A cidade do sol

A cidade do sol Khaled Hosseini

Resenhas - A Cidade do Sol

Aline.Haverroth 31/05/2024

Que história triste, pesada, difícil de ler. O companheirismo criado entre Mariam e Laila e tudo que elas sofreram, só faz demonstrar o quão fortes elas são.

amorime_ 20/05/2024

"Só uma mulher compreende a força necessária para ser mulher"
Eu terminei essa leitura me sentindo confusa. Eu não sei descrever o que eu senti lendo. Ao mesmo tempo em que achei a história triste, realista, dolorosa, eu conseguia enxergar beleza nas personagens. Nem sei se "beleza" é a palavra certa, mas são personagens tão fortes, tão humanas, tão reais... Isso torna elas únicas.

Eu não conhecia o autor, mas me impressionou como ele sempre retorna aos pequenos detalhes da história para explicar o que esta acontecendo, e, mesmo sendo um livro "curto", acontece muita coisa. Mas não fica cansativo. O autor consegue expressar as emoções na medida certa, mas é, de fato, um livro difícil de se ler.

Mariam e Laila são personagens que vão estar para sempre no meu coração, já fazem parte da minha vida de leitora. A Laila era a revolta que a Mariam precisava e a Mariam era a força e o equilíbrio que a Laila precisava ter. Eu fiquei triste no começo, quando as duas estavam se desentendendo, mas a partir do momento em que elas começam a se ajudar... eu senti a força dessa união, enquanto estava lendo.

O final... acho que já era, de certa forma, o esperado. Fiquei feliz pela Laila, que conseguiu ressignificar a dor dela e do Tariq. Mas não pude deixar de chorar pela Mariam, por um momento achei que ela fosse escapar, mas ainda assim, "gritei" de felicidade (Skoobinho, é só uma forma de me expressar rs) quando ela se vingou do Rasheed. Não tinha outro jeito, tinha que ser ela, por toda a humilhação, dor e desrespeito que ele causou.

Enfim... é um livro de muitos gatilhos, muito trauma. É necessário, mas é dolorido. Mas é reconfortante saber que, de certa forma, as personagens terminaram a história em paz, mesmo que cada uma a sua maneira. É reconfortante, também, saber que o autor atua até hoje no resgate de refugiados, principalmente dos afegãos. Precisamos começar a dar voz para autores que acrescentam politicamente no mundo, eles tem muito para nos oferecer.

Espero ler os outros livros do autor, tenho certeza que grandes obras me esperam. Obrigada Mariam e Laila, eu não sabia que precisava conhecer vocês. Consultem a classificação e os gatilhos, e, por favor, LEIAM ESSE LIVRO.

Sara 18/05/2024

É muito difícil ser mulher
A esperança dos olhos de uma menininha afegã, que tudo o que deseja é ser tratada como serus irmãos, visitar o cinema do seu pai. Essa história começa assim, com um suspiro de inocência.

Uma leitura muito difícil, porque se trata da realidade em um país que por muito tempo vive em guerra, fala sobre o luto, sobre a pobreza, sobre como a vida é um dominó em cascata, que a qualquer momento tudo pode mudar. Mesmo com todos os percausos, a vida fica mais fácil se você tem com quem partilhar, então lute.

Juliana.Anzai 30/04/2024

Devastador, essa é a palavra.
Eu pensei que em O caçador de pipas seria o livro trágico da minha vida mas esse aqui superou todas as minhas expectativas.
O livro é trágico do começo ao fim? fiquei sem palavras e muitas vezes super mega revoltada.
Pensar que essa foi e ainda é a realidade de muitas mulheres me faz sentir um nada.
É um livro devastador e revoltante.

9/10 pq achei pesado.

Jak 17/04/2024

Doloroso e Marcante
Mariam foi luz para a Laila e Laila luz para as cicatrizes que Mariam carregava. As duas, de certa forma, curaram uma a outra e tornaram tudo suportável naquele contexto, bebendo uma boa xícara de chá, cuidando das crianças e apoiando uma a outra. Um livro marcante e doloroso.

Karoline 05/04/2024

Uma história triste, porém muito bonita. Trata do período de guerra que o Afeganistão viveu no final do século passado, mas principalmente da realidade das mulheres afegãs dessa época. Ao refletir sobre a leitura, coloca em perspectiva os direitos que as mulheres conseguiram assegurar no último século.

sophibbm 31/03/2024

Ser mulher na nossa sociedade já é difícil, imagine num país onde elas são forçadas a casar com 15 anos com homens 20, 30 anos mais velhos? Onde, por muitos anos, elas não podiam sair na rua sem o marido, não podiam trabalhar, não podiam existir fora dos limites das suas casas. E, mesmo assim, ainda viviam como serviçais e apanhavam dos maridos (pra descrever o mínimo). Assim foi a vida toda de Mariam e boa parte da vida de Laila. Duas mulheres de tempos diferentes mas com caminhos que se cruzaram.

