Alien

Alien Christopher Golden

Resenhas - Alien

Julia.Miquelini 12/03/2023

O último
O último livro dessa saga alienígena! Extremamente envolvente, muito suspense e aquela sensação de estar vivendo realmente o momento.

Kamilla 03/05/2022

Muito bom!!
Mesmo sabendo o que aconteceria no final, devido ter assistido o filme, não tem como não se angustiar e torcer pra ter um final de diferente.
O livro te prende do início ao fim, acho até que esse foi melhor que o 1.
Muito bom!! 5 ????? e favoritado!

Jaque Moreira 16/06/2020

Emocionante
Agora com colônias humanas nesta lua LV426, toda a trama parece mais eletrizante e emocionante. Me fez agonizar de ansiedade por certos personagens, para que ficassem bem. Valeu a pena está incrível viagem!

Edson Camara 10/04/2020

FICÇÃO CIENTIFICA, AÇÃO E HORROR NO UNIVERSO ALIEN PARA DEIXAR QUALQUER UM ARREPIADO.
Se você assistiu a Aliens, o resgate, o segundo filme da franquia Alien, vai lembrar que quando Ripley acompanhada dos fuzileiros e de um representante da companhia chegaram ao planetoide LV426, já encontraram tudo destruído, sem nenhum ser humano, exceto Newt, a vista e a colonia infestada de xenomorfos.
Muito bem, este terceiro livro da trilogia Alien, conta exatamente o que aconteceu com os colonizadores do planeta e termina exatamente onde o filme começa, ou seja, explica tudo.
O livro inicia 53 anos dos acontecimentos de LV426 com uma cena com Ripley e Ash, familiar aos que assistiram ao primeiro filme de Alien, que explica o porque do xenomorfo ter aparecido a primeira vez, depois, durante o desenrolar do enredo outras cenas envolvendo Ripley, constantes do segundo filme aparecem, para rememorar pontos importantes para a sequencia do enredo.
53 anos passados da cena inicial, nos transportamos para LV426 e acompanhamos a vida de uma família em particular e alguns outros personagens importantes para a historia. Até o nascimento da Newt nós testemunhamos, desta forma o autor nos obriga a criar um laço emocional com este personagem marcante na trama.
Como os outros dois livros anteriores, este também vai evoluindo para a ação ininterrupta em um crescendo e evolvimento inacreditável. Cristopher Golden sabe contar uma história, e é mestre nas cenas de ação e horror. Os ataques dos xenomorfos são tão reais que dá aflição verdadeira quando suspeitamos que vão ocorrer e pegar um dos personagem de surpresa.
"A coisa lá dentro se jogou sobre ele, agarrou seu rosto e Russ tentou gritar. O som tornou-se um engasgo quando ele cambaleou, caindo sobre ela. Anne gritou o nome dele enquanto empurrava e puxava e arrastava-o para a plataforma. Só então viu as costas da pavorosa coisa em forma de aranha que se agarrara ao rosto dele. Está tudo bem, ele tinha dito. Mas não estava. E nunca mais estaria."
Da metade do livro em diante não dá pra largar mais, as cenas descritas nos consomem, cada personagem, com suas personalidades e problemas pessoais são brilhantemente administrados pelo autor, tudo acontece tão rápido que nos deixa sem respirar.
Em algum lugar na colônia, as criaturas tinham uma rainha que chegara à fase adulta e começara a produzir ovos numa velocidade impressionante, mais uma extraordinária amostra do imperativo biológico. Pelo pouco que já haviam descoberto, estava claro que aqueles xenomorfos eram os seres mais extraordinários que ele já tinha encontrado. Viviam para perpetuar a própria espécie e eram decididamente brutais no processo.
O final também não é ultra surpresa, até tem uma certa previsibilidade, mas até chegar lá, se segura porque as emoções são bem fortes.
Como Newt, a menininha de 6 anos conseguiu ser a única sobrevivente da colonia? Não vou te contar, você vai ter que ler o livro para descobrir.
Este terceiro volume fecha a trilogia com chave de ouro, só uma coisa me entristeceu, não haver um volume 4 para continuar a saga dos aliens. Mas o autor deixa algumas deixas que quem sabe alguém no futuro vai nos presentear.
Se você é fã de Alien, leia, se não é e ler, vai se tornar fã.

GreiceG 10/09/2020

Aqueronte
Achei a construção dos personagens e as conexões com o filme, bem construídas. A ação ficou para a parte final, mas isso não deixou a leitura monótona de maneira alguma.

JL Marcal 29/08/2023

Frenético
Achei esse livro muito frenético e me apeguei à Newt. Agora só me falta ver os filmes dessa franquia. Recomendo demais!!

Lucy Batista 16/01/2024minha estante
Eu só conheço a história através dos livros, assisti apenas prometheus e isso depois de ler os dois primeiros livros, e adoro essa saga

Michelle 09/12/2021

Gostei bastante desse livro, gostei bem mais do que dos dois primeiros, só fiquei meio chateada porque cronologicamente ele devia ser lido antes do segundo e se eu soubesse eu teria lido dessa forma.

