Manual da faxineira

Manual da faxineira Lucia Berlin

Resenhas - Manual Da Faxineira

Rayssa 12/07/2023

Literatura viva
Nessa coletânea de contos temos 46 histórias produzidas por Lucia Berlin (1936-2004) ao longo dos anos 60 aos 80. A autora produziu uma quantidade considerável de contos - são 76 obras ao total. Lucia viveu em diversas cidades pelos Estados Unidos, boa parte deles no Sul do país, de onde partem muitas das histórias deste livro. Lendo sobre a vida da autora, percebe-se que a maioria dos contos são baseados em suas próprias experiências, entre elas o alcoolismo, a doença de sua irmã, seus trabalhos como professora, faxineira, assistente de médico, enfermeira, etc.

A prosa de Lucia Berlin me conquistou profundamente. As histórias são cheias de vigor, cores, cheiros, comidas, pessoas de todos os tipos. É uma escrita muito verdadeira, em constante contato com um mundo vivo. Ao mesmo tempo em que demonstra um certo humor e ironia, a autora consegue passar uma sensibilidade muito cativante. As histórias mais tristes são desoladoras, mas não deixam aquele gosto ruim ao final.

Sua espirituosidade perpassa para o texto de forma muito natural. Isso se percebe sobretudo na sua construção dos personagens. Extremamente vívidos e tridimensionais, os personagens carregam muita profundidade de pensamentos e, por consequência, nos tragam logo para dentro da narrativa, de modo que se torna difícil parar de ler. Muitos dos personagens, aliás, repetem-se ao longo dos contos. Suas histórias são contadas como uma espécie de quebra cabeça e a conta gotas, tudo de forma sutil, trazendo ainda mais complexidade para o livro.

Ao final, não posso dizer que amei todos os contos, mas os que amei, amei infinitamente. Também não posso dizer que há uma história ruim nesse livro. Há algumas mais intensas, outras mais rápidas e mais superficiais, mas no geral são todas muito boas. E depois, quando descobri que essa obra foi baseada na vida real da autora, tudo ficou ainda mais interessante.

jota 19/04/2021

ÓTIMO: histórias singulares, variadas, que têm como ponto de partida a própria vida da autora, repleta de acontecimentos e reviravoltas
Lido entre 16/03 e 18/04/21. Avaliação da leitura: 4,8/5,0

Levei mais de um mês para finalizar Manual da Faxineira (A Manual For Cleaning Women), contos escolhidos de Lucia Berlin (1936-2004) com comentário da escritora Lydia Davis (de Tipos de Perturbação) e posfácio de Stephen Emerson, especialista na obra da autora e amigo dela. Demorei não porque as histórias me parecessem desinteressantes, pelo contrário. É que a maioria delas tem muitas páginas, pouquíssimas são curtas. São quarenta e três contos, dos setenta e seis que Berlin publicou em vida, a maioria presente neste Manual da Faxineira, que é apenas o título de uma das histórias. Na edição brasileira são 536 páginas, exemplar bastante volumoso; nos EUA suas histórias foram publicadas em três volumes mas aqui somente nesse único, com o subtítulo Contos Escolhidos. Certamente para que pessoas desavisadas não tomassem o exemplar como um manual de limpeza de residências...

Com exceção de umas cinco histórias que me pareceram apenas medianas, quase todas são ótimas, algumas delas excelentes mesmo e se fosse obrigado a declarar uma que mais marcou minha memória ela seria Toda Luna, Todo Año. Como não fiz anotações ao final de cada leitura, agora fica complicado discorrer sobre essa ou aquela, coisa que Lydia Davis e Stephen Emerson fazem muito bem em seus textos. Vale destacar que os contos têm muita coisa pessoal, podem ser enquadrados como autoficção, já que Berlin transportou muito de sua vivência e experiência para essas páginas. Como informa a sinopse da Companhia das Letras, ela viveu em diversas cidades e países (especialmente México e Chile, além dos EUA, claro), passou por três casamentos e trabalhou como professora, telefonista, faxineira e enfermeira para sustentar os quatro filhos. Como era alcoólatra lutou contra o vício por anos antes de superá-lo e se tornar uma respeitável professora universitária em seus últimos anos de vida.