Um livro triste, pesado, que em vários momentos torci pra que o destino fosse mais gentil com elas e a história terminasse feliz.

Pensar que a narrativa desse livro foi a realidade de muitas mulheres no Afeganistão dá uma revolta e um aperto no peito.

A história é contada tendo como base vários fatos históricos, como o surgimento do regime Talibã em 1994 e os ataques de 11 de setembro, em 2001.

QualquerUm0 18/03/2024

Sem palavras
Sério, que enredo mais bem feito, que história completa e recheada. simplesmente maravilhoso que faz qualquer um se emocionar ??????????

torreskarine 20/02/2024

Genial.
É incrivel ler a retratação dessas mulheres e conhecer um pouco dessa cultura e história.
Admiro tanto tudo que enfrentaram.
Foi uma experiencia diferente e ótima.
Recomendo muito!

Jeff.Jammer 28/01/2024

PAZ...
É a última palavra do prefácio de Hosseini. Com isso, ele propõe mais que uma ficção, uma diversão, uma leitura, um entretenimento, ele objetiva expor vidas que sobrevivem de formas tão diferentes das nossas, e ele consegue.

É perfeito tudo nesse livro, nessa arte.

As vidas de Mariam e Laila nos enchem de compaixão e revolta. Um ciclo de tragédias e dor, e de amor, senão seria totalmente indigesto.

Tem política, religião, guerra, muita guerra, e como o dia a dia de todos são influenciados por elas. Os acontecimentos são reais, acompanham a história recente do Afeganistão, e como seu povo sofreu durante eles, em principal, as mulheres e crianças.

A misoginia é cortante. A falta de direitos básicos, a violência, tortura e mortes, são comuns. São acontecimentos tão distantes da minha realidade, que me deixaram impotente e triste.

O contrapeso está no amor inabalável e puro das protagonistas.
Sua lealdade, cumplicidade e sua compaixão solidária e recíproca.

É uma história triste, mas bonita. Contada com carinho, cuidado e perícia.

Adorei a forma como Hosseini passa dor e amor de forma tão equilibrada. Faz-nos chorar e aliviar na mesma medida.

Favoritado!
Giuliana.Diocedo 31/01/2024minha estante
Agora quero ler! rsrs

Jeff.Jammer 31/01/2024minha estante
Que bom, Giu. Espero que adore tanto ou mais que eu. Boa leitura pra você.

ingred 25/01/2024

Quanta maldade e tristeza
Quando comecei esse livro eu já sabia que deveria esperar uma história de dor e sofrimento, porém não tinha ideia do quão dolorosa seria. a história dessas duas mulheres representa a de tantas mulheres afegãs que meu coração se partiu lendo e ao pensar que o afeganistão está de novo passando por tanto sofrimento. uma vez li que os direitos das mulheres são frágeis porque são os primeiros a serem revogados em ditaduras e nada comprova mais isso do que este livro. leitura extremamente necessária, que conscientiza e que quebranta nosso coração. indico muito!

Hanelore 23/01/2024

Que leitura difícil. Ao mesmo tempo que fiquei completamente imersa na história das apaixonantes Mariam e Laila, fiquei em choque completo. A realidade das histórias contadas nesse livro me deixaram sem rumo e até meio apática.

Um livro incrível, uma história linda e a crença eterna de uma luz no fim do túnel.

Karol 20/01/2024

Necessário
Conhecer esse lado de como as mulheres viviam no Afeganistão é importante para todos. A escrita do livro é envolvente e bem densa. Algumas partes são de dar raiva, da forma que as mulheres estavam sendo tratadas. Muito bem escrito.

Xingmi 10/01/2024

Brutal
Esse livro é fantástico e arrasador; retrata a vida, a dor e o sofrimento de diversas mulheres e como tudo isso se molda diante do estado caótico que se encontra o Afeganistão no período em que se passa o livro, que mescla ficção com a dura realidade de muitas pessoas. Recomendo muito a leitura, diria até que é necessária, no entanto, ela não é, exatamente, uma leitura fácil, é muito triste mesmo, doloroso, mas vale a pena.