O Estado na teoria política clássica

O Estado na teoria política clássica Doacir Gonçalves de Quadros

Resenhas - O Estado na teoria política clássica: Platão, Aristóteles, Maquiavel e os contratualistas

Carol :) 31/10/2023

Livro excelente. Apresenta de forma bem introdutória os principais pensadores clássicos que teorizam sobre o Estado... Platão, Maquiavel, e os contratualistas. Linguagem acessível e bem explicativo. Super recomendo.

Marcelo Purificação 17/06/2021

Introdução
É um livro extremamente introdutório ao estudo do Estado no pensamento de Platão, Aristóteles, Maquiavel, Hobbes, Locke e Rousseau... No fim de cada capítulo, tem texto referência dos autores, e um pequeno questionário para fixação... Gostei do livro...

Jack 02/08/2018

Excelente livro introdutório
A introdução com as ideias clássicas e políticas de filósofos gregos é bem básica e serve como um conteúdo base para estudos futuros, ajuda já ter estudado sobre as civilizações clássicas. Logo que cita Maquiavel, introduz outro acervo e um diferente modo de ver no tempo a política do Estado. Quando cita os contratualistas, os nomes estudados são ligados somente pelo estado de natureza e o contrato social para a criação de um Estado. Fora isso as ideias são completamente interentes, de Hobbes que radicalmente defende a supressão da liberdade do individuo para a existencia de um governo absolutista nos moldes de poder total a um soberano, a Rousseau defendendo um governo popular e democratico na defesa total do poder ao povo, à Locke na defesa do equilibrio de poder e de um Estado somente para a defesa e garantia das liberdades.