Dezesseis Rachel Vincent

Resenhas - Dezesseis

Paulinha 14/02/2022

Dezesseis
História muito rápida de ser lida. O mundo dístico do livro é bem interessante e a todo momento eu fiquei querendo obter respostas assim como Dahlia. Trigger é um amorzinho. Amei o desenvolvimento da trama.

ariadne90210 13/02/2022

Dezesseis
O que posso dizer? Não posso ver uma distopia que já me apaixono e com essa não foi diferente. Adorei a forma como esse universo foi retratado, gostei de como a coisas foram desenvolvidas mesmo eu achando um pouco corrido em alguns momentos, mas nada que diminua a curiosidade do que acontecerá na próxima página.
Já preciso da próxima parte dessa história.

Gabi 07/02/2022

Eu demorei MUITO para terminar de ler esse livro, e eu não faço idéia do motivo disso porque o livro é muito bom!
Me prendeu bastante(em algumas partes mais que em outras), o enredo muito bom e tem uns plots(?) bem interessantes(outros bem previsíveis).
O romancezinho que tem entre a Daliah 16 e o Trigger 17 é muito clichê e muito bom de ler, ele cuidando dela é super fofo.
Esperando muito pra ler o segundo livro.

Ps: O final--------- Eu NECESSITO saber o resto!!

Maria 28/01/2022

me surpreendeu
Esse livro REALMENTE me surpreendeu. Eu não sabia nada dele, comprei ele de uma amiga que tava vendendo uns livros que ela não gostou e fiquei APAIXONADA e MUITO TRISTE por não ter o segundo traduzido.
Eu amei os personagens e como eles arriscam TUDO, e eu amei o ambiente, consegui imaginar na minha cabeça os lugares que a autora descrevia e se eu soubesse desenhar eu desenharia pra não esquecer
Se eu achar o segundo eu com certeza vou ler em inglês mesmo pq fiquei muito feliz de saber que tem continuação.
O livro realmente me surpreendeu, e foi uma surpresa gostosa, é leve apesar de algumas cenas mais tensas, e as cenas de romance são uma graça.
Indicaria ele pra qualquer um tranquilamente.

mssantos 28/01/2022

Mais do eu esperava
Eu encontrei o livro muito por acaso e a sinopse me chamou a atenção de imediato, mas confesso que não tinha grandes expectativas, mas... me surpreendi. Estou voltando com o hábito da leitura então demorei mais do que o esperado para ler, porém a leitura é rapida e dá pra ler em um apenas 1 dia tranquilo. Os personagens principais são intrigantes e o enredo é cativante, tem bastante surpresas no decorrer da história e outras que são surpresas só pro personagem porque pro leitor fica óbvio rs. O assunto de clonagem, uma cidade "perfeita", DNA modificado e afins é algo que eu particularmente gosto muito e acho bem interessante, a forma que o assunto foi abordado tem um toque especial, por assim dizer. É uma leitura de fácil compreensão e gostosa, a escrita consegue ser descritiva o suficiente para que o leitor consiga imaginar o cenário e o personagem perfeitamente, gosto disso. Enfim, recomendo a leitura e já vou tratar de começar o próximo capítulo dessa história porque realmente fiquei curiosa do que vem a seguir.

Hwang Haru 28/01/2022

Delírio com Imperfeitos e um toque de Divergente
Eu gostei bastante, principalmente do final foi uma boa leitura, distopia bem delírio sabe ela falando que não pode se relacionar com ele e tals por causa q é errado AKAKAKAKAKA

E imperfeitos por causa que tem várias restrições lá que eles tem que seguir por que se não é defeito no genoma.

Enfim romance bem clichezinho mesmo vale a pena ler ? tô doida pro 2 livro

gabi 22/01/2022

MUITO BOM.
o livro é incrível. a história me prendeu desde o começo e mesmo quando parava de ler, ficava pensando no livro e nos seus personagens.
gostei muito e agora vou ir no instagram da editora pedirem pra publicarem a continuação em português. o final me surpreendeu bastante. enfim, adorei!

Nicky.araujo 18/01/2022

Ameiiii
Eu li super rápido e amei demaiiis. Queria a continuação mas pelo que vi ainda não tem em português....

