O Segredo dos Corpos

O Segredo dos Corpos Ron Franscell
Dr. Vincent Di Maio

Resenhas - Morgue: A Life in Death

Maria Paula 07/07/2020

Leitura muito agradável e rápida. No entanto, o ego do autor, e as vezes o racismo velado, tornaram a leitura difícil pra mim.
Gabs Jerônimo 09/07/2020minha estante
Estou na metade do livro e isso está me incomodando horroreeeesss!!!

Luciana.DAngelo 10/07/2020minha estante
Estou na página 150 e entrei Skoob pra ver se alguém mais tinha o mesmo sentimento ao ler esse livro!
Que bom que não sou só eu!!

Maria Paula 10/07/2020minha estante
Mais pro final melhora um pouquinho gente, mas fiquei muito incomodada durante a leitura ??

Gabs Jerônimo 10/07/2020minha estante
Está faltando dois casos pra mim e eu ainda tô com ranço dele, parece que só aumentou

Alvaro 13/07/2020minha estante
Tô com vcs.

nrznd 04/08/2020minha estante
Nossa!!!! Tu disse TUDO, Maria.

ally 28/08/2020minha estante
acabei de terminar o primeiro capítulo e estou exatamente com o mesmo sentimento, estou completamente incomodada

Luciana.DAngelo 28/08/2020minha estante
Esse sentimento vai continuar até o último capítulo kkkkkk
As informações técnicas do livro são ótimas mas o autor é um tosco

ally 28/08/2020minha estante
nossa... isso é bem triste. o livro teria um ótimo potencial, se não fosse por esse autor kkkkkkk estou amando as informações técnicas, mas os comentários do autor me tiram o ânimo de terminar de ler; estou super incomodada

Layla.Claire 30/10/2020minha estante
Estou fazendo uma lista de livros que quero ler pra comprar agora. Acabei de descobrir ele e vi duas resenhas no youtube.
As duas falando o qto ele era imparcial, mas fiquei com uma pulga atras da orelha pq ele foi "imparcial" numa suspeita de racismo e numa suspeita de feminicidio, de acordo com as resenhas.
Ai vim aqui ver se eu estava sendo milituda demais com essa duvida e vc (e os outros coments) ja ajudaram a cortar ele da lista.
Vlw

Ana.sw 02/11/2020minha estante
Não comecei a ler o livro, mas vi uma resenha no YouTube e pensei que fosse racismo velado da pessoa que fez a resenha... Até desanimei para iniciar a leitura.

ally 03/11/2020minha estante
de nada, layla! só quero relatar que até hoje não terminei de ler, perdi totalmente o ânimo; não tem essa de separar à obra do autor. o livro perde totalmente o fundamento à partir desses ?posicionamentos? desnecessários do autor, me arrependi muito de ter comprado ele físico, provavelmente vou vender kkkkkkkkkkkkk

Layla.Claire 24/11/2020minha estante
tem uma youtube que foi cortada da lista da darkside por dar resenhas sinceras demais. Outras que permanecem e fizeram video desse livro, umas 4, passaram pano pro racismo no livro.

Biel 09/12/2020minha estante
Pensei que só eu tinha achado isso. Eu também as vezes acho desnecessário alguns comentários dele... Estou quase na metade do livro.
As informações técnicas são sensacionais! Ainda bem kk...

Notas da SubLinha 06/03/2021minha estante
Bah, é bem isso!

Laura1034 22/03/2021minha estante
Carambaaa, pensei que era só eu! Logo no primeiro caso dá pra perceber o racismo dele... bizarro.

Tarsila.Lira 16/05/2021minha estante
eu tava com medo de ta criando coisa na minha cabeça e vendo demais e exagerando na observação kkkkkk mas sim, o primeiro capítulo me deu ânsia pq ele nem consegue disfarçar... demorei um mês pra ler o livro porque era exaustivo lidar com o ego e o racismo dele disfarçados em boa escrita

Thami 27/08/2021minha estante
Eu lendo: ?????
Aí que bom que não fui só eu que pensei isso

Renata.Benchimol 06/12/2021minha estante
Eu tô lendo e vim aqui ver se alguém falava isso, tô mega incomodada

mizumonoo 08/02/2022minha estante
Eu tô no começo do livro e realmente isso tá me dando nos nervos

Michelle França 07/09/2022minha estante
Putz esse negócio do racismo velado dele me incomodou muito que ódio que me deu, achei que só eu havia sentido isso. A forma como ele fala dos pretos já pré julgando o comportamento dos caras sem saber a luta de classe e do racismo assassino dos EUA e de doer. Mas o cara faz parte de uma elite era de se esperar esse tipo de comportamento mesmo.
No mas achei muito parecido com as revistas antigas da Super Interessante sabe que se aprofunda no raso da coisa kkkk

Sabrina 05/12/2022minha estante
SIM!!!!

