Lógica Informal

Resenhas - Lógica Informal

AlessandroNunes 01/07/2023

Um livro denso
Leitura densa.

O livro é técnico e tem como principal objetivo apresentar ao leitor os métodos críticos para avaliar de maneira imparcial os pontos fortes e fracos dos argumentos.
Apresenta e discute sobre vários exemplos de argumentos, oriundos de debates políticos, textos jurídicos e ocasiões formais e informais de argumentos do cotidiano, utilizados, várias vezes, em conversas entre dois locutores.
Nesse contexto, a obra traz toda a teoria sobre os diversos tipos de argumentos e suas consequências e finalidades.
Um livro denso, de leitura demorada e, muitas vezes, cansativa, porém com alto valor agregado, pelo fato de o leitor poder conhecer as ferramentas para analisar um argumento, definir uma falácia ou até mesmo, poder posicionar-se em um debate de ideias.
Leitura recomendada para quem deseja e tem necessidade de interpretar ideias escritas e premissas dentro de diversos cintextos.

Titi 14/01/2023

Introdução à lógica informal
Douglas Walton nesse livro, realiza algo impresionante, explica com clareza os conceitos de falácias, além de explicá-las, também trata sobre linguagem natural, modus pones, modus tollens, silogismo hipotético e disjuntivo etc. Tudo isso sem precisar ser prolixo, ainda por cima qualquer leigo pode ler, pois não se trata de algo super complexo, pode até ser complexo, mas a didática do autor a torna algo tão simples que uma criança de 10 anos poderia ler e entender. Recomendo a todos a leitura! Foi minha primeira leitura desse ano, e já amei.

Pedro 02/05/2022

Walton introduz conceitos de bons e maus argumentos, como construí-los e como criticá-los com coerência. O autor explica as formas de argumento válido, apelo à emoção, ataque pessoal, opinião de especialistas, uso de estatísticas, analogias e termos vagos.

A qualidade do material é boa. A qualidade da impressão é boa. A leitura é fluida.
O livro foi escrito no final dos anos 80, mesmo com a maioria dos exemplos sendo atemporais, alguns já estão ultrapassados, bem como a sociedade mudou muito. Independentemente, o livro cumpre a meta de ser um guia e ser introdutório. Eu não havia lido nenhum livro sobre o tema e estou familiarizado com alguns termos e a sistemática prática de um diálogo.

Marcações de páginas: 4, 13, 57, 125, 130, 139, 146, 162, 183, 251, 263, 299, 391.

JoAo.Eduardo 26/04/2021

Necessário
Nos tempos atuais, frente as inúmeras fakenews e pessoas que incentivam o uso estratégico de falácias, este livro se torna indispensável. Simples, de linguagem acessível, não é um grande manual de Lógica ou retórica, mas seus exemplos claros ajudam a identificar possíveis argumentos falaciosos e o autor ensina meios para combate-los.

Danilo Andrade 04/04/2021

Lógica Informal
Pode-se dizer que o uso retórico da argumentação acompanha a humanidade desde os primeiros assentamentos da civilização. Agrupamentos cada vez maiores, acompanhados de decisões mais complexas e constantes divergências no que concerne aos rumos a serem tomados por regimes políticos democráticos, tornam necessário o abrir mão da obstinada beligerância, e pacificamente, conduzir-se ao debate público. Bom, mesmo que a história apresente inúmeros exemplos do abandono de tal exercício, identifiquei este livro como uma importante referência de como podemos conduzir um raciocínio adequado aos contextos de um diálogo racional.

Com uma linguagem objetiva, e uma clareza ímpar, Douglas N. Walton nos apresenta os conceitos básicos para a análise crítica de argumentos, como se estruturam perguntas e respostas, os erros envolvidos durante a elaboração de um argumento, a pertinência de fala, apelo às emoções, ataques pessoais, os riscos do uso de opiniões de especialistas, termos tendenciosos, argumentos derivados de analogias e vários outros, que representam grande expressão em situações cotidianas.

Acredito que livros como esse, que instruam à formação de um raciocínio crítico, é de suma relevância quando a desinformação atua com uma assustadora imponência no cenário político, e que incluir os mesmos em currículos de formação básica nas escolas, seria de grande proveito na formação de indivíduos mais ativos nas suas deliberações cotidianas e no exercício de sua cidadania. Abordando um amplo aspecto, os ganhos são tanto individuais, quantos coletivos.

Jack 26/05/2020

Lógica
Um acervo das falácias, como eu já conhecia a maioria foi rápido ler, mas valeu muito a pena, sempre aprendemos algo!
Recomendo a todos!!!