O Vespeiro

O Vespeiro Kenneth Oppel




Resenhas - O Vespeiro


17 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lais544 28/01/2021

Real ou irreal?
Uma história com conflitos e questionamentos bem reais e que às vezes nos pegamos pensando sobre. A trama apresenta diversas metáforas e boas mensagens, com um personagem principal envolvente a história nos prende até o fim, com perguntas do que é real ou irreal.
comentários(0)comente



Pepino Inigualável 18/09/2023

O Vespeiro
Resumidamente, o livro fala sobre Steven, um garoto, uma criança, talvez um quase-adolescente que tem uma família encantadora com seus pais e sua irmã, porém, o seu recém-nascido irmãozinho Théo, é muito doente e Steve vê que isso entristece muito a sua mãe e o seu pai, então em uma certa noite Steve sonha com um anjo que promete ajudar sua família e seu irmão, mas nem tudo é o que aparenta e Steve vai perceber que suas palavras tem um peso ainda maior do que pode aguentar.
Confesso que gostei do livro, é bem curtinho e a história chega a ser bem intrigante, o fato de Steve já ter problemas psicológicos torna ele meio duvidoso ao longo da trama e nos faz pensar que tudo aquilo possa ser apenas uma alucinação, o que torna a vontade de terminar o livro ainda maior, li esse livro porque é um thriller que achei na biblioteca da escola e desde A Paciente Silenciosa venho procurando por emoções parecidas, porém embora esse livro seja bom, eu realmente não gostei do final e esperava muito mais, assim como Carmilla parece que o autor terminou o livro correndo tudo, talvez seja só uma impressão minha, mas foi isso que me fez tirar 2 estrelas deste livro.
comentários(0)comente



Dilalilac 13/12/2021

Tem algumas leituras que não ficam na gente
É estranho como O Vespeiro foi uma boa leitura, com boas frases e boas cenas, talvez por ter lido ele depois de O Mistério dos Cavalos Alados, que foi um realismo mágico que favoritei, a memória que fiz dele acabou sendo meio apagada.
O ruim de ler livros ótimos é que os livros bons não são tão bons assim.
Minha única ressalva, e ainda muito pouco afetada, é sobre o final. Eu não sei bem o que esperava dele, mas acho que esperei algo além dele. Um livro é o que é, não o que esperamos.
comentários(0)comente



Fer Kaczynski 18/10/2017

Nosso protagonista é Steve, que enfrenta uma difícil tarefa de proteger seu irmão a todo momento. Uma criança que acabou de nascer e tem sua saúde bastante frágil.

Steve tem um sonho com uma vespa rainha, então começa a mudar a fantasia para a realidade, a ponto de não saber quando está sonhando. As propostas feitas pela vespa colocam nosso protagonista em um beco do qual há muito mistério.


site: https://dailyofbooks.blogspot.com.br/2017/10/resenha-o-vespeiro-kenneth-oppel.html
comentários(0)comente



von Schweetz 10/10/2018

O vespeiro
Esse livro me encantou, me prendeu de uma forma que eu não sei como explicar, há um mistério, um suspense um terror, é o livro perfeito
comentários(0)comente



secretslibrary 10/05/2022

Sinceramente foi minha primeira experiencia lendo um thriller psicologico e agradeço pela leitura ser bem fácil e fluida! De acordo com a leitura fui ficando cada vez mais interessada em Steve, alias gostei muito da forma como ele se expressava, principalmente a forma como retratava a forma q lidava com a realidade a sua volta e o TOC, o Sr. Ninguem e Nicole foram personagens que apareceram em poucos cortes e me deixaram com bastante curiosidade acerca de sua historia, acredito que adoraria ler um spin off destes dois, no mais, gostei muito tambem da forma realista que tratou as dificuldades que é lidar com uma criança debilitada e a forma como afeta a sua familia, ate mesmo os pensamentos "egoistas" que se geram por lidar com frustracoes/desafios diarios, sinto que essa leitura foi uma otima abertura para esse genero literario!
comentários(0)comente



etoiletitia 14/02/2023

Escrito e narrado com maestria
Tentando acompanhar minha mãe em uma leitura que ela não soube interpretar, eu comecei a ler esse livro pois ela não é muito de ler e me empolguei com a ideia d'a gente poder conversar sobre essa leitura.
E como tem coisa pra se conversar sobre! Esse livro é incrível para confundir a cabeça do leitor. Steve é um ótimo narrador. Tem uma mente infantil, assustada e fértil. O fato dele ter outros problemas psicológicos só ajuda a fomentar a ideia de narrador-não-confiável.
Talvez tudo aquilo aconteceu, talvez não. A escrita tem uma maestria de não enrolar em nada, escrever só o básico. Foi enxuta sem deixar de passar todas informações necessárias.