Paula 29/04/2023minha estante
Eu to no meio do livro e tô: ok, adorando o livro, odiando o autor

Lu 04/07/2023minha estante
EU SABIA QUE EU NÃO ESTAVA LOUCA!!!!!!!!! Eu percebi muito racismo, porém eu achava que era coisa da minha cabeça

Anna 19/07/2023minha estante
no primeiro caso eu fiquei "hmm... sei não heim, tá estranho", mas acho a parte técnica muito legal e a descrição dos casos, então é um daqueles livros que a história é envolvente mas o autor um merda.

Chimp 12/08/2023minha estante
Nossa, isso me deixou com ranço já nas primeiras páginas.

gabibmachado 16/11/2023minha estante
Comecei o livro hoje e já estou com ranço, foi muito bom ver que não to sozinha nas minhas opiniões

Mary 05/01/2020

Tendencioso?
O livro é basicamente uma biografia do autor e dos casos que ele já atuou. Confesso que esperava um relato em terceira pessoa. Os casos contados são bastante interessantes, mas não deixei de notar que ele basicamente pende a balança pra inocência de todos os homens brancos. O único caso de um negro, o laudo dele foi a favor da promotoria... Coincidência? Provavel, mas isso me incomodou bastante, além das várias divagações sobre todos os privilégios que o autor dispôs durante sua vida. A leitura é fácil, não há jargões médicos que não consigamos entender, mas por ser em primeira pessoa, sempre temos a parcialidade do autor em evidência. Fiquei um pouco decepcionada pois esperava algo mais científico e não uma divagação sobre oq há dentro do coração humano.
giannavelle 09/02/2020minha estante
Eu vim aqui comentar justamente isso. Ele afirma logo no início do livro que se prende à verdades, à fatos e que é totalmente imparcial, porém logo após narra suas conclusões e impressões de uma forma completamente parcial e tendenciosamente racista.

Letícia Mágica 05/05/2020minha estante
Eu tô lendo o livro e também estou me sentindo muito incomodada com esse racismo velado.

Letícia Mágica 05/05/2020minha estante
Sai procurando resenhas pra ver se não era da minha cabeça.

Mary 06/05/2020minha estante
Decepcionante né?

Letícia Mágica 07/05/2020minha estante
Demais :/

Simone de Cássia 21/10/2017

Queria que esse livro tivesse 500 páginas ao invés de 250... Fantástico! Claro, a gente tem que gostar muito do assunto estilo investigação criminal, mas o autor tem uma postura tão linda, tão íntegra e uma forma de narrar tão doce que dá vontade de sentar e conversar com ele. Amei cada página e já decidi que será um dos livros estilo" para sempre comigo". A edição também é linda, enfim, livro totalmente demais!
Tereza 23/10/2017minha estante
Eba!!! Passando para a lista das prioridades! :)

Tereza 23/10/2017minha estante
Aliás, emprestei Segredos de Sangue (da Tess Geritssen) para a Claudia hoje. Se você quiser, depois disponibilizo também para você e a Tecla! Bjs!

Simone de Cássia 24/10/2017minha estante
Quero sim, Tereza, obrigada! Quanto ao SEGREDO DOS CORPOS, tenho certeza de que vc vai amar!