Tudo isso está presente no livro, em temas que abrangem trabalho, vida em família e relacionamentos amorosos, além de alcoolismo, doenças e casos médicos, outros pontos de destaque. Assim é que alguns personagens reaparecem em diversas histórias, como se Berlin estivesse narrando algumas novelas dentro de um volume de contos (caso de duas irmãs, uma delas com doença terminal). Outra coisa que chama a atenção do leitor é que grande parte das histórias termina abruptamente numa frase, que nos deixa querendo saber mais, esperando pela continuação daquela narrativa em outro conto. Ou não: simplesmente o conto termina ali, ponto final. Há quem relacione as histórias Berlin às de outro famoso contista americano, Raymond Carver, autor de Iniciantes, o que procede. Também me pareceu que várias delas apresentam certo humor negro, então essa relação pode ser ampliada para os contos de Um Homem Bom é Difícil de Encontrar, o ótimo livro de outra autora craque em histórias curtas, Flannery O’Connor. Sendo assim, Berlin está em ótima companhia e o leitor que se debruçar sobre Manual da Faxineira também vai estar. Seguramente.

Alê | @alexandrejjr 14/08/2022minha estante
Estou de olho nesse livro faz tempo, Jota. Sou, de alguns meses para cá, um caçador de contistas, principalmente mulheres. E esse livro da Lucia Berlin parece ser um exemplar da mais sofisticada linha de contistas mundiais. Ah, e uma informação: apesar de serem publicados em três livros distintos, como tu destacasse, foi numa compilação feita em 2015, compilação essa homônima à brasileira, que Lucia Berlin voltou ao devido posto de grande contista estadunidense (e mundial, para muitos).

jota 14/08/2022minha estante
Olá, Alê. Prazer em ler suas observações e sempre que alguém fala em contistas, sobretudo do século XX, não posso deixar de lembrar dos mencionados Flannery O'Connor e Raymond Carver, também de Truman Capote e Bernard Malamud (seu O Barril Mágico é soberbo). Não apreciei tanto assim Hemingway, apenas um ou outro de seus contos. Tem ainda Virginia Wolf, Katherine Mansfield e claro, nossa Lygia Fagundes Telles. Boa caça!

Maria 26/06/2023

Manual da faxineira
Que delícia de leitura!
Eu simplesmente amei esses contos!
A autora é uma ótima contadora de histórias, eu me emocionei, ri, chorei, fiquei ansiosa e angustiada, enojada, realizada.
Enfim, a autora consegue interligar as histórias e contá-las com tanta verdade.
Recomendo muito e lerei mais coisas dela!

Portal JuLund 26/07/2017

Manual da Faxineira, @cialetras
O que me despertou a atenção para esse livro foi a capa. Acreditei que fosse do gênero chick-lit, pelos detalhes coloridos, mas não tem nada a ver: Manual da Faxineira é um retrato da realidade.
Lucia já foi professora, faxineira e enfermeira, e de suas vivências nessas profissões ela fez vários contos. Alguns foram escolhidos para formar esse livro. Muitas histórias se passam contando dramas familiares, especialmente problemas de relacionamento, desentendimentos que fazem parte de todos os círculos. Com certeza há muitas Lucias entre nós.

"As faxineiras mais antigas nem sempre me aceitam com muita facilidade. E é difícil arranjar serviços de faxina também, porque eu sou “instruída”. Só que eu não tenho conseguido de jeito nenhum arranjar outro tipo de trabalho. "

O alcoolismo também é um assunto recorrente nos contos de Lucia, já que a autora vivenciou esse drama em sua vida. Ela foi alcoólatra, então é bastante entendedora do tema. Seu primeiro conto, que se passa em uma lavanderia, já detalha um senhor bêbado, mas o que mais me chamou a atenção foi um com o título Incontrolável.

