História da Filosofia - Vol. I

História da Filosofia - Vol. I Giovanni Reale...

Resenhas - História da Filosofia - Vol. I

Inlectus 13/07/2016

Bom mesmo.
Riquíssimo.

George Facundo 25/06/2010

Filosofia para Acadêmicos
Sou, definitivamente, um estudante de filosofia frustrado. E vou dizer por que.

Sempre gostei de literatura, principalmente os romances e as biografias. Nunca fui muito chegado a livros de estudos sistemáticos. Foi exatamente isso que me (desculpem o termo) "ferrou" quando me aventurei em cursar teologia e filosofia.

Só conhecia a teologia e a filosofia através de citação na literatura. Quando entrei nesses cursos e passei a lidar diretamente com textos filosóficos e teológicos meu mundo veio abaixo uma vez que boa parte dos tratados filosóficos(talvez devido a minha limitada capacidade na "massa cinzenta") serem para mim incompreensíveis.

Principalmente para quem não tinha a mínima noção das infinidades correntes filosoficas no decorrer da história.

Na medida do possível, esse História da Filosofia vol. 1 me ajudou pelo menos a mapear um pouco o que se produziu em filosofia até fim da idade média. E pretendo parar por ai e não vou comprar o volume 2 ou 3.

Mas se você é um acadêmico de filosofia que adora o que estuda, certamente vai estar adquirindo um livro muito bom, pois os autores mergulham fundo em cada filosofo, esmigalhando tudo e mais um pouco. A linguagem também não é obscura. Então vale à pena e é quase obrigação essa coleção de 3 volumes estar na estante de qualquer estudante de filosofia.

Mas para você, que assim como eu, acha que no mundo têm clássicos demais de literatura para ler antes de "bater as botas", mas quer se situar um pouco nos princípios elementares dos principais filósofos, o Mundo de Sofia dá para o gasto!

Portanto Boa Leitura! Ou não...
Silas 28/04/2019minha estante
Na literatura da filosofia os textos geralmente são mais complexos porque envolvem a explicação de ideias e conceitos complexos, por isso é normal para qualquer um que seja difícil. É uma literatura que requer que a gente frequentemente pare pra pensar e refletir durante a leitura, e muitas vezes reler até compreender. Com isso você também vai treinando o cérebro para melhorar a capacidade de ler e compreender textos mais difíceis.

Leostuepp 12/04/2010

O mesmo da primeira parte da resenha da História da Filosofia Vol I, com o complemento
......................................................................
Ainda soberbo ....
Dentre inúmeros temas, ressalto na décima parte:o desenvolvimento da física no século XX ... Einstein e as teorias da relatividade .... a biologia depois de Darwin.
Com certeza, quem chegou até ao final destes três volumes, ou ficou meio doido, ou se perdeu em muitos momentos (eu me perdi muito) ou começou a ver a formação da cultura dos povos, a revolução das religões, o nascimento das ciências, com outros olhos.

Leostuepp 12/04/2010

A mais completa que tenho
Esta coleção sobre a História da Filosofia dos autores Giovanni Reale e Dario Antiseri, publicadas pela Edições Paulinas, é a mais completa que eu tenho.
Ela é soberba, composta de três volumes: este primeiro apresenta a História da Filosofia da Antiguidade e Idade Média.
Conforme o Prefácio da obra: "...esta história do pensamento filosófico e científico pretende atingir pelo menos três níveis além do simples "o que" disseram os filósofos, ou seja, o nível que os antigos chamavam de doxográfico (nível de coleta de opiniões), buscando explicar "por que" os filósofos disseram o que disseram e, ademais, dar um adequado entendimento de "como" o disseram e, finalmente, indagando alguns dos "efeitos" provocados pelas teorias filosóficas e científicas.
Para nós formados na cultura européia, devedora ao pensamento grego, é de suma importância saber as origens Gregas deste nosso pensamento Ocidental.

"É a inteligência que vê, é a inteligência que escuta - todo o resto é surdo e cego"
Epicarmo