Tereza 25/10/2017minha estante
Vou avisá-la então! A Tecla também vai querer, aí vocês duas lêem. :) Beijo, querida!

tecla ede 05/11/2017minha estante
Vou sim querida obrigado

nana 28/12/2021

Um livro maravilhoso, de fácil compreensão (mesmo pra quem não entende muito do assunto). Inclusive um livro que me ajudou a escolher qual profissão seguir
ravena 28/12/2021minha estante
qual profissão vc tinha dúvidas

ravena 28/12/2021minha estante
eu tenho dúvidas entre psicologia, perícia criminal e advocacia mas não acho q esse livro vá ajudar

nana 28/12/2021minha estante
eu tinha dúvidas entre medicina (cirurgiã) e perícia criminal (enfermeira forense)

Tielli 27/09/2020

Recomendo a leitura
O segredo dos corpos traz vários relatos de casos de mortes que precisavam ser investigadas por um médico legista.
Dr. Vincent Di Maio é um renomado médico patoligista que nos trouxe neste livro um pouco de conhecimento da medicina forense.
Fiquei chocada por saber que vários casos foram realizadas necrópsias mal feitas e anos depois tiveram que fazer novamente.
Alguns casos me chamaram muito a atenção.
Tivemos 2 casos de mulheres que matavam bebês e eu fiquei bem emocionada e revoltada com a demora e a falha das autoridades para investigar. Quantas mães perderam suas crianças? Quanta dor causada. Sofri com cada relato de cada bebê enquanto lia. Foi muito angustiante pra mim.
E por fim 2 casos que ficaram sem respostas e que pessoas podem ter sido presas injustamente, que após terem sido presas foram absolvida por falta de provas para incrimina-las. Afinal eram culpados ou não? Se não, os verdadeiros assassinos ficaram impunes?
Edição lindíssima.
Sávio 30/09/2020minha estante
Bom dia, Tielli! Esta é uma obra de não ficção? Baseada em fatos reais?

Tielli 30/09/2020minha estante
Bom dia Sávio! Sim, é um livro de não ficção que traz alguns casos que o Dr. Vicent Di Maio trouxe para contar e nos trazer um pouco de experiência na medicina forense. É um livro bem interessante se tu gosta ou tem curiosidade no assunto. Pois traz desde o início dos casos até como foram resolvidos.

Sávio 30/09/2020minha estante
Show! Valeu pela dica! Verei aqui na minha lista de desejos na Amazon... obrigado! E sim, sou afeito ao tema! Gostei da sua dica! ?

Zo Yu 17/12/2020

Seria um ótimo livro, mas...
O racismo porcamente velado do autor incomodou-me muito. Se não fosse por sua persistência em dizer que vários crimes não são cometidos por questões raciais, seria ótimo. Seu conhecimento em Patologia Forense é louvável.
Gabi 02/04/2021minha estante
Sim! Comecei agora e já no primeiro caso me incomodei com o racismo e a soberba do autor!

Zo Yu 02/04/2021minha estante
E eu senti que ele menospreza o trabalho de psiquiatras e psicólogas... me incomodou muito.

Gabi 02/04/2021minha estante
Mais essa? Já vi que essa leitura vai me fazer passar raiva.

Isabel.Vilela 06/11/2019minha estante
Sou apaixonada por esse livro

Riva 06/11/2019minha estante
É sensacional!

gabi perin 27/03/2021

Alo discovery ID
O livro é bem interessante pra quem gosta de saber mais sobre investigações criminais e as coisas que rolam por trás das investigações midiáticas. O final sobre a morte de Van Gogh foi um plus que me fez gostar mais do livro. Único porém é que eu achei algumas coisas escritas no livro bem racistas...
A edição da darkside sempre impecável linda d+
Gabi 02/04/2021minha estante
Achei que eu estava vendo demais... no primeiro caso eu já me incomodei com aquele racismo disfarçado de ?eu não estou sendo racista, apenas imparcial?.

gabi perin 03/04/2021minha estante
Eu também achava que era coisa da minha cabeça, até chegar no caso da bomba... eu achei engraçado ele falando q a perícia é imparcial, mas só nos casos envolvendo negros k

May 18/05/2019

O SEGREDO DOS CORPOS
Di Maio participou de milhares de necropsias em toda sua carreira como médico forense, e nesse livro conta algumas dessas experiências, em casos famosos como serial killers e do assassino do presidente Kennedy.

Esse livro foca em mostrar como são os "bastidores" de uma necropsia e da patologia forense no geral. Longe de ser como em Hollywood, a medicina forense encara diversos problemas, como baixo salário, antipatia das pessoas, e claro, o fato de nem sempre encontrarem as respostas que procuram.

