Os Diários de Alfred Rosenberg 1934 - 1944

Frank Bajohr

Resenhas - Os Diários de Alfred Rosenberg, 1934 - 1944

Adiel.Guimaraes 06/04/2021

Nunca mais!!!
Como muitos informes apontam, apesar de os assim chamados Estados democráticos, amistosos aos judeus, terem derramado lágrimas pela ?miséria judaica? na Alemanha, não se divulgaram quaisquer proposições mais enérgicas.

Jonas 28/10/2018

Os Diários de Alfred Rosenberg
Este livro apresenta uma série de detalhes de como as principais coisas se desencadearam no terceiro Reich na perspectiva de Rosenberg. Deve ser lido não como uma visão fidedigna dos fatos mas sim sobre o ponto de vista do seu escritor. Ao contrário do que é muito dito, Rosenberg sempre fez questão de apontar que a politica no leste foi equivocada, em particular em relação aos ucranianos. Me parece que Rosenberg nunca concordou com isso, até mesmo argumentou isso contra Hitler. Enfim, é mais um livro que serve para ter uma real versão do que de fato ocorreu, fugindo muito da versão imposta pelos vencedores.

Leninha Sempre Romântica 06/12/2017

De tudo o que se lê sobre a segunda guerra mundial e nazismo, sempre sobram lacunas ou opiniões diversas. Mas quando se trata de textos escritos a próprio punho por um membro ativo, idealizador e tão importante para a história como Alfred Rosemberg, isso já não mais existe. O livro dos autores Jurgen Matthãus e Frank Bajouhr, é uma coletânea integral de diários do maior pensador nazista. O cérebro por trás do Holocausto.

Rosemberg foi um dos fundadores do partido nazista. Principal teórico e um dos braços fortes de Hitler. Considerado por muitos como o pai do nacional-socialismo. Foi ministro do Reich, incentivador do genocídio, ordenou milhares de execuções e lutava pela solução final – execução total dos judeus na Europa.

Fazia parte do círculo mais próximo de Hitler e do núcleo rígido do jornal do partido nazista. Escrevia e editava periódicos nacional-socialistas. Lançou em 1930 sua obra intitulada “Der Mythos Des 20” (O Mito do Século 20) o que lhe rendeu a fama de “spiritus rector” da ideologia nazista. Foi o grande especialista do partido em política externa.

Hitler, para Rosemberg, era um herói. Nutria por ele uma devoção inabalável. Uma fixação em servir da melhor forma possível a seu “Fürrer”.
Manteve o hábito de escrever seus pensamentos e guarda-los. Relatou pensamentos, acontecimentos, desavenças e tudo o que se passava no seu dia a dia. Cultivou a auto-imanem de precursor coerente da revolução nazista. O principal pensador e teórico do partido.

Seus escritos estavam desaparecidos desde o julgamento de Nuremberg, quando Rosemberg foi condenado à morte por crimes de guerra em 1946. E agora foram organizados, resenhados e lançados mundialmente nesse maravilhoso livro de capa dura, produção impecável com 660 páginas. Referências, notas e fotos completam essa edição, que para quem se interessa pela história da segunda guerra, torna-se indispensável ter na biblioteca.

Lendo estes diários desenvolve-se, quase que naturalmente, um senso crítico mais aguçado sobre sistemas políticos e como um movimento autoritário e assassino pode surgir através de ideologias fanáticas e com embasamentos ilusórios. Saber o que um “pensador” pensa, entrando na sua psique e vendo o mundo com seus olhos, nos dá uma boa noção do que o fanatismo e a loucura podem fazer com o mundo. A frieza e o instinto assassino de Rosemberg é de assustar. E tudo está descrito em seus textos.

Para historiadores, pesquisadores, políticos e para amantes do conhecimento histórico. Os Diários de Rosemberg é um livro único e altamente recomendável.

site: http://www.sempreromantica.com.br/2017/12/os-diarios-de-alfred-rosenberg-jurgen.html
cris.leal 06/12/2017minha estante
Muito boa a sua resenha!

Amauri 04/09/2020minha estante
Obrigado pela sua resenha. Comprei o livro lendo um breve descritivo, que nem de perto descreve o que você fala sobre o livro. Só vou ler em 2021, pois minha meta deste ano já está estabelecida, mas por causa da suas resenha, vou ficar com vontade até lá....

Buda 08/01/2021minha estante
Agora eu quero ler, eu tenho outro livro a respeito, O Diário do Diabo de Robert K. Wittman.
Mas esse parece melhor