Para mim, ele foi acima da média e terminei em uma noite.
comentários(0)comente



Fernanda 15/08/2017

O vespeiro
Resenha no blog:
http://www.segredosemlivros.com/2017/08/resenha-o-vespeiro-kenneth-oppel-galera.html

site: http://www.segredosemlivros.com/2017/08/resenha-o-vespeiro-kenneth-oppel-galera.html
comentários(0)comente



Driely Meira 22/08/2017

Impressionante!
Eu não sabia como explicar aquilo para meus pais [...] Ele parecia um pesadelo. – página 67

Há algo de errado com o irmãozinho de Steve. O bebê não é como os outros bebês, e seus pais estão sempre levando a criança para o hospital e voltando ainda mais tristes e preocupados. Ele sabe que o recém-nascido está lutando para sobreviver, e também sabe que os pais precisam dar muita atenção ao menino... Mas eles já deveriam ter dado cabo naquele vespeiro!

Após ser picado por uma vespa e descobrir ser alérgico a elas, Steve começa a ter sonhos estranhos. Ele sonha com uma rainha vespa e um bebê sendo criado a partir de lascas de madeira e saliva de vespa. E o pior é que a tal rainha consegue se comunicar com ele e oferece soluções para seus problemas. Ele poderia poupar os pais de suas preocupações e tudo seria perfeito! Só que.... Será que aquilo tudo era mesmo um sonho?

Eu não sabia o que esperar deste livro, de verdade. Tinha lido uma resenha no blog Segredos em livros e a Fernanda conseguiu me deixar um pouco curiosa, mas, ainda assim, eu não sabia bem o que encontraria aqui. Tinha medo de que fosse um thriller psicológico forte...haha’ mas, felizmente para mim, não foi bem assim. Como vocês podem perceber, o livro é curtinho (240 páginas), então não é algo mega desenvolvido e cheio de acontecimentos e reviravoltas. Mas o que o autor nos trouxe aqui serviu para me deixar desperta e muito atenta à história.

Tentei deixa-lo a salvo e bem fechado sob mim, e mantive os braços e pernas dobrados com força para que nada pudesse alcança-lo. Era como se ele estivesse debaixo do cobertor na cama, e o chão se abrisse, então ele escorregaria para dentro, o chão se fecharia sobre ele e nada poderia alcança-lo. Ele estava a salvo. – página 209

É difícil saber se o Steve está alucinando e imaginando coisas, ou se aquilo realmente está acontecendo e ninguém mais quer ver. E é possível perceber que desde o nascimento do bebê, os pais só têm olhos para ele, o que significa que tudo o que sai da boca de Steve só os deixa irritados. Afinal, o menino estava falando sobre vespas rainhas enquanto seu irmãozinho lutava pela vida! Simpatizei com Steve já nas primeiras páginas, e não só por ele ser um menino solitário com um comportamento difícil... Ele é simplesmente um personagem que a gente não consegue não gostar.

Achei esse livro muito interessante. A maneira como o autor conta a história, unida com as ilustrações de Jon Klassen deixaram a história com um clima de suspense e uma tensão impressionantes, que eu realmente não esperava. E a edição ficou linda demais, as introduções dos capítulos continham desenhos de vespas e, mais uma vez, as ilustrações! Galera simplesmente arrasou!

O final me deixou de queixo caído, eu tinha duas teorias a respeito dele, e não acertei...haha’ fiquei feliz por isso. O vespeiro é uma leitura tranquila (um pouco tensa, vai) e com uma mensagem muito importante por trás de sua história. Gostei muito, e estou satisfeita por tê-lo lido. E ainda acho essa capa linda!

Não tinha certeza se aquelas vespas eram as mesmas do meu sonho, mas queria que elas saíssem da minha casa e dos meus sonhos. O vespeiro precisava cair. – página 93

site: http://shakedepalavras.blogspot.com.br
comentários(0)comente



Anne - @literatura.estrangeira 20/10/2017

O Vespeiro é um livro infantil, mas que pode ser livro por leitores de todas as idades, narrado por um garotinho chamado Steve. Depois que seu irmãozinho nasce com problemas de saúde e seus pais passam a viver em função dele, Steve desenvolve TOC. Mas apesar da pouca atenção que seus pais lhe dão (não é por mal, o bebê tem que ir quase todo dia ao hospital), ele não reclama e entende que seu irmãozinho precisa mais deles do que ele.