A edição do livro é espetacular, com fotos incríveis e até mesmo fotos reais.

Esse livro estava parado na minha estante, confesso que até a metade do livro foi entediante, não foi o tipo de leitura que pensei que seria. Depois a leitura começou a me cativar mais, ao final, eu gostei bastante, mas ainda pecou em alguns aspectos.

O que ajudou a leitura a fluir mais foi a diagramação, e a escrita do autor, que me ajudou a terminar de ler.
Geovana.Travassos 05/07/2019minha estante
Foi bom ler esta resenha, eu comecei a ler, fui ate uma boa parte mas acabou me entediando também... talvez eu volte a ler! ??

May 09/07/2019minha estante
Que bom que gostou. Entao, pra mim ficou bom depois da metade, então continua sim porque vai gostar. Depois volta me falar se gostou.. Se quiser segue meu instagram @soumlivro

Elen.Gindri 22/01/2021

Autor egocêntrico e racista, foi difícil ler até o final.
O segundo capítulo acabei pulando depois da segunda página pois era uma autobiografia.
Esperava mais informações sobre medicina forense e detalhes do estado dos corpos em questão, mas a maior parte do texto se referia a contextualização do caso, salpicado muitas vezes por relatos da vida pessoal do autos, o que não me interessava nenhum pouco visto que, ao deslegitimar a luta da população negra, se mostra extremamente racista.
No fim não valeu muito a pena relevar esses pontos pois não recebi o que esperava. Apesar de ter absorvido algumas informações interessantes acredito que alguém que procura por informações mais técnicas deva optar por outro livro.
Elen.Gindri 22/01/2021minha estante
autor**
nem um pouco**

Gabi 02/04/2021minha estante
No primeiro caso já senti esse racismo velado (às vezes descarado). Me incomodei muito!

Tali 22/09/2021

O livro também é um crime
Confesso que foi uma leitura muito difícil de finalizar. Me interesso muito pelo mundo forense e sempre me encantri com livros desse tema, mas não foi o caso desse.
Apesar de no final acabar me envolvendo mais com o livro pelo fato dos casos serem realmente intrigantes, as opiniões pessoais do autor colocada no livro me incomodam muito.
Do ego elevado que torna o livro quase uma autobiografia até mesmo o racismo disfarçado de "opinião técnica", muitas coisas me irritaram na escrita do Dr. Di Maio. Não recomendo!
Aline Obnesorg 28/09/2021minha estante
Hahaha É uma autobiografia mesmo. Ele é o melhor médico do mundo, da família dos melhores médicos e blablabla.
Dr. Di Ranço

Tali 28/09/2021minha estante
Exatamente isso kkkk

Raul113 01/01/2019

Afinal, do que se trata este livro?
Sabe quando você se depara com um texto que aparentemente foi exagerado para se tornar mais dramático ao leitor? Pois é o que acontece aqui, os relatos são muito interessantes, mas às vezes, parece que estou lendo o roteiro de uma série de TV e não o relato de um médico patologista sobre um caso real.

Não que o livro seja de todo ruim, afinal, é preciso tornar o texto ?entendível? para leigos da patologia forense e esse é sem dúvida um dos pontos fortes do livro. Contudo, muitas vezes, parece exagerado demais e o texto fica mais parecido com um documentário sensacionalista do Discovery do que com um livro com histórias reais. O autor, ou autores, acabam por sua vez, ganhando pontos com o leitor por escolherem uma forma simples de contar as histórias, fazendo uso vários paralelos com outros casos famosos e de grande repercussão na construção do texto. O que faz com que o livro acabe se saindo bem mais narrativo do que eu pensei que seria a primeira vista.

A narrativa começa com um caso de assassinato de um jovem rapaz negro que foi morto por um homem branco, o que acaba gerando uma grande repercussão nos EUA, principalmente com questões sobre as armas e a luta pelos direitos civis da comunidade afro-americana e termina com um polêmica envolvendo a morte de Vincent Van Gogh. O panorama dos casos é traçado de uma maneira bastante "romantizada", a única coisa que realmente leva o leitor a ter um frio na barriga é o fato de estes casos serem reais. O livro, na verdade, lembra bastante aqueles documentários do History Channel sobre crimes bárbaros ou perseguições históricas a seriais killers.