Maisa.Moreira 11/01/2022

Esse livro é bom, só faltou a continuação.
Ficou várias pontas soltas, fiquei tipo???? A história tem um plot bom, masss

Lívia 10/01/2022

MLV 2022 - 1ª missão
Dahlia 16 é uma estudante do Departamento de Força de Trabalho e faz parte do setor de agricultura. Tudo que ela faz é o já pré-estabelecido pela Administração e não há motivos para perguntas. Pelo menos até então...

Nessa versão distópica temos um mundo dividido em cidades isoladas. Não é possível sair de uma para outra. É claro que há acordos diplomáticos entre os "chefões" e todo mundo sabe que há portões, o que os leva a presumir que há algo além deles, mas ninguém realmente se dá ao trabalho de pensar a respeito. Todos estão ocupados fazendo suas tarefas e almejando se formar no ano 18 para ir trabalhar em um nível mais alto.

Nesse futuro as pessoas são concebidas em laboratórios e toda a concepção natural da coisa é descrito como sujo, obsoleto e perigoso, uma vez que a gestação biologicamente natural é passível de doenças congênitas, abortos etc. Assim, as pessoas são criadas em laboratórios especificamente para um fim e em grandes quantidades através de clonagem.

"Fomos feitos pelos geneticistas – cientistas do Departamento de Especialistas, que sabem como montar o DNA humano como um pedreiro monta prédios, juntando cuidadosamente os componentes necessários até que o resultado tenha a forma e a função desejadas."

Existem 5 mil garotas idênticas à Dahlia 16 e todas foram criadas para a seção de agricultura hidropônica. E assim a vida segue na cidade, pessoas sendo fabricadas em "remersas" para servir ao bem maior: o pleno funcionamento da cidade.

Dahlia 16 estava certa de seu destino e gostava dele, até que fica presa no elevador com Trigger 17, um cadete do Departamento das Forças Especiais, encarregado da segurança. Pessoas de departamentos são proibidas de conversar, exceto o estritamente necessário. Mas durante o tempo que os dois permanecem presos com as câmeras desligadas eles não apenas conversam, mas selam seu destino para sempre.

Toda vez que um grupo de pessoas é fabricado entende-se que são todas perfeitas para determinada função, e se, por acaso, for encontrado algum defeito em pelo menos uma dessas pessoas, todo o "lote" deve ser recolhido, ou seja, submetido à eutanásia. Basicamente a sociedade se sustenta na perfeição, e se seu genoma não atende esse critério, deve ser exterminado para não prejudicar aqueles que atendem.

Descobrimos que Dahlia 16 é "defeituosa" e ela e Trigger 17 embarcam em uma corrida frenética para fugirem da cidade sem ser pegos. Nesse meio, vemos que nem tudo que Dahlia 16 acreditava era real. Além da cidade em que vive, existe um mundo completamente diferente do seu. Um mundo em que existem famílias, indivíduos únicos e não lotes de cinco mil pessoas com o mesmo rosto e aptidões.

O final do livro abre brechas para pensar em muita coisa, já que no começo imaginamos que o mundo inteiro é do jeito da cidade de Dahlia, mas agora descobrimos que não. Quando Dahlia e Trigger enfim conseguem fugir da cidade e vão para outra (onde pretendem escapar para floresta), eles veem que enquanto existem pessoas se divertindo em festas de aniversários (Dahlia nem mesmo entende o conceito de festa), há colegas trabalhando nas ruas de madrugada, limpando vitrines e gramados, o que nos faz acreditar que a cidade de Dahlia na verdade tem sido um grande criatório de funcionários, pessoas criadas geneticamente apenas para um propósito: servir para a elite, e não servir para o bem comum como a protagonista imaginava.

Enfim, eu já imaginava que ia gostar antes mesmo de ler. Adoro livros com essa pegada distópica e misturando com romance vira um prato cheio, A história em si é bacana e o desenvolvimento também. O final te faz querer saber mais e te instiga a pensar e procurar sentido nas grandes revelações. Eu só não aprovei 100% a escrita da autora; não sei explicar a sensação que tive, mas é como se fosse muito direta e "seca", e apesar de entender que a cabeça da protagonista estava cheia de dúvidas, tinha momentos que era um parágrafo inteiro só com a Dahlia se perguntando umas 30 coisas e nada de respostas. Eu estava muito curiosa em saber mais do mundo em que ela vive, as coisas que ela já conhecia, mas eu tive a impressão de receber poucas dessas informações. Minha única ressalva foi essa, de resto muito bom!! Já quero a continuação :)
Dolores 11/01/2022minha estante
eu tô chocada

Lívia 11/01/2022minha estante
coisa de doido! indico

Josy de Paulo 09/01/2022

Na hora que eu pensei que ia explicar o que estava acontecendo, o livro acabou e não entendi nada.
Enquanto estava lendo só conseguia pensar em Delírio e Divergente.
Hwang Haru 27/01/2022minha estante
EU PENSEI MUITO EM DELÍRIO MUITO MUITO MSM

Andy 09/01/2022

De volta as origens
Lendo esse livro me lembrei da garota de 14 anos que tinha acabado de conhecer o universo da literatura distópica e estava sem dúvidas fascinada.
Ler esse livro me trouxe uma sensação de nostalgia muito boa.
A história é emocionante, principalmente nos momentos finais, no começo é um pouco cansativa e o pudor da portagonista chega a irritar em certos momentos, mas de fato não posso negar que é compreensível.
Achei interessante como a autora retratou os acontecimentos, mas principalmente em como ela retratou a reação da protagonista em cada um deles.
Eu particularmente achei uma história bem pé no chão, ao passo que, mesmo com tantas dúvidas e questionamentos a Dahlia ainda assim não deixa de pensar da forma que foi programada para pensar. Acho esse um grande acerto da história que mostra como ela ainda está imersa no mundo de ilusões no qual foi criada e que mesmo após tantas descobertas ainda tende a preservar o mínimo que seja da sua criação, pois o contrário seria ceitar de fato que sua vida inteira foi uma mentira.
E cá para nós, quem no lugar dela fatia diferente?!
Esse conflito entre quem ela é e quem ela deveria ser é muito bom.
Por fim, só fico triste em saber que não é um livro único como pensei que era ao comprar, mas na verdade uma série de livros, não que eu não sinta vontade de ler os outros, mas infelizmente não há "outros" ao menos não ainda, o único que encontrei está em inglês e acredito ser o segundo da série, mas nem sinal do terceiro.
Gostaria de continuar lendo e saber o que vai acontecer daqui por diante.
Espero ansiosamente que consiga ainda esse ano.

Bella 05/01/2022

Frustrante
Infelizmente esse livro me decepcionou, eu tinha altas expectativas depois de ler a sinopse, mas essas expectativas não foram atingidas nem de longe. A primeira metade do livro eu achei lenta e não me prendeu, já na segunda metade teve mais ação e por isso prendeu a minha atenção. Porém pra mim o mais decepcionante foi o final, para mim ficou incompleto.

duda :) 04/01/2022

dezesseis
O livro apresenta uma cidade onde clones são gerados para serem treinados em várias áreas de trabalho como defesa, agricultura, vestimentas e entre outras, sendo treinados até seus 18 anos e então poderão ingressar como adultos e viver na área residencial, aplicando seus conhecimentos adquiridos nos anos de treinamento para a glória da cidade.

Nossa protagonista é dahlia 16 que faz treinamento em agricultura, tudo muda quando ela acaba ficando presa em um elevador com um garoto da área de defesa, trigger 17. Indo contra os regulamentos de confraternizar/conversar com membros de outras áreas de trabalho, dahlia percebe que seu gene é defeituoso e que isso pode levar ao seu recolhimento (morte) e a de suas 4.999 irmãs clones geradas pelos geneticistas da cidade.

O livro em si me lembra bastante divergente, e no início esse clichê de ser diferente das outras garotas me irritou um pouco mas valeu a pena continuar lendo porque essa sociedade que a autora criou é sensacional.

A história realmente fica boa de ler da metade para o final quando tudo começa a fazer sentido, mesmo assim esse universo utópico me prendeu até a ultima página e deixou um final supreendente. Espero realmente uma continuação.

Gabi 02/01/2022

Gente, que distopia boa. Me prendeu desde o início, me senti angustiada com a forma que Dahlia foi criada e ensinada a pensar, teve uma trama bem desenvolvida, na qual me surpreendi bastante. Gostaria de ver a continuação do Brasil