Corpo de baile

Corpo de baile João Guimarães Rosa

Resenhas - O recado do morro

Thais.Carvalho 21/11/2023

Cinco homens realizam uma travessia no sertão de Minas Gerais. As conversas são interessantes e as palavras muitas vezes difíceis de entender, para mim.

ana 24/01/2022

só pelo vestibular mesmo, não foi uma leitura prazerosa, li com 0 fluidez por conta dos neologismos, linguajar regional e as várias camadas do livro. exige muita interpretação e bagagem, porque o guimarães gosta de umas referências ne jesus

iaranns 19/01/2022

Achei o livro meio chato sinceramente, mas admito que Guimarães Rosa é um homem genial. O fato de eu achar chato não quer dizer que a história deixa de ser interessante, mas apenas que a linguagem difícil de entender desse livro não prendeu muito meu insteresse.

vênus 19/01/2022

Li esse conto para um vestibular, e acredito que estudar a obra e o autor teve um efeito mais impactante em mim do que lê-la em si.

De fato, João Guimarães Rosa é um clássico da Literatura Brasileira e todo esse renome tem sim fundamento. O autor utiliza uma linguagem inovadora para a época e traz o melhor de seus antecessores em uma síntese que transformou a maneira de fazer o regionalismo literário, o que reverbera na nossa sociedade até hoje.

Apesar disso tudo, eu achei "O Recado do Morro" chato e difícil (falei tô' leve kkkkkkk). Gosto de escolher os livros que vou ler no meu tempo, então infelizmente acabo me decepcionando muitas vezes com as leituras escolares obrigatórias. Acontece.

Enfim, foi, sim, uma leitura relevante (mesmo que eu não tenha gostado taaanto assim) e eu ainda vou separar um tempo para ler Grande Sertão Veredas ao longo da minha vida.

"O Recado do Morro" trouxe novidades literárias muito interessantes, mas não me prendeu mesmo (quase me fez desistir por não entender minha própria língua :'D ). Espero acertar as questões se essa obra for cobrada na prova, boa sorte para mim!

Nikole15 10/01/2022

Li o livro por ser obra do vestibular, mas confesso que não entendi absolutamente nada. Acredito que não tenho a bagagem para entender essa complexa leitura. Com certeza não é um livro que recomendaria para jovens leitores. Apesar da difícil compreensão, a história é simples e apresenta um suspense formidável.

Nicole 15/07/2021

Instigante
Uma novela com várias camadas e a linguagem própria de Guimarães Rosa. Tive que ler duas vezes e procurar textos de apoio para compreender melhor, mas consegui apreciar a narrativa, que causa suspense até o fim: o que será que o morro tanto tenta avisar e será possível evitar a tragédia a tempo?

Lívia 12/07/2021

Dificuldades
Durante todo livro tive dificuldades para entender e me situar na historia, mas sabia, no geral, o que estava acontecendo. No fim achei uma história bem construida, apesar de achar, que preciso de uma bagagem melhor para entender um pouco mais da história.

Sâmua 29/03/2021

Leitura complexa...
Tive que ler para um estudo e tive dificuldade em me situar e entender a maior parte da história.
Não culpo o livro...Guimarães Rosa tem essa característica de usar muitos neologismos e regionalismos além da linguagem mais antiga...ou seja, isso torna o livro de difícil compreensão...não recomendaria para leitores mais novos.

Mari 27/03/2021

Leitura tensa
A historia, no geral é bem simples. Porém eu, particularmente acho a leitira de Guimarães Rosa muito difícil, mesmo com a leitira guiada, essa obra foi bem maia dificil que a anterior.

Mas para quem quer conhecer o sertanejo raiz, vale a tentativa

Bia Torrezam 03/02/2021

Esse livro parece pirado e a cada página você se convence mais disso, mas o final faz tudo valer a pena

Hélio Rosa 19/07/2010

réquiem para Matraga
Quando li Corpo de Baile pela primeira vez, não tive muita certeza de que estava lendo algo original, tamanha a força das citações, que pervazam a obra. Era tudo muito Dante, Shakespeare, Borges, Goëthe, Platão...

Aos poucos, contudo, relendo devagarzinho, e repensando as passagens mais turvas, percebi a força da novidade que as páginas me diziam, e que Augusto Matraga não estava só no sertão rosiano.

Personagens como Miguilim, Tio Terez, o Gorgulho, o Chefe Zequiel, Doralda, Pedro Orósio, Manuelzão, o Urugem, tanta força contida em tipos tão simples, tão colados à realidade local, mas repletos de uma humanidade abissal, e portadores de uma fala que os transcende, e nos recoloca a repensar as grandes correntes e os grandes narradores da literatura universal.