O Dr. Di Maio adota uma mesma fórmula ao longo de todo o livro: explana a partir do crime e do que aconteceu, passando pelo ocorrido no dia do crime, pela história da vítima - ou vítimas - e todos os envolvidos no caso, até como a mídia influencia as pessoas com suas próprias deliberações que não vão além do que se diz sobre o que aconteceu, muitas vezes sem examinar os fatos, formando "detetives/investigadores de poltrona" como o próprio autor chama as pessoas que emitem opiniões sobre assuntos que não compreendem ou não têm conhecimento suficiente para compreender. A partir disso ele discorre sobre os aspectos forenses do caso e explica como chegou as conclusões sobre o ocorrido através dos métodos científicos, sempre salientando a imparcialidade da ciência e do perito forense.

A forma de expor os casos é muito interessante e visa a total compreensão do leitor, de modo que, apesar de ser um livro meio técnico sobre crimes, investigação e patologia forense, é muito simples entender como funcionam as investigações e como ocorreram os crimes. Porém, apesar de ser bastante fluído, o livro peca com repetições desnecessárias de informação. Por exemplo, os autores deixam bem claro, o tempo todo, que têm segurança naquilo que estão dizendo e que dominam o assunto. Porém, ficar reafirmando inúmeras vezes o compromisso que têm com a verdade das provas, meio que da margem a algumas interpretações como a de que dizem isso apenas pra se resguardar de processos futuros ou que na verdade estão mais preocupados com suas carreiras, não com os casos, e que dizem isso apenas na tentativa de convencer o leitor a não pensar o contrário. No final eu fiquei meio na dúvida se deveria ou não acreditar no que dizem. O livro, por fim, acaba se transformando em um documento de defesa ao trabalho do patologista forense, que na visão dos autores é baste mal visto pela comunidade médica e muitas vezes mal compreendido pela comunidade jurídica.

Outro aspecto que me deixa com a pulga atrás da orelha, é a tendência do Dr. Vincent di Maio parecer ser meio arrogante e cheio de si em alguns trechos. A impressão que fica é de como se o trabalho de outros nunca fosse tão bom quanto o dele. Não sei se isso se deve a tradução do texto ou a escrita do coautor Ron Francell, mas essa é a sensação que tive em muitas partes do livro. Porém, em outros momentos, o mesmo também se revela bastante humano e emotivo em relação aos aspectos do caso e das pessoas envolvidas. Dessa forma, não consegui formar uma opinião a respeito dele.

No final, o que posso dizer com certeza é que o livro nos dá um novo olhar sobre o trabalho do patologista forense que, em algumas ocasiões, é retratado como um esquisitão que aparenta ter um fetiche com a morte e em outras como um super-herói que precisa resolver sozinho o quebra-cabeça com suas ferramentas tecnológicas de alto nível, por que os outros são incapazes disso. Nesse ponto, os autores foram eficientemente capazes de nos mostrar a verdadeira face desse trabalho, suas principais dificuldades longe das soluções milagrosas das séries de TV, mostrando que nem tudo é como pinta CSI.

Raul G. M. Silva.
Roberval.Gomes 05/03/2020minha estante
Como faço para ler o livro

Raul113 21/04/2020minha estante
Oi, você pode encontrar ele facilmente em PDF, principalmente agora nessa quarentena que as bibliotecas estão fechadas. Procura no site Lê Livros. ??

Bruno 26/09/2017

O segredo mais ou menos dos corpos.
"Ler o segredo dos corpos é como estar dentro de um necrotério, participando de uma verdadeira aula sobre patologia criminal. Sem o inconveniente cheiro do formol" Menos darkside, bem menos.

Fazendo uma classificação nova, ele é uma biografia com detalhes mastigados e suavizados de um profissional forense. Sim, o livro é praticamente uma biografia do Dr Vincent Di Maio. Os dois primeiros capítulos são exclusivos pra descrever a família e seus estudos, cheguei a voltar ao índice pra conferir o quanto isso iria prosseguir. Se juntar toda a patologia e "aula" descrita no livro, vai parecer uma aula matada de uma faculdade onde o professor gosta mais de se autopromover do que ensinar, talvez a aula se encaixe melhor em direito criminal.

