Mãe sem Manual

Resenhas -

Fernanda 09/05/2017

Mãe sem manual
Resenha no blog:

site: http://www.segredosemlivros.com/2017/05/resenha-mae-sem-manual-rita-lisauskas.html

Bruuh 07/05/2017

“Mãe sem Manual é um ótimo presente para as mamães de primeira viagem”

Lançamento da Editora Belas Letras, Mãe sem Manual é ilustrado por Thais Leão e escrito pela jornalista e blogueira Rita Lisauskas.

O livro traz um relato que a própria autora viveu (ou não) ao engravidar de seu filho Samuel. Ao ver que a maternidade não era o que as propagandas traziam, Lisauskas começou a escrever sobre sua jornada, nascendo o blog Ser Mãe é Padecer na Internet.
A narrativa fácil e bem-humorada se inicia com a descoberta da gravidez e seu término se dá ao primeiro ano do bebê.

“A hora de entender a mãe da gente chegou.”

Lisauskas não aborda somente como fora a experiência dela, o livro traz várias pesquisas com médicos especialistas nos assuntos que estão em pauta como o pré-natal, o parto, a amamentação, entre diversas outras questões que permeiam a maternidade fazendo com que a obra não se torne apenas algo autobiográfico, mas também educativo.

“E então ser mãe é isso, pensei, um amor que chega, invade todos os espaços e põe ordem na bagunça.”

Não sou mãe, mas ao ler a obra aprendi muito acerca da maternidade assim como percebi como há vários mitos sobre o mesmo, algo que a autora é ótima em desmitificar.

“Criança recém-nascida não é corrimão de boate, onde todo mundo põe a mão.”

Mãe sem Manual traz uma diagramação maravilhosa, contando com capa dura, ilustrações e muito bom-humor, essa obra é um ótimo presente para todas as mães.
E não posso deixar de ressaltar a crítica social lacradora que a autora faz sobre o separatismo e como este afeta a paternidade.

“Nenhuma mãe nasce mãe, mas ela é educada a vida inteira para ser mãe. Nenhum pai nasce pai, mas os meninos são desestimulados a vida inteira a se transformar em pais. Não podem brincar de boneca, nem de casinha, nunca puderam lavar a própria roupa ou tirar um prato da mesa, como esperar que eles entendam no futuro o que é uma vida a dois?”

Enfim, super recomendo.

site: http://oracullo.com/

Nina @vicioseliteratura 02/05/2017

Tudo o que você precisa saber sobre Gravidez, de uma forma bem humorada!
O livro Mãe sem manual é um tipo de antimanual e desconstrói e responde a várias perguntas que as mães muitas vezes têm medo de fazer por se sentirem “menos mãe” ou talvez “uma mãe ruim” ao se quer pensar em certas situações, ou cogitarem tais coisas.
Dividido em vários capítulos que vão da gravidez até o primeiro ano de vida do bebê, a autora Rita Lisauskas conta vários ‘causos’ de vida, tanto dela quanto de conhecidas, para ilustrar todas as situações vividas diariamente pelas mães de primeira viagem, assim como as que já são ‘experientes’ no assunto. Mas como insiste em dizer, cada criança é diferente, se desenvolve de forma diferente e assim, nem a mãe mais experiente pode estar preparada para certas situações.
Eu, como não sou mãe e nem ao menos planejo isso para um futuro próximo, achei hilária todas as informações. Aprendi várias coisas que eu não fazia ideia e tenho certeza que num futuro, quando a tal da gravidez me atingir, irei recorrer aos sábios conselhos de Rita Lisauskas e seu (des)manual.
Não posso deixar de comentar também a linguagem sua fácil e despojada que a jornalista usou para escrever. É exatamente o que falta muitas vezes em livros de “auto-ajuda” (não sei se dá para considerar este como sendo do gênero). Quanto mais eu lia, mais vontade eu tinha de continuar lendo e sabendo sobre todos os ‘causos’ que a autora contaria.
A edição da Belas Letras está lindíssima! Toda trabalhada em tons de roxo e laranja, o livro conta com várias ilustrações super fofas que abrem os capítulos e está um charme. Ah! A edição é capa dura!
Por fim, recomendo este livro para grávidas, mães experientes, mulheres que estão pensando em ter o primeiro, ou mais um filho, e, obviamente, a futuros papais e a homens que estejam interessados em saber como esta vida funciona.

site: http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/2017/05/eu-li-mae-sem-manual.html