Resenha completa no

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/resenha-de-manual-da-faxineira-cialetras

Yasmin O. 10/03/2023

Como bem diz o posfácio, Lucia Berlin é pura efervescência, o que fica evidente na leitura desses contos de teor autobiográfico, irônicos, cômicos, desoladores, tudo ao mesmo tempo. Coletânea maravilhosa dessa mulher que desde à infância morou em inúmeras cidades, teve diversos empregos, de faxineira, enfermeira, telefonista, professora e outros, quatro filhos, três casamentos (e três divórcios), tendo travado uma luta intensa contra o alcoolismo. Muito recomendado isso aqui, sensacional.

Monique | @moniqueeoslivros 02/06/2022

A Manual for Cleaning Women
{Leitura 26/2022 - ?? Estados Unidos}
Manual da Faxineira - Lucia Berlin

Aqui temos 43 contos de Lucia Berlin, que falam sobre praticamente tudo: amor, morte, filhos, trabalho, cotidiano, amizade, perrengues... Alguns textos flertam com a crônica, outros são mais ficcionais. As linguagens e narradores também mudam e alternam.

É claro que cada conto tem um mundo em si mesmo, mas, lendo o livro como um todo, fica claro que há muito de autoficção aqui. Embora os contos não estejam em ordem cronológica, você percebe que há coisas reais neles.

E como se fosse um quebra-cabeças, você vai entendendo que ela teve de fato quatro filhos, uma infância viajando muito (devido ao emprego do seu pai), problemas sérios com alcoolismo, além dos trabalhos e amigos que aparecem e reaparecem em vários contos.

Portanto, a leitura desse livro pode ser feita de duas formas: conto a conto, e aí você observa a maestria da autora discorrendo sobre os mais variados temas e através de muitos pontos de vista; e também como um todo, percebendo que por trás desses textos há uma história humana e imperfeita que dá sustentação a eles.

Qualquer que seja a forma de leitura, é fácil perceber o talento de Lucia Berlin. E observar que ela já fazia autoficção mesmo antes de isso ter o nome e a amplitude que tem hoje. O que é até simples de entender, porque primeiro vem o texto, e depois a nomenclatura.

Rodrigo de Lorenzi 20/02/2018

Não me conquistou
Eu queria muito ter gostado e também dado 5 estrelas e aplaudido de pé, mas não deu pra mim. Lucia Berlin escreve maravilhosamente bem, há melancolia, tristeza, esperança e vida, mas os contos não me disseram nada, talvez por serem muito pessoais, não sei. Não me tocaram. O livro ainda me lembrou por que eu não curto muito contos (embora Manual da Faxineira tenha várias histórias que completam as outras). Alguns contos eu gostei, outros eu me entediei e na maioria das vezes eu não sentia nada e parecia que eu estava lendo a mesma coisa inúmeras vezes. Bola pra frente
Dias 18/11/2018minha estante
Senti exatamente o mesmo!

Dani 04/04/2023minha estante
Concordo plenamente

Max 21/11/2022

Uma mulher incrível!
É um livro de contos, enormes, quase uma novela cada um. Daí o livro ter mais de 500 páginas. A autora faz uso da autoficção, narrando episódios de sua vida com pitadas de ficção. O alcoolismo, uma mãe terrível, maridos, filhos, mudanças, permeiam todo o livro.
Todo o encanto da leitura está em sua capacidade de transformar cada tragédia em um milagre, um aprendizado, deixando prá traz o passado e seguindo em frente. Ao final senti-me grato por ela, em toda sua sensibilidade, ter partilhado conosco toda a aventura que foi sua vida. Recomendo fortemente!
Naiara 22/11/2022minha estante
olha so, vou manter na minha lista de livro para ler no futuro entao rs, boa

Max 22/11/2022minha estante
Tenho certeza que vai gostar Naiara! ?

Ster 22/11/2022minha estante
Obrigada pela resenha! Neste ano já estou passando metas de leitura para 2023, mas quero ler manual da faxineira em breve.

