Volto ao Anoitecer

Volto ao Anoitecer Aharon Appelfeld

Resenhas - Volto ao Anoitecer

Sofia136 23/06/2023

#26 resenha
Livro legal, só não gostei muito do final, achei ele muito aberto e gostaria que fosse mais concreto.

booksbyana 01/05/2024

É uma história muito linda e comovente, dois garotos que são deixados por suas famílias em uma floresta com a esperança de escapar da segunda guerra mundial, de tal forma proteger seus filhos.
É triste tudo que eles tiveram que enfrentar, o medo, a fome, o frio, mas foi incrível como lidaram com toda a situação. É admirável a fé em Deus que eles possuem, isso lhe trouxe forças a não desistir por mais das dificuldades.

Lala 20/09/2020

Meh
Eu esperava uma história bonita,bem escrita, emocionante e acabei encontrando uma história realmente paia, sem sal e de escrita mediana. O livro não é ruim, ele é apenas razoável e esquecível, um livro que é até ok, mas não tem paixão e nem força, não se faz presente e nem envolve o leitor, um livro que é perfeitamente descrito pela expressão meh

(Ah é e que final abrupto e insosso foi aquele?)

Paulascrap 08/10/2022

surpreendente!..
" ..Não vamos poder ficar assitindo. Temos que ajudar os fugitivos!!!..."

📌📖 Durante a segunda guerra o autor junto com seu pai foi enviado a um campo de concentração nazista, de onde fugiu sem ele, e do mesmo modo que os dois heróis desse livro escondeu-se durante três anos, na Floresta, até se juntar ao Exército Vermelho. Depois da Guerra foi levado a um campo de refigiados e de lá imigrou para Palestina.

📌📖 De forma juvenil e poética o autor apresenta uma releitura de João e Maria, na qual sua mãe o retira do gueto e o deixa na floresta enquanto volta para resgatar seus avós, mas acaba embarcando com eles.

📌📖 Adam, Thomas e o caozinho Miro, montam um abrigo na copa das árvores, se refugiando de dia e à noite ajudam fugitivos feridos que passavam pelo abrigo, sempre perguntando sobre seus pais e sobre o avanço dos vermelhos.

📌📖 Durante todo período que se refugiam na floresta questionaram sobre a presença de Deus, se a ajuda que recebiam pelo caminho seriam anjos e se reencontrariam seus pais. Logo , uma terceira criança se juntou a eles, Mina estava muito machucada e a luta pela sobrevivência ficou mais díficil.

📌📖 Com o fim da Guerra sua mãe sai em busca de Adam, sendo recebida primeiramente por Miro, todos são levados a enfermaria do exército vermelho para que Mina se recuperasse,e inicia-se uma nova fase, uma dúvia alimenta sua angústia, também iria reencontrar seu pai e seus avós?

📌📖 A leitura é curta toda ilustrada, uma excelente fonte para abordar o tema com os pequenos leitores.

#voltoaoanoitecer #jovensleitores #aharonApplfeld #holocausto #segundaguerra

netuno 08/04/2022

Gostei.
Gostei bastante, não tinha ideia do que se tratava até começar a ler, fui pega de surpresa quando realmente entendi a história.

Chorei um pouco, achei um livro emocionante, apesar de não entender o que o autor quis passar com as mensagens filosóficas que saem da boca de dois meninos de nove anos.

Ester 02/03/2022

Li ele pra escola. Gostei muito, é um livro maravilhoso. Não tenho muito o que falar,mas é muito triste saber que várias famílias passaram por essa mesma situação.

imaduarda 31/10/2021

li para uma atividade escolar e não deixa de contar como lido ne? não faz meu tipo de leitura e apesar de que o final não foi dos melhores, a história fala de acontecimentos terríveis que devem ser tratados com a devida atenção

swiftiebookworm 23/10/2021

Adorei, e por mais que o livro trate de um tema tão pesado quanto a guerra, foi SUPER levinho de ler e a leitura é super fluida, mostrando a forma inocente como as crianças enxergam o mundo juntamente com umas reflexões mto bacanas! Só aconselho não ler esperando plot ou um desenvolvimento profundo, é basicamente o dia a dia de crianças se escondendo na floresta esperando suas mães

BeatrizY09 01/05/2024

Intrigante
Esse eu li a dois anos atrás e fui lembrar dele agora.
É uma história emocionante de esperança em uma época cruel e desafiadora a todos.

bely faquini 02/03/2024

É um livro poético que, retrata uma história que ocorre entre dois pequenos garotos de crenças distintas durante a segunda guerra. É terrível tudo o que eles tiveram de passar, mas incrível como lidaram como uma situação em que eu já teria enlouquecido

Ketelin 25/12/2023

Volto ao anoitecer
O livro é ok, foi uma leitura bem chatinha, mas pelo menos tirei 10 por conta desse livro, comparado com os outros livros q a escola deu pra mim ler, esse foi o melhor