O Judeu

O Judeu Camilo Castelo Branco

Resenhas - O Judeu

Solfieri 05/04/2017

Uma leitura assaz agradável, em que pese o estilo arcaico da escrita e alguns erros de tipografia provavelmente oriundos do OCR. Mas a história é tão cativante que essas imperfeições, no conjunto da obra, ressaltam como meros detalhes.

Eu mal ouvira falar de Antônio José da Silva a não ser como um dos exemplos (quiçá o exemplo paradigmático) da desumanidade da Inquisição. Mas encontrar a sua história completa, desde a tenra infância, desde aliás a própria história dos seus pais e sogros, é um achado valioso. E o fato de o livro ser uma biografia romanceada acrescenta força à história e nos permite contemplar os abismos da miséria humana, da tragédia que não admite coletivizações apressadas.

Sim, o Judeu foi injustamente queimado pelo Santo Ofício na primeira metade do século XVIII. Mas não é exato dizer que ele foi vítima da intolerância religiosa dos discípulos de São Domingos, como o Camilo Castelo Branco fecha o seu livro. A história é mais complexa, mais humana e mais verossímil do que isso. Essas páginas guardam um trama precioso, por cujos meandros vale muito a pena se aventurar.