Max 22/11/2022minha estante
Eu que agradeço, Ster! Se não fosse sua intervenção não teria desfrutado do prazer dessa leitura...?

Francisco240 24/12/2022

Choque de realidade
Lucia Berlin ? com sua escrita eletrizante vai levar o leitor a refletir sobre diversas passagens de sua vida, autora vai fazendo isso mesclando a ficção com fatos autobiográficos e o mais interessante é que os contos separadamente vão se complementando semelhante a uma autobiografia alternada que vai pulando de adolescência para a velhice, De velhice para mocidade e da mocidade para vida adulta.
Com uma escrita belíssima e crua Lúcia tem o poder de fazer o autor viajar na história Tanto biográfica quanto histórica do norte e sul americano.

George 28/02/2021

Leitura agradavel e dinamica
Gosto bastante de contos. Nao conhecia esta autora, foi uma agradavel supresa a leitura deste livro

Leandro506 28/12/2022

Muitas histórias e reviravoltas
A autora contempla os leitores com várias histórias cheias de surpresas, muitas reviravoltas, tragédias, drama e muitos momentos cómicos também.

JanaAna90 06/01/2023

Surpreendentemente envolvente
Decidir começar 2023 com contos, porque queria aproveitar minhas férias e ler menos e histórias curtinhas que acabassem logo, resultado comecei e não queria largar o livro. Ele é surpreendentemente envolvente. Por que???? Porque tem humor, tem a simplicidade e a sagacidade de uma autora que viveu e conhece o que está escrevendo, tem sentimentos na escrita de Berlin mas sem ser piegas, fui enredada em cada conto e quando percebi já foi não tinha mais como desfazer a paixão. Rsrs
Aqui nas coletâneas de contos me senti fazendo parte da vida da autora, que com maestria vai nos descortinando nos contos um pouco do que foi sua vida, mas que nos coloca em dúvida se foi real a história ou só imaginação, porque em um conto ela diz que a história tem que ser verdadeira, pelo menos sua base, então pra mim foi justamente isso que me cativou, sem pretensão de ser real mas que nos faz sentir fazendo parte da história ou ouvindo um amigo contar seus perrengues.
E, sobre os perrengues, aqui acontece muitos, mas sem ser dramático, pois Lúcia buscou, pra mim, contar seus dramas e histórias tristes mas com uma pitada de humor, como se pessoa risse das suas misérias e no conto ?Silêncio? ela diz: ?Não me importo de contar coisas horríveis para as pessoas, desde que consiga torná-las engraçadas ?.
Nos contos tive uma sensação que estavam arrumados em uma crescente, onde, apesar de não ser um romance, podemos ver o desenrolar das vidas de alguns personagens. Sim, porque a autora repete muitos personagens através dos contos, assim como nos lembra de algumas histórias já contadas lá atrás.
Você precisa ler para entender sobre o que estou falando e os sentimentos que me suscitaram com a leitura, como diz a autora: ?Quem diz que sabe exatamente como outra pessoa se sente é um idiota.? Hahaha
Acertei na minha primeira leitura de 2023, pois amei conhecer os contos de Lúcia Berlin e certamente desejo que muitos leiam o Manual da faxineira.

bizoclassico 10/08/2021

O fascínio de uma escrita precisa
A reunião de contos de Lúcia Belin, Manual da Faxineira, reúne algumas das suas produções mais célebres na sua carreira.
A principal característica que é arrastada pelo decorrer dessa coletânea é a simplicidade com que ela escreve. O elemento mais prosaico, como uma ida ao dentista, um acidente de carro e a rotina de uma faxineira ganha contornos muito singulares nas mãos de Berlin.
Para quem gosta da prosa de Tchekov, fica a dica de um excelente livro, em que o efeito de realidade se coloca como uma das bases para uma ficção muito bem delineada. E tudo isso devido ao cuidado com que a autora escolhe sua adjetivação e narração, todas muito precisas e com uma espécie de convite que só a prosa mais simples oferece.