Enquanto tenta viver à sombra do medo, tristeza e preocupação, Steve se depara com uma figura um tanto inusitada. A princípio ele acha se tratar de um anjo, mas logo percebe que é uma Vespa Gigante. Essa Vespa oferece à ele a cura do problema do bebê Theo.

Repleto de metáforas, a história de O Vespeiro vai se desenvolvendo de forma rápida e inusitada enquanto torcemos para a felicidade da família. É um livro que emociona do leitor criança ao adulto, abordando o convívio de uma família que tenta fazer o melhor que pode para superar os desafios em meio à ilustrações maravilhosas. Ele trás uma mensagem belíssima sobre qual caminho tomarmos e suas consequências.

O Vespeiro possui uma leve semelhança com o livro O Chamado do Monstro/Sete Minutos Depois da Meia-Noite. Embora não seja tão profundo e não tenha um enredo tão poético, é fácil comparar alguns elementos sombrios dos dois livros em relação à doença e a tristeza.

"Não tinha certeza se aquelas vespas eram as mesmas do meu sonho, mas queria que elas saíssem da minha casa e dos meus sonhos. O vespeiro precisava cair."

A fonte do livro tem um afastamento e tamanho maior que o normal, então dá pra ler o livro bem rapidinho. A escrita é bem fluida, pois ele também foi pensado nos leitores mais jovens e a mensagem final é linda. Recomendo a leitura para todo tipo de leitor.

site: http://www.literaturaestrangeira.com.br/2017/09/resenha-o-vespeiro-por-kenneth-oppel.html
comentários(0)comente



skuser02844 23/01/2019

O Vespeiro | Yelloobow by Luneta Literária
Em pleno verão, Steve teve uma surpresa. Além de se preocupar com sua ansiedade e davaneios, seu irmãozinho nasceu. O pequeno Théo nasceu com uma doença e agora luta entre a vida e a morte.

Com o sofrimento passeando pelos cômodos da casa, os seus pais passam a dar mais atenção a Théo. Com a situação cada vez mais intensa, Steve quer que esse sofrimento acabe, ele diria sim a qualquer coisa. Durante um sonho de verão, recebe uma visita inesperada: uma vespa-rainha.

Apesar de ser um livro infantil, O Vespeiro nos mostra uma inocência frágil e abalada. Steve só quer que seu irmãozinho melhore e que a felicidade habite sua casa. A vespa pode até realizar seu desejo, mas ao aceitá-la, sua vida poderá correr risco.

Kenneth cria um suspense sutil, que ao chegar no finalmente, não deixa a desejar. Focando sempre na perfeição, o autor abre os olhos de seus leitores para quem deseja alcançá-la.

Com a leitura rápida, só tenho a elogiar a escrita do autor que não perde tempo em rodeios, sendo objetivo no que pretendia, mostrar e abordar. #dica Uma ótima leitura para quem deseja sair da ressaca literária ou dar um tempo em livros com grande quantidade de páginas.

site: https://www.lunetaliteraria.com/2019/01/o-vespeiro-resenha.html
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Larissa 20/07/2020

A história é perturbadora, mas o livro é bom. Gostei da escrita.
comentários(0)comente



@wesleisalgado 14/02/2021

Eu estive morto por 25 segundos
Steve, tem uma irmã chamada Nicole e um irmão bem pequeno chamado Théo com uma condição de saúde frágil. Um dia Steve sonha que está dentro do vespeiro que espreita uma das janelas de sua casa, e lá , conhece a Vespa rainha, a qual diz que pode consertar o seu irmãozinho, desde que Steve faça um trato com ela.
É uma fábula infantojuvenil com ares sombrios, parece saída direto da cabeça de Tim Burton, fiquei imaginando a história toda com os personagens em stop motion de A noiva-cadáver e O estranho mundo de Jack.
Coragem é sentimento que define a história, seja o voltar atrás após uma escolha errada, o enfrentar o desconhecido, atender uma ligação em um telefone de brinquedo do Senhor Ninguém ou morrer por 25 segundos pelo amor fraternal !
Recomendo
PS: As ilustrações são do animador de Coraline e o mundo secreto.
comentários(0)comente



17 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR