoalmente falando) eu me sinto perdida na história quando não é explicado os 'como' e 'por quê' e me sinto forçando a história à me dar explicações, coisa que percebi que ao deixar a leitura fluir no seu tempo eu aproveitei muito mais.
Tenho que dizer que mesmo com toda a descrição e mistérios, a leitura desse livro é sem igual. A escrita de Erin Morgenstern é simples e complexa ao mesmo tempo, é poética e leva essa leitura a ser uma experiência de sentimentos e sentidos, é possível sentir os detalhes cada tenda descrita no circo, de cada cenário e cheiros e sabores, assim como é sentido cada emoção presente durante todo o livro.
O Circo da Noite chega sem aviso, sem nenhum anúncio. Simplesmente está lá, quando ontem não estava. E da mesma forma que veio, ele também some de forma inexplicável, e a única coisa que fica é o sentimento que foi vivido e a vontade de querer mais. E assim como o Circo, esse livro chega sem aviso algum e simplesmente te domina, e quando acaba deixa uma saudade e uma vontade de vê-lo novamente na noite seguinte.

Maria 24/02/2021

Mágico
No início não tinha entendido a proposta do livro, mas conforme fui lendo fui entendendo melhor. O livro em si é lindo, com uma leitura bem easy squeeze e gostosinha.