MarteloMoraes 28/12/2017

Até a metade, o livro é bem arrastado, focado em desenvolver os personagens; após, esses personagens não dispõe da piedade do autor no que tange a sua sobrevivência, que é quando o livro torna-se interessante enfim. Talvez não tenha sido escrito com muita atenção, mas vale a pena a leitura.

TAYNA181 23/01/2023

Alien
Terceiro livro da série Alien é terror em estado puro! Enquanto Ellen Ripley hiberna no espaço, o planeta LV426 ? onde ela e a equipe da Nostromo encontraram o xenomorfo original ? é colonizado e rebatizado de Aqueronte. Durante o processo de terraformação do planeta, uma das expedições descobre a imensa e decadente espaçonave responsável pelo destino de Ripley. O achado é de grande interesse para a Weyland-Yutani, e pode ser a resposta para os sonhos de Anne e Russell, um casal que se mudou para Aqueronte em busca de fortuna e acabou de ter o primeiro bebê nascido na colônia: Rebecca Jordan, mais conhecida como Newt. Mas o que eles descobrem a bordo da espaçonave acaba dando origem não a um sonho, mas a um pesadelo. Um romance original e oficial do universo expandido da série Alien, Rio de sofrimento se passa entre os filmes Alien, o oitavo passageiro e Aliens, o resgate, revelando a construção e a queda de Hadley?s Hope, a colônia humana que se estabeleceu em LV426 enquanto Ripley hibernava.

Wagner Coelho 24/09/2019

Empolgante.
Gostei muito do fato de contar os eventos precedentes ao segundo filme da franquia.
Apesar de já saber como tudo acabaria a historia desse livro faz a gente se importar com o destino dos personagens e torcer pra que, de alguma forma, eles consigam fugir do planeta.

Rosangela.Chaves 03/02/2021

Suspense até o fim
O livro caminha devagar no início, mas vale muito a pena ler. Do meio para o fim comecei a prestar atenção às datas e horários que abrem cada capítulo, passaram de alguns dias até alguns minutos. Imagine o quanto de emoção cabe em quinze minutos quando se corre para salvar a própria vida? Eu li torcendo para os personagens, mas não se enganem o protagonista principal dá nome ao livro.

rafazaakar 21/01/2021

BICHO, PENSA NA PERFEIÇÃO DA TRAMA? EU AMEI!
?Alien - Rio de Sofrimento? (Christopher Golden, 2017, Leya) #03

Olha, estou impressionado real oficial com esse volume. Na verdade estou assim desde a sacada genial do segundo livro, mas esse terceiro eu amei.

Vemos em Rio de Sofrimento uma trama mais romantizada, não tem só Aliens e sangue e morte e ovos e gosma. Golden cria toda uma trama mais voltada para a história mesmo, com foco nos personagens e em seus passados.

Levei um susto quando vi que esse livro, o terceiro, se referia ao segundo filme da saga, ?Alien - O Resgate?. Achei que seria a romantização do filme e etc, mas me enganei. Esse livro na verdade é o inicio da história. Ele começa com a Ripley sendo resgatada 57 anos depois do que aconteceu na Nostromos e na Marion. Dai o foco muda para a colônia em terraformação de Aqueronte, mais conhecida como? Isso mesmo, LV426, lugar onde Ripley e a tripulação da Nostromos se ferraram ao interceptar um pedido de socorro.

Depois disso a Ripley sai de cena e passamos a entender o lugar, Brackett aparece, recém chegado para comandar os soldados no planeta, e passamos a compreender toda a situação . Até a pagina 160 não tem nenhum problema com alienígenas, o que é muito bom porque criamos uma bagagem muito boa em relação aos personagens. Depois disso, é cada um por sí.

Eu já assisti o filme e durante a leitura me deu aquela tristeza em saber o que ia rolar. E é realmente isso, o livro acaba no exato momento em que o filme começa e Ripley entra em ação. Eu gostei muito dessa dinâmica, o autor ainda recriou algumas cenas do filme original para dar mais referência pra quem está lendo, e isso foi incrível.

Parece que tudo o que não gostei do primeiro volume, eu me surpreendi com os dois seguintes. A história do primeiro parece simples e básica demais se comparada com esses dois outros volumes. Mas eu amei gente. Eu sou APAIXONADO por histórias assim, e não é segredo pra ninguém. Deveriam ter mais livros, por que eu leria TODOS sim!

#leya #editoraleya #alienriodesofrimento #alienriverofpain #aliensurgidodassombras #christophergilden #alienvspredador #alienmovie #alien

Kall.Ribeiro 09/03/2023

É um bom livro porém não gosto muito de livros que deixam alguns personagens sem um fim da história e este deixa vários, a história em si supera o livro 1 mas o livro 2 ainda é o melhor da trilogia na minha opinião