Separando a parte jurídica, o que o autor acha dos casos, o ódio dele contra o sistema de coroners (ok é ruim, eu entendi na primeira vez que escreveu), a biografia e promoção - onde o autor chega até a falar quanto cobra a hora de seus serviços e junta fotos com famosos enquanto descrevia assassinatos de crianças - deve se resumir em umas 5 paginas a patologia (forçando um pouco pra mais).

Você não se importa com isso e gosta de saber sobre casos famosos? Onde o autor fez uma ponta ou ajudou diretamente? Então o livro também tem uma parte boa! Ele trás de maneira resumida 8 ou 9 casos, contando toda a história, seu principio e evolução até elucidação (ou não) e por vezes comentando sobre como a patologia forense ajudou a elucidar (ou não) as investigações.

Leitura boa, por isso a nota não é pior. A arte da darkside sempre impecável. Só não gostei de como foi vendido e anunciado. Vale mais o livro crematório da Caitlin, ou outros da serie de Serial Killers.

Raissa 13/12/2017minha estante
E ele dando opinião meio nada a ver dele?
Também dava pra fazer um jogo cada vez que "trolls de internet" e "legistas de poltrona" aparecem.
Sei não, passou uma má impressão.

Bruna Canella 07/04/2021

??Livro indicado para maiores de 18 anos - conteúdo bastante violento e sensível. ?

Quem gosta de séries de investigação criminal com certeza vai gostar desse livro! Rico em detalhes e informações, é um livro maravilhoso para quem se interessa pelo assunto. ??????????

Quando descobri esse livro, quis tê-lo imediatamente. Sou curiosa por natureza e, por alguma razão, me interesso muito por assuntos que envolvam investigações, legistas, autópsias e crimes misteriosos. Inicialmente, não sabia que o livro abordava crimes reais. Achei que seria um livro com teor didático que abordaria situações hipotéticas e explicaria questões da medicina forense para quem tem curiosidade sobre o assunto. Mas para minha surpresa (muito positiva!), o livro é inteiramente sobre casos reais que tiveram certa repercussão.

A narrativa é de fácil compreensão, rápida e bem explicativa. O autor é um médico especialista no assunto que participou, de alguma forma, de todos os casos citados no livro. O livro traz informações bem completas de cada caso, apresentando contextualização, descrição dos cenários e cadáveres, apresentação dos fatos e provas, explicação de questões forenses, processo de investigação, julgamento e desfecho. Além disso, também traz algumas fotografias ao longo dos casos.

Eu amei o conteúdo informativo desse livro e com certeza vou reler em algum momento!

Dei 4 estrelas por duas razões: (1) senti falta de mais fotografias sobre os casos; (2) o autor tem algumas falas um tanto quanto infelizes em alguns momentos da narrativa.

Pouco antes de iniciar a leitura, vi algumas pessoas comentando que o autor era racista. Como esse não é meu lugar de fala, vou me limitar a relatar a impressão que tive como leitora. Ele não me parece uma pessoa conscientemente racista, mas ele tem sim falas com teor racista. Sabe o racismo estrutural não intencional, mas que é, sim, racismo? Então! Acredito que o autor precise aprender um pouco sobre racismo estrutural e como este se manifesta em falas, pensamentos e comportamentos que estão enraizados sem que muitos se deem conta, o que parece ser o caso dele. Além disso, ele usa muitos estereótipos, o que também me incomodou.

Enfim, é um livro muito bom que despertou a vontade de ler todos os livros desse gênero. Eu que lute. ? Super recomendo a leitura para quem curte!

??Alerta para gatilhos: homicídio, infanticídio, suicídio, abuso sexual, agressões físicas, mutilações, cenas detalhadas de crimes e cadáveres, etc.

@relicariodeletras
Mandellen 07/04/2021minha estante
Excelente resenha, despertou em mim um enorme interesse pelo livro

Erica.Santos 14/08/2018

Patologia forense
Sou biomédica, na minha graduação tive ciência forense. E este livro adicionou muito conteúdo em meus conhecimentos. Gostei muito
Lety 24/04/2019minha estante
Oi Erica, Você fez faculdade de biologia para ser biomédica?