Next Michael Crichton

Resenhas - Next

Matheus Italo 21/08/2016

Crítica muito boa, enredo fraco
É certo que não será um livro que recordarei bastante e não pautará muitas conversas, mas gostei, leva o leitor à reflexão sobre os limites morais da engenharia genética.

site: http://perdidosnocampus.wordpress.com

Rafael 23/04/2015

Formidável!
Que Michael Crichton é um baita autor, não há dúvida... Que todo livro dele seja tão bom quanto ele é (ou tem potencial de ser, comparando-se suas obras), aí depende... Há clássicos monumentais - como "Parque dos Dinossauros" -, assim como "tragédias" em termos de livro - "O Enigma de Andrômeda", por exemplo, uma triste exceção às obras-primas de Crichton.

Sem mais devaneios, "Next" é uma excelente leitura. A princípio, um relativo mar de personagens, mas que de um modo ou de outro se entrelaçam e contribuem para que a história do livro seja sensacional.

Como a maioria das obras de Crichton, você aprende muito... Mesmo sendo de uma área que fatalmente muitos de nós não dominamos, que é a engenharia genética. Certos relatos do livro soam até mesmo engraçados, mas no fim das contas te induz à célebre reflexão "e se fosse verdade?"...

Já li vários livros de Crichton e posso falar: "Next" deve ser seu "next" na sua lista de leitura. Vale muito a pena! O livro não perde o fio da meada e, nas páginas finais, te prende de vez!

#recomendadíssimo

Rosane 21/04/2013

O livro te prende desde as primeiras páginas. Todo seu conteúdo é voltado para a ciência da genética e suas consequências. Pra quem é fã de M.C. é um livro que não pode faltar na sua estante.

Fábio Valeta 15/09/2010

Livro com várias histórias que vão se intercalando sendo que todas elas tem o mesmo tema, egenharia genética, pesquisas cientificas, bioética, etc.

Diverte em alguns pontos e é cansativo em outros. Alguns personagens e histórias estão ali parece que simplesmente para ocupar espaço.

Emerson 15/04/2010

Boa Leitura
Trata-se de mais uma das excelentes obras de Michael Crichton marcada
por uma trama bem idealizada sobre um tema contemporâneo, que desenvolvida sobre alguns fatos verdadeiros e outros falsos, busca nos instigar sobre os limites da biomedicina na manipulação genética. Com ritmo frenético e múltiplas histórias conexas, nada deixa a desejar diante dos melhores livros do autor (Esfera, Linha do Tempo, Armadilha Aérea, Parque dos Dinossauros...)

Marlo R. R. López 30/12/2009

Sustento a idéia de que Next não tenha sido escrito para entreter os leitores. Suponho que a verdadeira intenção de Crichton tenha sido a de tecer um amplo panorama dos absurdos da ciência corporativa no mundo atual, escrevendo pequenas histórias paralelas que mexem com bizarras situações envolvendo experiências genéticas, evidenciando, assim, o quanto a humanidade está extrapolando os limites da razão nas pesquisas científicas. (...) Nesse caso, o livro cumpre muito bem o seu papel.

Resenha completa em: www.artigosefemeros.blogspot.com

Shaftiel 18/01/2009

O tema de Next me interessou logo de cara. Experiências genéticas, animais transgênicos, patentes de genes! Temas que não são só da moda, mas que combinam completamente com o título do livro. É o futuro mais próximo, uma preocupação e também um sonho da ciência. Com esse interessei, consegui logo o livro e coloquei na frente de uma fila para ler. Antes tivesse deixado de lado.�
Next conta a história de um grupo bastante diverso de personagens. Começa com um processo judicial de uma firma que quer usar as células especiais de um homem para o tratamento contra o câncer. Depois fala de um orangotango que fala e xinga em holandês. Depois surge um papagaio que faz contas e ainda um garoto metade chimpanzé, metade humano. No meio disso tudo, muito advogados e pesquisadores inescrupulosos.

Há experiências com terapia gênica, com hipóteses sobre gene da maturidade e muitos outros. A falta de ética na pesquisa é expressada a cada página. E é tão expressada que enche a paciência. Todos os pesquisadores são nerds fracassados ou capitalistas inescrupulosos. Isso não seria um mal se o livro fosse bem desenvolvido. cientistas quase sempre são ótimos vilões como Moreau e até alguns gênios que não são lá cientistas mas são legais como o Professor Moriarty.

O problema é que NENHUM personagem tem profundidade. São todos jogados no meio da história voando de um lado para o outro sem conexão sólida. Tudo tem laços muito frágeis e forçados. E tem muitos, mas muitos mesmo deles, a maioria sem razão de estar ali.

O orangotango é um exemplo mais direto disso. Surge no livro, é falado e comentando, mas parece que apareceu para nada, juntamente com os personagens ligados a ele. E assim continua e o leitor fica na expectativa de tudo se juntar no fim. Quando o fim chega, a trama se reúne em um final mais pífio do que fim de temporada de Malhação.

No fim, o livro me pareceu uma série de contos cujas partes foram misturadas. Mais nada. Mas o legal foi ver os sobrenomes de alguns pesquisadores importantes nos personagens. Só. Não recomendo, definitivamente.